Peixe-morcego-boca-vermelha, conheça a espécie

O peixe-morcego-boca-vermelha é um animal aquático conhecido pela sua forma extravagante e pelos seus vistosos lábios carmesins. É também um peixe que não sabe nadar, mas que se move entre a areia. 
Peixe-morcego-boca-vermelha, conheça a espécie

Última atualização: 20 fevereiro, 2019

O peixe-morcego-boca-vermelha (ogcocephalus darwini) é uma espécie de peixe actinopterygiano, ou seja, tem um esqueleto que tem uma espinha óssea em suas barbatanas. Este peixe pertence à família ogcocephalidae; sendo uma das 60 espécies do gênero ogcocephalus.

Esta espécie é considerada endêmica no Equador (Ilhas Galápagos) e no Peru, portanto, pertence apenas a esses lugares.

Especificamente, ele é encontrado nas águas do Oceano Pacífico ao redor das Ilhas Galápagos e na costa do Peru; a uma profundidade entre 3 e 76 metros; sendo mais frequente a partir de 10 metros.

Está presente nas costas e estuários, geralmente no fundo arenoso dos recifes.

Características anatômicas do peixe-morcego-boca-vermelha

Peixe-morcego-boca-vermelha no mar

Este peixe pode ter um comprimento máximo entre 20 e 40 centímetros. Sua forma triangular faz seu corpo e cabeça parecerem esmagados. Tem uma cabeça grande e seu corpo é coberto por escamas, pelos e caroços nodosos.

O peixe-morcego-boca-vermelha é castanho-escuro, com manchas castanhas escuras e nas costas tem duas pintas. A parte inferior do corpo é de cor clara e a parte superior é escura; para confundir possíveis predadores confundindo-os com a cor do fundo do mar.

Algo muito característico são os seus lábios vermelhos brilhantes. Recurso que se acredita ter a ver com atração sexual dentro de sua espécie.

Os lábios têm uma curvatura dos lados para baixo que dá um aspecto de raiva constante. Apresenta dentes pequenos e cônicos, dispostos em faixas nas mandíbulas.

A parte inferior de seu corpo é coberta com escamas ósseas e sua cauda é envidraçada com pequenos espinhos. A barbatana dorsal conhecida como illicium é uma estrutura protuberante no meio do rosto; com a forma de um chifre coberto com pequenos pelos.

Esta barbatana apresenta seu tamanho máximo quando atinge a maturidade e se torna uma extensão da coluna.

Comportamento e conservação do morcego

Peixe-morcego-boca-vermelha características
Peixe-morcego-boca-vermelha / realmonstrosities.com

Apesar de ser um animal aquático, o peixe-morcego-boca-vermelha não é um ótimo nadador. Ele se arrasta desajeitadamente pelo fundo do oceano usando suas barbatanas peitorais.

“Ele também tem uma pequena barbatana anal carnuda sob sua cauda propulsora que o ajuda a viajar”

O peixe-morcego-boca-vermelha é carnívoro, alimenta-se de outros peixes pequenos. Complementa sua dieta com invertebrados marinhos; como crustáceos (camarões) e moluscos (lulas).

Para atrair sua presa, o peixe-morcego secreta um fluido que serve de isca.

O peixe-morcego-boca-vermelha está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na categoria de preocupação menor. Portanto, não está ameaçado. Isso é possível graças ao seu habitat no fundo do mar; que impede que a influência humana o afete diretamente.

É evidente que esse peixe estranho é uma das demonstrações de que a evolução biológica é um processo imprevisível; dando resultados surpreendentes.

Pode interessar a você...
Animais que vivem no fundo do mar
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Animais que vivem no fundo do mar

No mar há uma grande variedade de vida. Hoje revelaremos um pouco sobre o que sabemos dos animais que vivem no oceano abissal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.