Perdizes e codornas: diferenças apenas no tamanho?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Embora possam ser semelhantes a olho nu, existem muitas diferenças entre perdizes e codornas.
Essas aves são diferenciadas não apenas por seus aspectos morfológicos, mas também por seu comportamento e hábitos. A seguir, falaremos mais sobre perdizes e codornas para ajudá-lo a conhecê-las melhor e reconhecê-las.
Características gerais da perdiz
O termo perdiz é usado para se referir a diferentes espécies da família Phasianidae, que são nativas da Ásia, África, Europa e Oriente Médio.
Caracterizam-se como aves galiformes de tamanho médio e não migratórias, que nidificam no chão.
Sua nutrição é baseada no consumo de diversas sementes, de acordo com a disponibilidade em seu ambiente e época do ano.
A perdiz mais comum
Na Europa e na Ásia, a espécie mais comum e reconhecida é Perdix perdix, popularmente conhecida como perdiz. Também foi introduzido nos Estados Unidos e no Canadá, como espécie de caça.
No entanto, na Espanha, a perdiz vermelha (Alectoris rufa) é geralmente a mais difundida, e habita principalmente planícies e pequenas montanhas.
Além disso, é uma ave sedentária e principalmente terrestre. Alimenta-se de sementes e da matéria orgânica disponível em seu ambiente.
No entanto, na América Latina, algumas espécies neotropicais do grupo Tinamidae e da família Odontophoridae também são comumente chamadas de perdizes.
Da mesma forma, essas aves não estão relacionadas com as perdizes “autênticas” da Europa. Sua semelhança física é devida unicamente a uma convergência evolutiva.
Características da codorna
As várias espécies de codornas são também aves galiformes pertencentes à família Phasianidae. No entanto, elas estão agrupadas em outro gênero chamado Coturnix; enquanto as perdizes estão no gênero Perdix.
Estas aves de tamanho pequeno e corpo curto estão amplamente distribuídas na África e na Eurásia.
Apesar de seu tamanho, as codornas têm asas grandes e fortes que permitem voar longas distâncias. É uma capacidade essencial para uma ave migratória como a codorna, plenamente adaptada à vida nômade.
A espécie mais difundida na Eurásia é o Coturnix coturnix, popularmente conhecida como codorna comum.
É uma ave rechonchuda, com uma plumagem quase toda marrom, ligeiramente envolta em tons de preto e ocre.
Sua dieta é baseada fundamentalmente no consumo de sementes, sobretudo gramíneas silvestres. Também costuma consumir pequenos insetos e invertebrados para suprir sua necessidade de proteína.
Semelhanças e diferenças entre perdizes e codornas
Conhecendo um pouco melhor cada uma dessas aves, fica mais fácil identificar as diferenças entre perdizes e codornas.
No entanto, podemos também perceber que elas estão realmente relacionadas e apresentam certas semelhanças.
Semelhanças entre perdizes e codornas
Entre suas semelhanças, podemos destacar que ambas são aves galiformes e pertencem à mesma família (Phasianidae). No entanto, suas diferenças morfológicas, genéticas e comportamentais as agrupam em diferentes gêneros.
Ambas as aves são extremamente apreciadas no mercado gastronômico internacional, principalmente por sua saborosa carne e baixo teor de gordura.
As codornas também são geralmente criadas em cativeiro para a exploração de seus ovos, que apresentam um nível reduzido de colesterol.
Para os fãs da culinária, embora ambas as carnes ofereçam muitas propriedades nutricionais notáveis e um sabor agradável e sutil ao paladar, a codorna é mais apreciada por sua delicadeza, versatilidade e boa aparência.
Diferenças entre perdizes e codornas
Por outro lado, uma das diferenças mais óbvias entre perdiz e codorna é o tamanho. Enquanto as codornas são pequenas e rechonchudas, as perdizes apresentam um tamanho médio com um corpo estilizado.
Em relação ao peso corporal, também identificamos uma diferenciação notável. Uma perdiz adulta pode pesar cerca de 450 gramas; enquanto a codorna dificilmente excede 120 ou 130 gramas.
Outra diferença entre a perdiz e a codorna é que se trata de uma ave sedentária e não-migratória (perdiz); enquanto a outra viaja longas distâncias (codorna) e se adapta perfeitamente a uma vida nômade.
Como vimos, a perdiz é uma ave não migratória, que normalmente nidifica no chão e habita todo o ano nas regiões baixas de montanhas e planícies.
Já as codornas, por sua vez, são aves migratórias com asas fortes, que geralmente passam o verão na Europa e empreendem uma longa viagem à África antes da chegada do inverno.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.