Pássaros de casa que mais cantam
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Se você tem vontade de adotar uma ave bela e ativa para alegrar seu lar, recomendamos que você conheça algumas espécies. Os pássaros de casa que mais cantam se destacam por sua capacidade vocal, mas também por suas plumagens chamativas e coloridas.
Além de seu canto atraente, essas espécies chamam a atenção pela plumagem colorida. Vale ressaltar que alguns tipos não podem ser adotados como animais de estimação, devido ao tráfico ilegal ou à incapacidade dos donos para dar-lhe os cuidados específicos que necessitam.
Quais são os pássaros de casa que mais cantam
O pintassilgo
O pintassilgo é uma ave pequena que torna-se grande por sua beleza e sua habilidade para cantar. Não é por acaso que essa espécie tem muitos prêmios em competições de canto e orgulha seus donos. Além de um canto potente e único, demonstram uma delicadeza notável na voz.
Essa espécie popularizou-se muito em todos os continentes a partir dos anos 80. No entanto, sua posse é considerada ilegal e é penalizada com sanções econômicas em muitos países. Isso se deve ao aumento do tráfico ilegal de espécies e também à comprovada má conduta de muitos proprietários.
No Brasil, esse pássaro também é protegido e sua posse doméstica não é recomendada. Trata-se de uma ave sensível e que pode ficar doente facilmente ao ser enjaulada. Por isso, o ideal é ir até nossos belos campos quando queremos escutar o canto de um pintassilgo em seu habitat natural.
O canário: uma paixão em forma de ave
Entre as práticas da criação doméstica de aves, a canaricultura destaca-se como a mais popular em todo o planeta. É uma atividade que pode ser desenvolvida em espaços pequenos, requer pouco investimento e precisa de cuidados simples. Sem falar da alegria que os canários trazem à rotina de seus donos.
O canário é uma linda ave, com plumagem de cores intensas e que tem um canto suave e alegre. Os machos têm um canto mais intenso e mais elaborado do que o das fêmeas, mas ambos os sexos têm uma voz realmente encantadora.
Ter um canário em casa significa acordar todos os dias com uma bela melodia. É um animal ideal para quem deseja sair para trabalhar com o melhor humor possível. Sua posse é permitida, mas é preciso sempre tomar os cuidados adequados para garantir uma boa saúde para esses pequenos pássaros.
Melro: o Beethoven dos Pássaros
Entre os pássaros de casa que mais cantam, o melro destaca-se tanto que foi carinhosamente apelidado de “Beethoven”. Os melros são capazes de memorizar e reproduzir uma grande variedade de cantos e também de imitar sons. Por isso, podem criar melodias complexas e elaboradas que se assemelham a canções.
Sua criação doméstica não é permitida, mas é possível atrai-los para os nossos jardins com algumas sementes. Será surpreendente escutar seu lindo canto e apreciar sua plumagem de uma intensa cor preta.
Pássaros de casa que mais cantam: rouxinol
O rouxinol é uma ave oriunda das florestas da Europa e da Ásia, cujo o canto tem vários tons. Uma curiosidade interessante é que as melodias desses pássaros são ensinadas a sucessivas gerações.
O rouxinol ensina aos seus filhotes as melodias que seus pais lhe transmitiram. Criam, assim, uma linda herança familiar.
Seu aspecto é humilde, com plumagens de tonalidades pardas, mas sua voz tem delicadeza e potência únicas. Possuem hábitos de canto diferentes das demais aves. Cantam não só ao amanhecer e ao entardecer, mas também durante à noite, inclusive no escuro.
O Robin
Seu nome em espanhol (petirrojo) revela uma de suas características mais bonitas: a cor vermelha chamativa em parte de seu rosto e de seu peito. Tem um canto amável e delicado que atrai as fêmeas e também os admiradores de aves.
Destacam-se por seu alto nível de socialização, mostrando-se muito confortáveis e pouco desconfiados com a presença humana.
O Robin é uma ave tipicamente migratória que viaja muitos quilômetros em busca de calor. Quando o inverno chega na Europa, esses pequenos voam em direção ao centro da Ásia e a Magreb. No entanto, alguns exemplares ficam nas ilhas britânicas e nas ilhas canárias.
Já foram encontradas diversas representações artísticas que retratavam o Robin durante o Império Romano e a Idade Média. No entanto, a mitologia viking também menciona esses pequenos pássaros coloridos em suas lendas.
O canto do Robin é apreciado pela humanidade há muitos séculos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.