Peixe-morcego-boca-vermelha, conheça a espécie

fevereiro 20, 2019
O peixe-morcego-boca-vermelha é um animal aquático conhecido pela sua forma extravagante e pelos seus vistosos lábios carmesins. É também um peixe que não sabe nadar, mas que se move entre a areia. 

O peixe-morcego-boca-vermelha (ogcocephalus darwini) é uma espécie de peixe actinopterygiano, ou seja, tem um esqueleto que tem uma espinha óssea em suas barbatanas. Este peixe pertence à família ogcocephalidae; sendo uma das 60 espécies do gênero ogcocephalus.

Esta espécie é considerada endêmica no Equador (Ilhas Galápagos) e no Peru, portanto, pertence apenas a esses lugares.

Especificamente, ele é encontrado nas águas do Oceano Pacífico ao redor das Ilhas Galápagos e na costa do Peru; a uma profundidade entre 3 e 76 metros; sendo mais frequente a partir de 10 metros.

Está presente nas costas e estuários, geralmente no fundo arenoso dos recifes.

Características anatômicas do peixe-morcego-boca-vermelha

Peixe-morcego-boca-vermelha no mar

Este peixe pode ter um comprimento máximo entre 20 e 40 centímetros. Sua forma triangular faz seu corpo e cabeça parecerem esmagados. Tem uma cabeça grande e seu corpo é coberto por escamas, pelos e caroços nodosos.

O peixe-morcego-boca-vermelha é castanho-escuro, com manchas castanhas escuras e nas costas tem duas pintas. A parte inferior do corpo é de cor clara e a parte superior é escura; para confundir possíveis predadores confundindo-os com a cor do fundo do mar.

Algo muito característico são os seus lábios vermelhos brilhantes. Recurso que se acredita ter a ver com atração sexual dentro de sua espécie.

Os lábios têm uma curvatura dos lados para baixo que dá um aspecto de raiva constante. Apresenta dentes pequenos e cônicos, dispostos em faixas nas mandíbulas.

A parte inferior de seu corpo é coberta com escamas ósseas e sua cauda é envidraçada com pequenos espinhos. A barbatana dorsal conhecida como illicium é uma estrutura protuberante no meio do rosto; com a forma de um chifre coberto com pequenos pelos.

Esta barbatana apresenta seu tamanho máximo quando atinge a maturidade e se torna uma extensão da coluna.

Comportamento e conservação do morcego

Peixe-morcego-boca-vermelha características
Peixe-morcego-boca-vermelha / realmonstrosities.com

Apesar de ser um animal aquático, o peixe-morcego-boca-vermelha não é um ótimo nadador. Ele se arrasta desajeitadamente pelo fundo do oceano usando suas barbatanas peitorais.

“Ele também tem uma pequena barbatana anal carnuda sob sua cauda propulsora que o ajuda a viajar”

O peixe-morcego-boca-vermelha é carnívoro, alimenta-se de outros peixes pequenos. Complementa sua dieta com invertebrados marinhos; como crustáceos (camarões) e moluscos (lulas).

Para atrair sua presa, o peixe-morcego secreta um fluido que serve de isca.

O peixe-morcego-boca-vermelha está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na categoria de preocupação menor. Portanto, não está ameaçado. Isso é possível graças ao seu habitat no fundo do mar; que impede que a influência humana o afete diretamente.

É evidente que esse peixe estranho é uma das demonstrações de que a evolução biológica é um processo imprevisível; dando resultados surpreendentes.

Carnevale, G., & Pietsch, T. W. (2011). Batfishes from the Eocene of Monte Bolca. Geological Magazine. https://doi.org/10.1017/S0016756810000907