Os incríveis animais da Austrália

abril 3, 2019
Seja pelo clima ou pelo fato de habitar um continente separado dos demais, as espécies desse país são peculiares e muito diferentes do que conhecemos

Algumas das espécies mais exóticas estão entre os animais da Austrália. Hoje, vamos falar sobre alguns deles, pois acreditamos que eles são únicos, e que o país tem uma variedade impressionante. Você quer conhecê-los?

Algumas das espécies de animais da Austrália

Canguru

Nenhum animal representa melhor a Austrália do que este. O canguru—que aparece na foto destaque—é um marsupial único que vive apenas nessa região e que se caracteriza por carregar durante meses seus filhotes em uma bolsa. Destaca-se também por sua impressionante forma e velocidade de movimentação.

Durante anos, a carne de canguru foi muito valorizada e apreciada. Mas levar esses animais à morte para consumir sua carne quase os levou à extinção. Por isso, o país tomou medidas para protegê-los e preservar a espécie.

Vombate

Esse animal também pertence à família dos marsupiais, ainda que sua aparência seja a de um urso pequeno. Mede um metro aproximadamente e pode chega a pesar 35 quilos. Para alguns, pode ter uma imagem estranha.

vombate australiano

Essa aparência contrasta com seu caráter nobre, tranquilo e tímido. Por isso, é difícil vê-lo de dia, já que se esconde em suas tocas. É vegetariano e tem semelhanças com o castor no que se refere a suas garras e dentes.

Coala

Apesar de sua aparência terna, pesquisadores afirmam que esse animal tem um caráter muito arisco e agressivo. Por isso, não é recomendável se aproximar deles, especialmente sem saber como. Além disso, eles não gosta nada de serem acordados, e podem passar facilmente 22 horas dormindo.

coala

Demônio da Tasmânia

Esse animalzinho ficou conhecido por muita gente graças a um dos desenhos animados da Warner Bross. Nele, um personagem representava esse simpático animal. A personalidade do desenho animado não era coincidência, pois refletia muito bem esse animal autêntico.

demonio da tasmania

Não são sociáveis, e sim agressivos, e devoram tudo em seu caminho. Sua cabeça é larga e seu pelo muito áspero. Trata-se de uma espécie protegida, que pode ser facilmente vista em seu habitat natural, a Tasmania.

Animais da Austrália: Bilby

Diz-se que alguns personagens de Pokemon foram inspirados neste animal de orelhas pontiagudas e olhos pequenos. Eles têm a aparência de uma mistura de coelho e porquinho-da-índia, com o ventre sempre branco, independente da cor de seu pelo.

animais da australia bilby

Sua vida é noturna. Então, se quiser vê-lo, será preciso ir ao parque natural de François Peron e esperar que a noite chegue.

Ornitorrinco

Esse animal é um dos mais divertidos de se ver. Dizem as más línguas que a natureza brincou enquanto o criava. Esse animal tem cada parte do corpo parecida com a de outro. Por exemplo, seu bico e patas são de pato, seu corpo de esquilo e seu rabo de castor.

ornitorrinco

Não são agressivos e, se você se aproximar devagar, eles ficarão onde estão. No entanto, alguns, em seu habitat natural, são difíceis de ver. No entanto, se você for à Reserva Natural de Tidbinbilla, ao Parque Nacional de Otway ou de Cradle Mountain-Lake St Clair, poderá ver alguns ornitorrincos sem dificuldade.

Animais da Austrália: Equidna australiano

Trata-se de um ouriço muito particular que só existe na Austrália. É um mamífero especial, já que sua maneira de reproduzir é colocando ovos, como acontece também com os ornitorrincos. Não são tão fáceis de ver, mas é possível encontrá-los na Ilha Canguru, por exemplo.

animais da australia equidna australiano

A Austrália é rica em fauna e flora, talvez pelo clima, mas também por esses animais dos quais falamos, e que dificilmente são vistos em outro país. Se você for até lá, procure saber onde é possível encontrar cada um deles. Com certeza, nenhum deles será desperdício de tempo. É claro que acabamos não falando de dezenas de espécies, mas essas são as mais representativas entre os animais da Austrália.

Grigg, G., & Gans, C. (1993). Fauna of Australia. Fauna of Australia Volume 2A.

Government Department of the Environment, A., & Arts, the. (2009). National Koala Conservation and Management Strategy 2009-2014. Natural Resource Management Ministerial Council.