Países onde é possível avistar as baleias

maio 30, 2018
As baleias são os maiores animais do mundo, em outras palavras, os gigantes cetáceos. Elas são belas criaturas marinhas que, além de serem pacíficas, são espetaculares durante as suas migrações; algumas dão saltos dignos de serem vistos.

As baleias são os maiores animais do mundo e também são famosas por suas migrações extensas, percorrendo grandes distâncias. Observá-las em certas fases da sua vida é um espetáculo maravilhoso e inesquecível. Neste artigo, vamos falar sobre os países ou regiões onde podem ser avistadas baleias.

Onde é possível avistar as baleias

A temporada para poder ver esses gigantes marinhos vai de maio a junho e há variações em diferentes regiões do planeta. Estes são alguns dos lugares onde você pode avistar as baleias:

1.  Alasca

Na Baía dos Glaciares se encontra uma reserva natural de mais de 100 quilômetros de extensão banhada pelas águas do Oceano Pacífico, onde é possível ver as baleias-cinzentas.

Esses cetáceos realizam a sua migração na primavera. Além disso, também é possível encontrá-las durante o verão: a temporada vai de junho até setembro. O espetáculo, que inclui também as baleias-jubarte e as orcas, é único no mundo.

2. Argentina

O Golfo Novo, que fica entre as cidades de Puerto Madryn e Puerto Pirámides, é um dos lugares recomendados onde você pode avistar baleias da espécie franca austral.

A província de Chubut, na Patagônia argentina, recebe esses belos mamíferos entre junho e outubro (inverno e primavera no hemisfério sul). Lá é possível observar os filhotes de baleia, com poucos meses de vida.

Para ficar muito mais perto delas, existem diversas excursões a barco, cujo impacto sobre os cetáceos é mínimo. Os guias explicam muito bem sobre a vida desses animais, os seus hábitos, a sua alimentação e a sua reprodução, e, se tivermos sorte, vamos ver saltos espetaculares ou as suas caudas saindo d’água.

3. África do Sul

A pequena cidade de Hermanus, que fica a uma hora e meia da Cidade do Cabo, é considerada um dos melhores lugares para avistar as baleias em todo o mundo. O visitante não  precisa subir em um barco, já que as baleias da espécie franca nadam muito perto da costa da baía, onde se acasalam entre os meses de julho e novembro.

4. Canadá

Entre as cidades de Tadoussac e Baie-Sainte-Catherine, dentro de Fiorde do Saguenay, encontramos o epicentro da atividade baleeira em toda a Colúmbia Britânica.  Lá, a fauna é muito diversificada: você pode ver golfinhos, as belugas e outros cetáceos, enquanto eles se alimentam nas águas frias.

Quanto às baleias, as baleias jubartes, pretas, azuis (o maior mamífero do mundo), as baleias cachalotes, as baleias orcas e as baleias rorquais chegam até o Canadá. Não dá para não se sentir uma formiguinha no meio de tanta grandiosidade!

5. Arquipélago dos Açores

As ilhas do arquipélago dos Açores são consideradas o “santuário de baleias” pelo fato desse território português, localizado no meio do Oceano Atlântico, receber nada menos do que 24 espécies de cetáceos, alguns deles residentes e outros em processo de migração.

como ver as baleias

A partir das torres de vigia na costa ou a bordo de determinados navios, você pode observar, entre maio e outubro, dezenas de mamíferos marinhos.  Além disso, as baleias sem dentes e as comuns-do-norte vivem nessa região durante todo o verão.

6. Costa Rica

Ao sul desse país centro-americano, mais especificamente, entre a Ilha de Cano e a Península de Osa, chegam espécimes de baleia durante todo o ano e, portanto, é um lugar espetacular onde você pode avistar baleias-jubarte.

Esses cetáceos escolhem a Costa Rica porque as suas águas são calmas e repletas de comida. Algumas baleias vêm da costa antártica e outras chegam do Golfo da Califórnia, para dar à luz aos seus filhotes.

7. Austrália

Na Baía de Hervey, na costa de Queensland, esse espetáculo natural pode ser vivenciado entre os meses de julho e de outubro. Os saltos das baleias, que podem pesar até 50 toneladas, podem ser vistos bem de perto em pequenas embarcações.

8. México e Estados Unidos

Especificamente no Golfo da Califórnia, as baleias-cinzentas chegam em grupos durante o inverno boreal, durante os meses de dezembro a abril, para em seguida prosseguirem a sua jornada de migração para o Alasca, onde se alimentam e começam um novo ciclo de reprodução.

baleia em frente a ponte

Sem dúvida, a observação de baleias tornou-se um símbolo dessa região; e é uma das razões pelas quais há cada vez mais turistas. Isso porque essa espécie é muito “amigável” e se aproxima muito das embarcações.

9. Brasil

Na Praia do Rosa, no estado de Santa Catarina, no sul do maior país da América do Sul, as baleias-francas-austrais nadam nas águas do Oceano Atlântico em um espetáculo maravilhoso, que acontece entre os meses junho a novembro. Os saltos desses pesados cetáceos são impressionantes, uma vez que podem chegar a tirar 75% do seu corpo da superfície da água.