Peixe-morcego-boca-vermelha, conheça a espécie
O peixe-morcego-boca-vermelha (ogcocephalus darwini) é uma espécie de peixe actinopterygiano, ou seja, tem um esqueleto que tem uma espinha óssea em suas barbatanas. Este peixe pertence à família ogcocephalidae; sendo uma das 60 espécies do gênero ogcocephalus.
Esta espécie é considerada endêmica no Equador (Ilhas Galápagos) e no Peru, portanto, pertence apenas a esses lugares.
Especificamente, ele é encontrado nas águas do Oceano Pacífico ao redor das Ilhas Galápagos e na costa do Peru; a uma profundidade entre 3 e 76 metros; sendo mais frequente a partir de 10 metros.
Está presente nas costas e estuários, geralmente no fundo arenoso dos recifes.
Características anatômicas do peixe-morcego-boca-vermelha
Este peixe pode ter um comprimento máximo entre 20 e 40 centímetros. Sua forma triangular faz seu corpo e cabeça parecerem esmagados. Tem uma cabeça grande e seu corpo é coberto por escamas, pelos e caroços nodosos.
O peixe-morcego-boca-vermelha é castanho-escuro, com manchas castanhas escuras e nas costas tem duas pintas. A parte inferior do corpo é de cor clara e a parte superior é escura; para confundir possíveis predadores confundindo-os com a cor do fundo do mar.
Algo muito característico são os seus lábios vermelhos brilhantes. Recurso que se acredita ter a ver com atração sexual dentro de sua espécie.
Os lábios têm uma curvatura dos lados para baixo que dá um aspecto de raiva constante. Apresenta dentes pequenos e cônicos, dispostos em faixas nas mandíbulas.
A parte inferior de seu corpo é coberta com escamas ósseas e sua cauda é envidraçada com pequenos espinhos. A barbatana dorsal conhecida como illicium é uma estrutura protuberante no meio do rosto; com a forma de um chifre coberto com pequenos pelos.
Esta barbatana apresenta seu tamanho máximo quando atinge a maturidade e se torna uma extensão da coluna.
Comportamento e conservação do morcego
Apesar de ser um animal aquático, o peixe-morcego-boca-vermelha não é um ótimo nadador. Ele se arrasta desajeitadamente pelo fundo do oceano usando suas barbatanas peitorais.
“Ele também tem uma pequena barbatana anal carnuda sob sua cauda propulsora que o ajuda a viajar”
O peixe-morcego-boca-vermelha é carnívoro, alimenta-se de outros peixes pequenos. Complementa sua dieta com invertebrados marinhos; como crustáceos (camarões) e moluscos (lulas).
Para atrair sua presa, o peixe-morcego secreta um fluido que serve de isca.
O peixe-morcego-boca-vermelha está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na categoria de preocupação menor. Portanto, não está ameaçado. Isso é possível graças ao seu habitat no fundo do mar; que impede que a influência humana o afete diretamente.
É evidente que esse peixe estranho é uma das demonstrações de que a evolução biológica é um processo imprevisível; dando resultados surpreendentes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Carnevale, G., & Pietsch, T. W. (2011). Batfishes from the Eocene of Monte Bolca. Geological Magazine. https://doi.org/10.1017/S0016756810000907
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.