Animais da taiga: conheça 5 espécies

Animais da taiga: conheça 5 espécies

Última atualização: 09 março, 2022

Situados acima da estepe e abaixo da tundra, os animais da taiga sobrevivem em um bioma frio, embora, com chuvas escassas.

Também conhecido como floresta boreal ou conífera, este ecossistema é composto por formações rochosas e árvores.

Neste artigo, vamos falar sobre os animais da taiga e como eles sobrevivem a esse habitat um pouco inóspito.

Cinco animais da taiga

Entre as regiões em que há os ecossistemas da tundra e da estepe, esse bioma é único no hemisfério norte. Pode ser encontrado na Rússia, Alasca, Canadá e norte da Europa.

Os principais animais da taiga, um bioma com invernos muito frios e pouca chuva, são:

1. Urso pardo

Esse urso é um habitante típico das florestas do norte (onde vivem várias subespécies) e pode viver até 30 anos na natureza.

No entanto, embora seu nome indique que ele é “marrom”, a cor de sua pelagem pode variar de um animal para outro, ficando entre marrom escuro e dourado.

O filhote do urso pardo (foto que abre este artigo) apresenta um colar esbranquiçado até o primeiro ano de vida.

O urso pardo é onívoro, alimentando-se de carniça, mel, insetos, etc. Também é plantígrado, pois apoia todo o pé ao caminhar, e hiberna durante o inverno, logo após armazenar uma boa quantidade de gordura em seu corpo.

2. Coruja

A coruja é outro dos animais da taiga, embora possa sobreviver em diferentes habitats. Além disso, sempre busca as árvores para dormir e se proteger, inclusive de animais que as caçam à noite.

alguns animais da taiga: coruja boreal

Este pássaro tem um grande senso de audição. Por isso, pode caçar no escuro e pegar sua presa no meio do voo.

Também é comum se alimentar no ar ou, se o animal for muito grande, pousa no galho de uma árvore para terminar seu banquete.

3. Alce

O alce vive nas florestas nórdicas do mundo inteiro, embora seja mais frequente vê-lo na América do Norte. É grande e os machos têm chifres longos e curvados que as fêmeas não possuem.

Além disso, outra diferença entre os sexos é que os machos têm um “queixo duplo” no pescoço. De resto, eles são iguais entre si.

5 animais da taiga: alce

Os alces formam grupos familiares ou andam sozinhos até a temporada de cio, no inverno. Além disso, podem fazer migrações temporárias e orientar-se com o olfato e a audição, já que a visão deles é ruim.

Eles se alimentam de folhas, arbustos, caules e cascas de árvore. Podem mergulhar nos lagos para apanhar nenúfares sem se molhar.

No entanto, não para por aí, já que suas longas pernas também os ajudam a caminhar na neve no inverno.

4. Lince

Este mamífero carnívoro é um dos animais da taiga, mas cujo habitat não é exclusivo de lá. Dessa forma, também pode ser encontrado na tundra e nas florestas do sul da Europa.

Sua principal característica é a pelagem tigrada. Além disso, apresenta orelhas pontudas, uma espécie de barba branca e pernas fortes.

espécies de animais da taiga: lince

O lince pesa cerca de 30 quilos, alimenta-se principalmente de lebres e coelhos e, devido à caça e destruição da mata nativa, há cada vez menos populações da espécie.

5. Doninha

Por fim, um mustelídeo que pode ser visto na América do Norte e na Eurásia, em áreas com abundância de alimentos e cobertura vegetal. Também é abundante em ambientes rurais e suporta climas frios e com neve.

animais da taiga: doninha

Embora seja de tamanho pequeno, a forma “ergonômica” de seu corpo (com cauda longa e pernas curtas) e sua ferocidade fazem com que ele possa caçar de forma eficiente.

Ele ainda tem a capacidade de abater presas com até 10 vezes o seu peso. Além disso, prefere consumir ratos ou ratazanas, embora às vezes se alimente de pássaros, coelhos, lebres, sapos, peixes ou cobras.

Pode interessar a você...
Os principais animais da fauna do Canadá
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os principais animais da fauna do Canadá

Resistentes às baixas temperaturas da América do Norte, na fauna do Canadá há animais que podem viver em bosques e tundras.


Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.