Os animais no Feng Shui
Este sistema filosófico milenar, de origem chinesa, baseia-se na harmonia dos espaços e na influência de certos elementos nas pessoas. No artigo a seguir, falaremos sobre os animais no Feng Shui e seu papel como protetores das casas.
Como os animais no Feng Shui são considerados?
Esse “conhecimento misterioso” é sobre coisas impossíveis de serem vistas, mas possíveis de serem sentidas ou experienciadas. A localização dos móveis, a disposição de alguns objetos ou o uso de determinadas cores podem trazer várias consequências para nossa casa, de acordo esses preceitos. Os animais no Feng Shui também são muito importantes, especialmente aqueles considerados ‘protetores’ de uma casa:
-
Tartaruga Preta
Está associado à água e ao Norte. Representa a solidez, a proteção e a estabilidade em uma casa. Através de sua casca forte, a tartaruga preta – imagem que abre este artigo – evita qualquer perigo ou adversidade.
Além disso, este quelônio, com sua caminhada lenta e agradável, reduz o estresse e os problemas da família. Dizem que protege dos ventos, das torrentes de água e das diversas agressões. A melhor localização para colocar um ornamento de tartaruga é de costas para a porta, janela ou corredor.
-
Cobra amarela
Está associado ao Centro e à terra, por isso tem um lugar de preferência entre os animais no Feng Shui. A cobra é um réptil muito receptivo e sensível, que presta atenção a tudo o que a rodeia. Ela tem a tarefa de analisar a situação, cuidar da casa e evitar complicações.
Uma figura de cobra amarela pode ser colocada em quase qualquer lugar da casa, mas especialmente perto da porta para evitar a entrada de perigos.
-
Tigre branco
Está associado ao metal como elemento e ao Oeste como direção, e representa a força, a coragem e o ímpeto. Geralmente é colocado à direita da cobra amarela, dentro de um armário, de um prédio ou de um monte de terra de jardim.
O tigre branco convida a reflexão e ao pensamento, por isso é escolhido para salas ou locais onde decisões importantes devem ser tomadas. Alguns especialistas em Feng Shui colocam-no perto do sofá, para permitir descanso e boas energias (Qi).
-
Fênix vermelha
Os dois últimos animais do Feng Shui são mitológicos. O primeiro deles é a fênix, associada ao fogo e ao Sul. É colocado no lado inverso da tartaruga verde, o que significa que deve ser visto nas fachadas das casas e de construções.
Este pássaro não-real recebe a energia do lado de fora e impede que passe aquilo que não é positivo. É aconselhável não colocá-la na frente de uma árvore, porque reduz seu campo de visão. A fênix vermelha pode, por exemplo, decorar uma mesa de centro na frente de um sofá da sala de estar.
-
Dragão verde
Finalmente, este animal surgiu dos mitos – que atualmente se compara à iguana – está associado à madeira e ao Leste. É um dos símbolos mais famosos da arte e cultura chinesas, porque sempre aparece nas celebrações.
Como animal protetor, pode ser tanto de montanha como de água. Deve ser colocado à esquerda da serpente amarela e à direita do tigre branco: em um armário, na entrada da casa ou sobre uma mesa. Serve para aumentar a intuição e, também, nosso lado não racional.
Existem outros animais no Feng Shui que são aceitos: o morcego, o gato, o cão Fu, a coruja, o elefante e o rinoceronte.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.