Pharaoh Hound: um primitivo cão de caça de europeu

· julho 17, 2018

Se há um cachorro peculiar no mundo, é o Pharaoh Hound. Um cão desses que dizem que, ou você ama, ou odeia. Hoje queremos falar sobre ele e, também, sobre suas características e qualidades. Você gostaria de saber mais sobre este animal tão especial?

Vamos conhecer o Pharaoh Hound

Origem e história

Essa espécie, pertencente à família dos podengos de Malta e é considerada a raça canina nacional da ilha. É conhecida como Kelbtal Fenek (cão coelheiro). Ao que parece, existe a teoria de que esse cão veio do Oriente Médio, e que foram importados há cerca de 3.000 anos.

Ainda assim, seu nome comum, Pharaoh Hound, vem de uma lenda que afirma que esse era o cão que os faraós amavam e desejavam. Se isso for verdade, essa raça já era conhecida há pelo menos 8.000 anos.

Nesse sentido, o que conhecemos hoje como Pharaoh Hound também provém de Malta, lugar que foi conquistado pelos fenícios. Os fenícios também tiveram contato com os faraós, portanto a lenda pode ser verdade.

Características Físicas

Esse cão é atlético e magro, com cabeça triangular e olhos de cor âmbar, enquanto suas orelhas são pontiagudas e rígidas. Apesar de sua magreza, é musculoso e apresenta uma aparência forte, inclusive seu lombo, reto e ereto. Além disso, seu rabo é curvado e, em geral, é baixo, ainda que sempre o levante quando está alegre ou alerta.

Por outro lado, seu pelo é curto e muito fino, mas suave ao tato, com as seguintes tonalidades: rajado ou branco com manchas.

Sobre seu tamanho, estamos falando de um cão de estatura média, que mede, em cruz, entre 55 e 63 centímetros quando falamos dos machos e entre 52 e 61 cm no caso das fêmeas. Assim, seu peso varia entre 21 e 26 quilos nos machos e entre 20 e 25 quilos nas fêmeas.

Caráter e temperamento do Pharaoh Hound

O Pharaoh Hound é um cão independente, mas muito bom para ser usado como cão de companhia, pois gosta muito de ficar em casa tranquilo e de brincar ao ar livre. É primordial exercitá-lo para que mantenha seu caráter tranquilo, já que é um cão muito ativo e que pode se estressar com facilidade.

Pharaoh Hound
Fonte: Petful

Mesmo assim, é considerado um cão leal e valente, inteligente e educado. Tem muita paciência com as crianças, mas não é tão agradável com estranhos. Por isso, se você tiver visitas em casa, terá que dar um tempo para que ele se habitue aos “desconhecidos”.

Também é fundamental socializá-lo desde filhote, para que conforme cresça, seja mais fácil adestrá-lo. Geralmente, isso não é difícil, já que trata-se de um “cão esponja”, que absorve a personalidade de seu dono. Assim, mesmo que seu caráter seja muito tranquilo, se o dono é nervoso, o cão também será.

Uma curiosidade é que seu nariz fica corado quando ele está excitado. Isso é algo muito peculiar que acontece com poucos cães, para não dizer que é só com este.

Cuidados e saúde

O Pharaoh Hound é um animal robusto e saudável. Não tem doenças comuns à raça. No entanto, é necessário ter cuidado com o uso de medicamentos e inseticidas, já que eles apresentam uma grande sensibilidade a estes produtos.

Como dissemos anteriormente, o exercício deve ser parte essencial de sua rotina diária, pois sem ele, o cão poderá mudar seu comportamento. Devido a seu instinto de caça, ele poderá fugir com facilidade, por isso não é recomendável tirá-lo de casa sem coleira e nem deixa-lo solto, a não ser em um lugar fechado.

Isso é tudo que podemos lhe falar sobre o Pharaoh Hound, um cão muito bom para se ter como animal de estimação. Será ele seu próximo companheiro peludo?

Fonte das Imagens: ccho e Petful