Os cães podem sentir culpa por suas travessuras?

· junho 16, 2017

Todos nós que temos cachorro já sofremos com alguma das suas travessuras. Muitas vezes, tivemos que repreendê-los, ainda que fosse difícil ou que as travessuras nos tenham feito rir. Você já se perguntou alguma vez se os cães sentem culpa?

Não muito tempo atrás, foi colocado na internet um vídeo em que uma cachorrinha acusava seu irmão de ter comido um pacote de biscoito. O cão não conseguiu esconder e seus olhos tristes fizeram sua dona rir.

Embora tenha sido visto por milhares de pessoas, talvez poucas se perguntaram se realmente os cães podem sentir culpa pelos seus atos. A verdade é que, quando nos mostra sua carinha de triste depois que o repreendemos, parece impossível acreditar que não sintam arrependimento.

O que a ciência diz sobre a culpa nos cães

A expressão facial dos cães quando chamamos sua atenção por algo feito errado parece confirmar que realmente sentem culpa. No entanto, a ciência afirma exatamente o contrário.

Apesar do fato de que 74% dos donos de cães estejam convencidos do contrário, a ciência comprovou que a carinha que nossos cães fazem depois de fazer algo errado com certeza não corresponde ao sentimento de culpa.

Por vezes, acreditamos que nosso cão causa danos em nossa casa ou em nossas coisas porque está se vingando por ter sido deixado sozinho. Isso também não procede. Na verdade, a principal razão é a ansiedade ou o tédio.

O que causa a carinha de culpa em nossos cães

É mais simples do que pensamos. E é tão simples como o fato de que os cães são animais pacíficos, que gostam de viver em harmonia. Quando se veem no meio de um conflito, sem importar o que ou quem tenha começado, ele, outra pessoa ou outro animal, criam reações que ajudem a acalmar o ambiente.

Como já falamos em muitas ocasiões, os cães possuem a capacidade de reconhecer nosso estado de ânimo olhando para nosso rosto e percebendo nossos sentimentos. Como eles reagem? Emitindo sinais de calma.

Esses sinais de calma têm o propósito de apaziguar a tensão e a raiva. As pessoas encontram similaridades com a expressão de culpa que nós humanos exibimos. Assim, pensam que este é o motivo dessas expressões.

O que são os sinais de calma

Os sinais de calma fazem parte da linguagem corporal do cão. Como animal de manada, precisa se comunicar com os demais. O objetivo destes sinais é viver em paz com seus semelhantes.

Embora os cães não pensem dessa forma, sabem que os conflitos entre os seres que vivem juntos só trazem danos físicos e enfraquecem a manada. Através dos sinais de calma que emitem arrependimento e paz, as tensões são aliviadas e a convivência flui com tranquilidade.

Quais são os sinais de calma

Sabe-se que existem pelo menos 30 sinais de calma que os cães utilizam para se comunicar. Esses sinais são algum tipo de gesto que o animal faz com alguma parte do corpo.

Contaremos quais são alguns deles:

  • Piscar. Quando ele faz isso de maneira repetida, é um sinal de que está se sentindo forçado, porque quer acalmar os ânimos.
  • Olhar desconfiadamente para outro lado. Isso é um sinal de desconforto, porque pode se sentir pressionado. Esse normalmente é o sinal que nos faz pensar que os cães sentem culpa pelos seus atos.
  • Abaixar a cabeça. Este é um sinal de submissão e também pode nos levar a acreditar que os cães sentem culpa. Um cão que percebe raiva ou agressividade por parte do seu líder (no caso de você estar repreendendo-o, por exemplo), abaixa a cabeça como sinal de submissão para acalmar os nervos daquele que está zangado.

Depois disso, ficou claro pra gente que os animais não podem sentir culpa. Mas fazem de tudo para fazer-nos sentir melhor e acalmar a situação. Essa é uma qualidade muito reconhecida nos cães, a empatia. Não seria o mundo um lugar melhor se todos nós imitássemos os cães e tentássemos encontrar a paz?

Autor da imagem principal: Amici con la coda