Os animais em brasões de países
Sabemos que muitas espécies são símbolos de uma nação ou território. A simbologia por trás deles é realmente incrível, e é por isso que estão presentes em diferentes elementos, como bandeiras. Neste artigo, vamos falar sobre animais em brasões de países e alguns exemplos notáveis.
Por que os animais são usados em brasões?
Tanto bandeiras quanto brasões são formas de representar uma nação. Para fazê-los, cores e outros elementos são escolhidos, como estrelas, sóis, luas, plantas ou animais.
Tudo isso está relacionado à história, cultura, biodiversidade e até à mitologia daquele território. Portanto, não é estranho ver animais em brasões de países. Alguns exemplos:
-
Austrália
Quando pensamos neste país da Oceania, a imagem de um canguru vem à mente… é claro que ele não poderia faltar em seu brasão! Ele foi adotado em 1912 e, além disso, tem também a figura de um emu, o pássaro nacional.
Ambos os animais possuem um brasão dividido em seis partes, uma para cada Estado. Dentro deste escudo da Austrália – imagem que abre este artigo – também podemos ver mais animais: uma pega-cotovia, um cisne negro e um leão.
-
México
Muitos dos animais em brasões são pássaros e a águia é uma das mais escolhidas. Mas, sem dúvida, um dos brasões mais emblemáticos é o do México.
É o mesmo ‘desenho’ que é usado no centro da bandeira desta nação: uma águia empoleirada em um cacto e segurando uma cobra com o bico.
A águia da imagem também pode ser um abutre-barbudo, outra ave de rapina da região. Quanto à cobra, é a cascavel.
-
Singapura
Este brasão é realmente impressionante, pois dois dos seus três principais elementos são animais.
Um leão à esquerda e um tigre à direita. No centro está um escudo vermelho com cinco estrelas – uma para cada ideal – e uma lua, e abaixo a frase ‘majulah Singapura‘, que significa algo como ‘adiante Singapura‘.
Quanto à simbologia dos felinos, podemos indicar que o leão representa esta nação e sua história, e que o tigre está associado às relações com a ilha da Malásia. Este escudo foi adotado em 1959 e está em vigor desde então.
-
Botsuana
Entre os animais em brasões de países africanos, o que mais chama a atenção é o do Botswana. Data de 1966 e representa a maioria das atividades que acontecem nessas terras, como a pecuária.
Nas laterais podemos ver duas zebras – uma de cada lado – segurando uma presa de elefante e um galho de sorgo.
Além disso, no centro do brasão há uma cabeça de touro, três faixas azuis como se fossem água e três rodas dentadas acopladas. Abaixo está a palavra ‘pula‘ que significa “chuva” no idioma local.
-
Islândia
O último dos exemplos de animais em brasões pertence a uma nação do norte da Europa, que tem espécies reais e outras mitológicas. Foi adotado em 1944.
Em cada extremidade do brasão local – azul com uma cruz vermelha e branca – encontramos os guardiões nacionais: um touro, uma águia ou grifo, um dragão e um gigante.
Eles são responsáveis pela proteção de um ponto cardeal específico de acordo com as crenças locais. Os animais ‘terrestres’ (incluindo o gigante-humano) estão apoiados em um bloco de gelo e os outros dois, “alados”, sobre a mesma insígnia que guardam.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.