Animais da taiga: conheça 5 espécies

· dezembro 7, 2018

Situados acima da estepe e abaixo da tundra, os animais da taiga sobrevivem em um bioma frio, embora, com chuvas escassas.

Também conhecido como floresta boreal ou conífera, este ecossistema é composto por formações rochosas e árvores.

Neste artigo, vamos falar sobre os animais da taiga e como eles sobrevivem a esse habitat um pouco inóspito.

Cinco animais da taiga

Entre as regiões em que há os ecossistemas da tundra e da estepe, esse bioma é único no hemisfério norte. Pode ser encontrado na Rússia, Alasca, Canadá e norte da Europa.

Os principais animais da taiga, um bioma com invernos muito frios e pouca chuva, são:

1. Urso pardo

Esse urso é um habitante típico das florestas do norte (onde vivem várias subespécies) e pode viver até 30 anos na natureza.

No entanto, embora seu nome indique que ele é “marrom”, a cor de sua pelagem pode variar de um animal para outro, ficando entre marrom escuro e dourado.

O filhote do urso pardo (foto que abre este artigo) apresenta um colar esbranquiçado até o primeiro ano de vida.

O urso pardo é onívoro, alimentando-se de carniça, mel, insetos, etc. Também é plantígrado, pois apoia todo o pé ao caminhar, e hiberna durante o inverno, logo após armazenar uma boa quantidade de gordura em seu corpo.

2. Coruja

A coruja é outro dos animais da taiga, embora possa sobreviver em diferentes habitats. Além disso, sempre busca as árvores para dormir e se proteger, inclusive de animais que as caçam à noite.

alguns animais da taiga: coruja boreal

Este pássaro tem um grande senso de audição. Por isso, pode caçar no escuro e pegar sua presa no meio do voo.

Também é comum se alimentar no ar ou, se o animal for muito grande, pousa no galho de uma árvore para terminar seu banquete.

3. Alce

O alce vive nas florestas nórdicas do mundo inteiro, embora seja mais frequente vê-lo na América do Norte. É grande e os machos têm chifres longos e curvados que as fêmeas não possuem.

Além disso, outra diferença entre os sexos é que os machos têm um “queixo duplo” no pescoço. De resto, eles são iguais entre si.

5 animais da taiga: alce

Os alces formam grupos familiares ou andam sozinhos até a temporada de cio, no inverno. Além disso, podem fazer migrações temporárias e orientar-se com o olfato e a audição, já que a visão deles é ruim.

Eles se alimentam de folhas, arbustos, caules e cascas de árvore. Podem mergulhar nos lagos para apanhar nenúfares sem se molhar.

No entanto, não para por aí, já que suas longas pernas também os ajudam a caminhar na neve no inverno.

4. Lince

Este mamífero carnívoro é um dos animais da taiga, mas cujo habitat não é exclusivo de lá. Dessa forma, também pode ser encontrado na tundra e nas florestas do sul da Europa.

Sua principal característica é a pelagem tigrada. Além disso, apresenta orelhas pontudas, uma espécie de barba branca e pernas fortes.

espécies de animais da taiga: lince

O lince pesa cerca de 30 quilos, alimenta-se principalmente de lebres e coelhos e, devido à caça e destruição da mata nativa, há cada vez menos populações da espécie.

5. Doninha

Por fim, um mustelídeo que pode ser visto na América do Norte e na Eurásia, em áreas com abundância de alimentos e cobertura vegetal. Também é abundante em ambientes rurais e suporta climas frios e com neve.

animais da taiga: doninha

Embora seja de tamanho pequeno, a forma “ergonômica” de seu corpo (com cauda longa e pernas curtas) e sua ferocidade fazem com que ele possa caçar de forma eficiente.

Ele ainda tem a capacidade de abater presas com até 10 vezes o seu peso. Além disso, prefere consumir ratos ou ratazanas, embora às vezes se alimente de pássaros, coelhos, lebres, sapos, peixes ou cobras.