Perdizes e codornas: diferenças apenas no tamanho?

· março 14, 2019
Além de seu tamanho ou aparência, as diferenças entre perdizes e codornas também estão relacionadas ao seu comportamento e hábitos migratórios.

Embora possam ser semelhantes a olho nu, existem muitas diferenças entre perdizes e codornas. 

Essas aves são diferenciadas não apenas por seus aspectos morfológicos, mas também por seu comportamento e hábitos. A seguir, falaremos mais sobre perdizes e codornas para ajudá-lo a conhecê-las melhor e reconhecê-las.

Características gerais da perdiz

O termo perdiz é usado para se referir a diferentes espécies da família Phasianidae, que são nativas da Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

Caracterizam-se como aves galiformes de tamanho médio e não migratórias, que nidificam no chão.

Sua nutrição é baseada no consumo de diversas sementes, de acordo com a disponibilidade em seu ambiente e época do ano.

A perdiz mais comum

Na Europa e na Ásia, a espécie mais comum e reconhecida é Perdix perdix, popularmente conhecida como perdiz. Também foi introduzido nos Estados Unidos e no Canadá, como espécie de caça.

No entanto, na Espanha, a perdiz vermelha (Alectoris rufa) é geralmente a mais difundida, e habita principalmente planícies e pequenas montanhas.

Além disso, é uma ave sedentária e principalmente terrestre. Alimenta-se de sementes e da matéria orgânica disponível em seu ambiente.

perdiz comum

No entanto, na América Latina, algumas espécies neotropicais do grupo Tinamidae e da família Odontophoridae também são comumente chamadas de perdizes.

Da mesma forma, essas aves não estão relacionadas com as perdizes “autênticas” da Europa. Sua semelhança física é devida unicamente a uma convergência evolutiva.

Características da codorna

As várias espécies de codornas são também aves galiformes pertencentes à família Phasianidae. No entanto, elas estão agrupadas em outro gênero chamado Coturnix; enquanto as perdizes estão no gênero Perdix.

Estas aves de tamanho pequeno e corpo curto estão amplamente distribuídas na África e na Eurásia.

Apesar de seu tamanho, as codornas têm asas grandes e fortes que permitem voar longas distâncias. É uma capacidade essencial para uma ave migratória como a codorna, plenamente adaptada à vida nômade.

A espécie mais difundida na Eurásia é o Coturnix coturnix, popularmente conhecida como codorna comum.

É uma ave rechonchuda, com uma plumagem quase toda marrom, ligeiramente envolta em tons de preto e ocre.

codorna

Sua dieta é baseada fundamentalmente no consumo de sementes, sobretudo gramíneas silvestres. Também costuma consumir pequenos insetos e invertebrados para suprir sua necessidade de proteína.

Semelhanças e diferenças entre perdizes e codornas

Conhecendo um pouco melhor cada uma dessas avesfica mais fácil identificar as diferenças entre perdizes e codornas. 

No entanto, podemos também perceber que elas estão realmente relacionadas e apresentam certas semelhanças.

Semelhanças entre perdizes e codornas

Entre suas semelhanças, podemos destacar que ambas são aves galiformes e pertencem à mesma família (Phasianidae). No entanto, suas diferenças morfológicas, genéticas e comportamentais as agrupam em diferentes gêneros.

Ambas as aves são extremamente apreciadas no mercado gastronômico internacional, principalmente por sua saborosa carne e baixo teor de gordura.

As codornas também são geralmente criadas em cativeiro para a exploração de seus ovos, que apresentam um nível reduzido de colesterol.

Para os fãs da culinária, embora ambas as carnes ofereçam muitas propriedades nutricionais notáveis ​​e um sabor agradável e sutil ao paladar, a codorna é mais apreciada por sua delicadeza, versatilidade e boa aparência.

Diferenças entre perdizes e codornas

Por outro lado, uma das diferenças mais óbvias entre perdiz e codorna é o tamanho.  Enquanto as codornas são pequenas e rechonchudas, as perdizes apresentam um tamanho médio com um corpo estilizado.

Em relação ao peso corporal, também identificamos uma diferenciação notável. Uma perdiz adulta pode pesar cerca de 450 gramas; enquanto a codorna dificilmente excede 120 ou 130 gramas.

Outra diferença entre a perdiz e a codorna é que se trata de uma ave sedentária e não-migratória (perdiz); enquanto a outra viaja longas distâncias (codorna) e se adapta perfeitamente a uma vida nômade.

Como vimos, a perdiz é uma ave não migratória, que normalmente nidifica no chão e habita todo o ano nas regiões baixas de montanhas e planícies.

Já as codornas, por sua vez, são aves migratórias com asas fortes, que geralmente passam o verão na Europa e empreendem uma longa viagem à África antes da chegada do inverno.