Pequeno munsterlander: conheça essa raça

· maio 30, 2018
Este cão de caça estava prestes a desaparecer devido à escassez de comida durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, tornou-se um grande cão familiar: ativo, inteligente e ansioso para aprender.

Se você está procurando um novo cão de caça ou simplesmente uma raça ágil e cheia de energia, este artigo está recheado de informações para você. Afinal, o pequeno munsterlander é o cão perfeito para quem busca essas características. Esse cão de caça, da região alemã de Münster, é especializado nas atividades de caça.

Conheça as origens do pequeno Munsterlander

Essa raça foi criada na região alemã de Münster, a partir de raças germânicas de pointers. Além disso, também vieram dos chamados Wachtelhunds, spaniels de pelos longos. Suas características não foram definidas até 1921.

Curiosamente, o pequeno Munsterlander relaciona-se com o escritor e poeta alemão Hermann Lons. Junto com seus irmãos, ele estava procurando as últimas cópias do Heidewachtel.

Os primeiros resultados derivados da criação desse animal começaram a se tornar palpáveis no início do século 20. Isso graças ao conde von Bevervörde-Lohburg e seus parentes. Em 1912, foi fundada a Associação do Pequeno Cão de Aponte Münsterländer.

Os objetivos dessa associação eram promover a pureza e a criação de alto nível do pequeno cão de aponte de pelo comprido. Isso tornou-se importante especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, a falta de comida e as características pouco definidas da raça levaram o pequeno Munsterlander à beira da extinção.

Características e morfologia

O corpo do pequeno Munsterlander é de proporções harmoniosas e elegantes. Sua postura ereta permite ver a fluidez de sua musculatura e a postura nobre de sua cauda. São características que conferem agilidade e rapidez a esse animal. Por essas características, essa raça é tão apreciada como cão de caça.

 Características do münsterländer

Federação Cinológica Internacional classifica essa raça no grupo 7 de cães de aponte tipo spaniel. A altura na cernelha é de 54 centímetros, no caso dos machos. Por sua vez, as fêmeas tendem a ter cerca de 52 centímetros. Essas medidas podem variar cerca de dois centímetros.

manto do pequeno Munsterlander deve ser liso ou, no máximo, levemente ondulado. Também será curto e denso, pois necessita oferecer uma proteção efetiva para enfrentar a atividade de caça ao ar livre. Em relação às cores, o padrão admitido é:

  • Marrom, branco e chocolate com manchas marrons.
  • Manto pintado com uma linha branca. 
  • Manchas avermelhadas são permitidas no focinho, olhos e na área próxima ao ânus.

Comportamentos e hábitos do pequeno Munsterlander

Estamos diante de uma raça inteligente e ávida por aprender. O caráter do pequeno Munsterlander é equilibrado e estável. Além disso, ele é geralmente atencioso e afável com as pessoas. Isso o torna um bom candidato para cães de famílias.

Comportamento do münsterländer

Quanto ao comportamento durante a caçaesse animal possui um forte instinto de orientação e boa capacidade de adaptação. Essas qualidades são ideais para o trabalho em equipe. Sua inteligência e atenção permitem que ele se concentre na presa sem se distrair com estímulos externos.

Como qualquer cão de caça que se preze, o pequeno Munsterlander pode correr por horas. Portanto, é de vital importância fornecer uma boa quantidade de exercício diário que permita ao animal canalizar toda essa energia.

Também não devemos esquecer que esta raça é caçadora por natureza. Por isso, é necessário estimular seus instintos de rastreamento e caça com todos os tipos de jogos e treinamento adequado. Nesse sentido, recomenda-se começar o treinamento desses cães ainda filhotes para moldar sua personalidade teimosa.

Um rigoroso controle contra a endogamia

Nos Estados Unidos, onde esta raça é especialmente popular, uma série de certificados e testes são necessários. Isso tudo para garantir que um espécime atenda a todas as características e padrões da raça. A associação encarregada disso, o clube norte-americano do pequeno Munsterlander, tem um comitê de avaliação que permite determinar a pureza da raça.

Esse clube, além disso, está associado à Fundação Ortopédica para Animais. Dessa forma, essa associação determina se os quadris do animal estão em perfeitas condições. Graças a esses controles rigorosos, as doenças endogâmicas e hereditárias dessa raça são geralmente mínimas.