Países onde é possível avistar as baleias
As baleias são os maiores animais do mundo e também são famosas por suas migrações extensas, percorrendo grandes distâncias. Observá-las em certas fases da sua vida é um espetáculo maravilhoso e inesquecível. Neste artigo, vamos falar sobre os países ou regiões onde podem ser avistadas baleias.
Onde é possível avistar as baleias
A temporada para poder ver esses gigantes marinhos vai de maio a junho e há variações em diferentes regiões do planeta. Estes são alguns dos lugares onde você pode avistar as baleias:
1. Alasca
Na Baía dos Glaciares se encontra uma reserva natural de mais de 100 quilômetros de extensão banhada pelas águas do Oceano Pacífico, onde é possível ver as baleias-cinzentas.
Esses cetáceos realizam a sua migração na primavera. Além disso, também é possível encontrá-las durante o verão: a temporada vai de junho até setembro. O espetáculo, que inclui também as baleias-jubarte e as orcas, é único no mundo.
2. Argentina
O Golfo Novo, que fica entre as cidades de Puerto Madryn e Puerto Pirámides, é um dos lugares recomendados onde você pode avistar baleias da espécie franca austral.
A província de Chubut, na Patagônia argentina, recebe esses belos mamíferos entre junho e outubro (inverno e primavera no hemisfério sul). Lá é possível observar os filhotes de baleia, com poucos meses de vida.
Para ficar muito mais perto delas, existem diversas excursões a barco, cujo impacto sobre os cetáceos é mínimo. Os guias explicam muito bem sobre a vida desses animais, os seus hábitos, a sua alimentação e a sua reprodução, e, se tivermos sorte, vamos ver saltos espetaculares ou as suas caudas saindo d’água.
3. África do Sul
A pequena cidade de Hermanus, que fica a uma hora e meia da Cidade do Cabo, é considerada um dos melhores lugares para avistar as baleias em todo o mundo. O visitante não precisa subir em um barco, já que as baleias da espécie franca nadam muito perto da costa da baía, onde se acasalam entre os meses de julho e novembro.
4. Canadá
Entre as cidades de Tadoussac e Baie-Sainte-Catherine, dentro de Fiorde do Saguenay, encontramos o epicentro da atividade baleeira em toda a Colúmbia Britânica. Lá, a fauna é muito diversificada: você pode ver golfinhos, as belugas e outros cetáceos, enquanto eles se alimentam nas águas frias.
Quanto às baleias, as baleias jubartes, pretas, azuis (o maior mamífero do mundo), as baleias cachalotes, as baleias orcas e as baleias rorquais chegam até o Canadá. Não dá para não se sentir uma formiguinha no meio de tanta grandiosidade!
5. Arquipélago dos Açores
As ilhas do arquipélago dos Açores são consideradas o “santuário de baleias” pelo fato desse território português, localizado no meio do Oceano Atlântico, receber nada menos do que 24 espécies de cetáceos, alguns deles residentes e outros em processo de migração.
A partir das torres de vigia na costa ou a bordo de determinados navios, você pode observar, entre maio e outubro, dezenas de mamíferos marinhos. Além disso, as baleias sem dentes e as comuns-do-norte vivem nessa região durante todo o verão.
6. Costa Rica
Ao sul desse país centro-americano, mais especificamente, entre a Ilha de Cano e a Península de Osa, chegam espécimes de baleia durante todo o ano e, portanto, é um lugar espetacular onde você pode avistar baleias-jubarte.
Esses cetáceos escolhem a Costa Rica porque as suas águas são calmas e repletas de comida. Algumas baleias vêm da costa antártica e outras chegam do Golfo da Califórnia, para dar à luz aos seus filhotes.
7. Austrália
Na Baía de Hervey, na costa de Queensland, esse espetáculo natural pode ser vivenciado entre os meses de julho e de outubro. Os saltos das baleias, que podem pesar até 50 toneladas, podem ser vistos bem de perto em pequenas embarcações.
8. México e Estados Unidos
Especificamente no Golfo da Califórnia, as baleias-cinzentas chegam em grupos durante o inverno boreal, durante os meses de dezembro a abril, para em seguida prosseguirem a sua jornada de migração para o Alasca, onde se alimentam e começam um novo ciclo de reprodução.
Sem dúvida, a observação de baleias tornou-se um símbolo dessa região; e é uma das razões pelas quais há cada vez mais turistas. Isso porque essa espécie é muito “amigável” e se aproxima muito das embarcações.
9. Brasil
Na Praia do Rosa, no estado de Santa Catarina, no sul do maior país da América do Sul, as baleias-francas-austrais nadam nas águas do Oceano Atlântico em um espetáculo maravilhoso, que acontece entre os meses junho a novembro. Os saltos desses pesados cetáceos são impressionantes, uma vez que podem chegar a tirar 75% do seu corpo da superfície da água.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.