Os cães reduzem os sintomas de asma em crianças

Já falamos muitas vezes sobre os benefícios de ter um animal de estimação em casa, para todos os membros da família. Mas você sabia que os cães reduzem os sintomas de asma em crianças? Neste artigo, contamos tudo sobre esse tópico.

Os cães reduzem os sintomas da asma nas crianças?

A resposta é sim, e isso se mostrou em um estudo apresentado na reunião anual da Associação Americana de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI). Nós já sabíamos que os cães poderiam ser benéficos para a nossa saúde em muitos aspectos, mas agora está provado que eles reduzem os sintomas da asma nas crianças.

Menino com cachorrinho

Quando há uma mulher grávida e um animal de estimação em casa, muitas famílias se perguntam o que fazer com o animal. No entanto, este estudo poderia mudar a falsa crença de que ter um cão com uma criança em casa é prejudicial; nada está mais longe da realidade.

Um cão em casa irá proteger a criança da asma e do eczema, bem como ajudar a reduzir
os sintomas de ambas as doenças, caso ela já as tenha.

O eczema é uma doença comum em muitas crianças e se apresenta como um inchaço na pele e coceira. As crianças que são criadas com cachorros parecem ter uma espécie de proteção contra essa enfermidade.

Como o estudo do eczema foi realizado?

Este estudo, que mostrou que os cães reduzem os sintomas da asma nas crianças, foi feito analisando várias mães que tiveram bebês e animais de estimação ​​em casa.

O eczema ocorre em crianças de dois aos 10 anos. No entanto, foi demonstrado que as mães grávidas que tinham cães, quando tinham o bebê, apresentavam menor risco de eczema do que aquelas cujos bebês nasceram sem que a mãe tivesse cães enquanto estava grávida.

O estudo mostrou que os cães reduzem os sintomas de asma nas crianças

No que diz respeito à asma, os pesquisadores realizaram um estudo abrangente sobre a proteína que afeta as crianças que têm alergias a cães, bem como a bactéria dos cães que poderiam despertar essas alergias.

Graças a estes testes, foi determinado que os vários elementos que os cães possuem podem influenciar de forma benéfica na proteção contra a asma, bem como reduzir os sintomas das crianças que já a têm.

No entanto, as crianças que são alérgicas a cães não devem estar próximas a eles, pois isso pode ser mais prejudicial que benéfico.

Não há dúvida de que os animais nunca deixarão de nos surpreender. E este estudo foi apenas mais uma amostra de quanto um animal pode melhorar nossa vida.

Outros benefícios dos cães para as crianças

Os cães podem nos trazer muitos benefícios, independentemente da idade que tenhamos, embora pelas crianças, sejam ou não asmáticas, podem fazer muito mais. Quer saber por quê?

Menina abraçando cachorro

Estes são alguns dos benefícios que um cão pode trazer para as crianças:

  • Senso de responsabilidade À medida que crescem, as crianças devem aprender o senso de responsabilidade, e isso é o que um cão irá ajudá-las a desenvolver. Embora a criança não deva assumir toda a responsabilidade de cuidar do animal, deixe-a participar de várias tarefas, isso a ensinará a ser mais responsável.
  • Empatia. A sensação de empatia é muito desenvolvida nos animais, e a criança pode aprender muito com isso.
  • Compartilhar. Desde que nascemos, somos egoístas por natureza, de modo que o dom da partilha é algo que deve ser cultivado. Ter alguém em casa – um cachorro neste caso – com quem compartilhar espaço, o amor dos pais e até brinquedos e sapatos, será muito bom para a criança.

Não pense duas vezes e, se estiver grávida ou tiver filhos pequenos em casa, um cachorro é um animal de estimação ideal que também proporcionará grandes benefícios e alegria para toda a família.

Fonte da imagem principal: bullcitydogs

Recomendados para você