Peixe dourado: características, alimentação e cuidados
Os peixes, no geral, estão entre as melhores opções de primeiros animais de estimação para crianças. Com eles, elas podem aprender a cuidar e apreciar a companhia de outro ser vivo, bem como levar a sério a responsabilidade que qualquer animal implica. O peixe dourado é uma das escolhas mais populares neste sentido. Por isso, é importante saber quais são suas características e os cuidados de que necessita.
Origem do peixe dourado
O peixe dourado, pertencente à família Cyprinidae, é um dos mais presentes nos aquários de todo o mundo. Por isso, é uma das espécies mais capturadas para passar o resto da sua vida em cativeiro.
A origem deste peixe remonta à China, onde não apenas foram criados para o consumo humano, mas também para serem domesticados.
Na China Antiga era muito comum capturar estes peixes para criá-los em aquários, e no momento da reprodução, várias espécies eram cruzadas. Neste caso, a mutação mais comumente obtida foi a de coloração dourada, que se destaca entre as algas.
Características do peixe dourado
Tamanho e cor
O tamanho do peixe dourado pode variar consideravelmente de uma espécie para a outra. Neste aspecto, algumas espécies podem chegar a medir 10, 60 ou até 90 centímetros de comprimento.
No entanto, no que diz respeito à cor, os mais comuns têm colorações amareladas e alaranjadas muito brilhantes, o que explica o seu nome. Em alguns casos, podem ter pequenas manchas de cor branca no corpo.
Expectativa de vida
A expectativa de vida do peixe dourado é bastante elevada: podem chegar a viver entre 15 e 40 anos, aproximadamente. Cabe destacar que esta expectativa de vida é igual tanto em liberdade quanto em cativeiro, sempre que a pessoa responsável lhe proporcionar todos os cuidados necessários.
Peso
O peso é outro dos aspectos que variam consideravelmente de acordo com a espécie. Nestes casos, o menor peixe dourado pesa cerca de 300 gramas, e o maior pesa 30 quilos. O cativeiro tem uma influência significativa no peso do animal, já que o peixe não terá tanto espaço para crescer e se desenvolver quanto teria se vivesse livre.
Comportamento
O comportamento do peixe dourado é um dos aspectos que o transformaram em um dos animais de estimação preferidos de milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele é tranquilo e convive muito bem com outras espécies. Outra característica interessante é que este peixe cria colônias de até sete peixes da sua mesma espécie, por isso é recomendável comprar vários deles para o seu aquário.
Alimentação do peixe dourado
Em seu habitat natural, ele se alimenta de algas marinhas, larvas, plâncton, vermes e até pequenos ovos de outras espécies. No entanto, em cativeiro, especialmente em aquários grandes, costumam ser alimentados com larvas e vegetais secos.
Se o peixe fica em uma casa, também pode ser alimentado como descrevemos anteriormente, ou com algum complemento indicado pelo pet shop ou loja de produtos para animais. A combinação de nutrientes vegetais e animais é fundamental para o ótimo desenvolvimento desta espécie.
Um aspecto importante a levar em consideração é que o peixe deve ser alimentado três vezes ao dia com quantidades muito pequenas. A razão por trás disso é o fato de que os mesmos só comem o alimento durante os primeiros dois ou três minutos, e descartam o resto.
Cuidados
Para que o peixe dourado tenha uma vida longeva, é necessário dar a ele todos os cuidados que requer. Neste sentido, é preciso levar em conta aspectos como o tamanho do aquário, os acessórios, a limpeza, etc.
Os peixes dourados precisam de espaço suficiente para nadar constantemente. Por isso, é recomendável adquirir um aquário de pelo menos 100 litros. Este deve ser decorado com pedras pequenas e areia grossa.
No que diz respeito às plantas do aquário, elas não devem interferir na livre circulação dos peixes. A temperatura da água também é outro aspecto importante para evitar que os peixes fiquem doentes, por isso deve ser mantida entre 15 e 22 graus.
O peixe dourado é um animal de estimação relativamente barato e de fácil manutenção. Com os cuidados necessários em relação ao habitat e alimentação, é possível que se desenvolvam e vivam por muitos anos com um excelente nível de saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Castillo-Rivera, M., Ortiz-Burgos, S., & Zárate-Hernández, R. (2011). Estructura de la comunidad de peces estuarinos en un hábitat con vegetación sumergida: variación estacional y nictémera. Hidrobiológica, 21(3), 311-321.
- Lorenzoni, M., Ghetti, L., Pedicillo, G., & Carosi, A. (2010). Analysis of the biological features of the goldfish Carassius auratus auratus in Lake Trasimeno (Umbria, Italy) with a view to drawing up plans for population control. Folia Zoologica, 59(2), 142-156.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.