Periodontite em gatos: é essencial evitá-la
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Levar um arranhão vale a pena, claro, desde que ajude a evitar a periodontite. Escovar os dentes de um gato não é uma tarefa fácil, mas proteger sua saúde traz suas recompensas. A periodontite retrai as gengivas do animal, separa seus dentes e permite infecções bacterianas que põem em risco a saúde de nosso amigo.
Placa bacteriana
A placa formada pelas bactérias se junta aos minerais da saliva para gerar o tártaro. Estas bactérias se juntam às gengivas e as inflamam, o que causa a gengivite. Depois, inflamam e destroem o tecido de suporte do dente, que cai, surgindo a periodontite.
A combinação de ambas é conhecida como doença periodontal e as bactérias associadas a ela podem viajar pela corrente sanguínea até o coração, rins e fígado.
Assim, a periodontite é uma doença discreta que avança de maneira silenciosa. Se o animal em relação apresenta mau hálito, baba, gengivas vermelhas com pus ou sangue, você deve agir. Se alguns dentes caíram ou ele reluta em comer, se toca a boca com a pata, tem secreção nasal ou rosto inchado, a visita ao veterinário é obrigatória.
A periodontite em gatos é potencialmente mortal e afeta mais de 80% dos adultos. Em alguns casos, a doença também pode surgir numa idade jovem, causando fortes dores. Em estágios avançados, a única solução é retirar os dentes para impedir a infecção de continuar pela boca e garganta.
Periodontite em gatos, como evitá-la
Evitar esse sofrimento requer respeitar as visitas anuais ao veterinário e as limpezas dentais. Diferentemente da gengivite, que é curável com cuidados rigorosos, o tratamento da periodontite requer analgésicos e antibióticos para diminuir a dor da extração.
Quando está muito avançada, a detecção da periodontite implica um profundo exame veterinário feito com anestesia. Uma sonda dental permite ao especialista ver se há perda de osso ao redor de cada dente, assim como a formação de abcessos e outros problemas dentais.
A perda das estruturas de suporte ao redor dos dentes é, em geral, irreversível. Isso requer o uso de antibióticos e a tomada de decisões como extrair os dentes para preservar a vida do animal, daí a importância da prevenção em todos os aspectos.
Os gatos comem até 20 vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, por isso o risco da placa e do tártaro é permanente. A alimentação diária, portanto, tem um papel importante na prevenção, precisando ser nutritiva para reduzir a presença de bactérias.
Guloseimas e vitaminas
Algumas guloseimas ajudam a evitar a placa e o tártaro. Há rações que exercem uma ação áspera quando o gato as mastiga, outras incluem ingredientes para evitar a mineralização do tártaro através da saliva.
A Vitamina C fosforilada ajuda na prevenção do tártaro. Ela captura o cálcio na saliva para evitar que ele entre em contato com o dente e libera-o no trato digestivo, ajudando a fortalecer os ossos. Os polifenóis do chá verde, de efeito antibacteriano na boca, freiam a placa e o mau hálito.
Escovar os dentes evita a periodontite em gatos
Escovar os dentes é uma obrigação diária, então você precisa acostumá-los desde pequenos. A vantagem é que placa é eliminada antes que se transforme em tártaro, evitando a periodontite.
Utilizando as distintas opções de pasta de dente para animais, com sabor frango, malte ou frutos do mar, pode-se conseguir uma escovação correta. Os produtos dentais para humanos nunca devem ser utilizados, pois algumas substâncias que os compõem podem ser engolidas pelos gatos.
No entanto, mantenha a calma se o gato se opõe à escovação, arranhando ou fugindo. As soluções de enxague bucal para animais de estimação atacam as bactérias da gengivite e a periodontite. Inclusive, algumas podem ser colocadas na água que o gato bebe, passando despercebidas.
Garantir a saúde dos seus gatos sempre será recompensado com o afeto e a ternura. Carinho, amor e proteção são necessidades dos animais. Porém, não se esqueça de que a higiene correta é também uma prioridade, mesmo que você leve alguns arranhões.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.