Picada de mamangaba: o que fazer?

As mamangabas são insetos essenciais para o nosso ecossistema e economia. Embora não sejam agressivas, a picada de mamangaba requer ação, e os cuidados recebidos dependerão se a pessoa é alérgica ou não.
Picada de mamangaba: o que fazer?

Última atualização: 29 Agosto, 2020

A mamangaba é um inseto polinizador de grande importância econômica e ecológica. Embora seja muito parecida com a abelha, você a reconhecerá porque ela é muito maior (15 a 25 milímetros), têm pelos no corpo e é tingida de amarelo, laranja, preto e branco. Fique atento e tenha cuidado com a picada de mamangaba.

Os pelos do abdômen criam um padrão típico de faixas. Outras características são a ponta arredondada do abdômen e o zumbido alto que elas emitem. É esse zumbido vibrante que facilita a coleta de pólen.

Na Espanha, 37 espécies de mamangaba pertencentes ao gênero Bombus foram catalogadas. A mais comum é a espécie Bombus terrestris, que nidifica no chão. Nas Ilhas Canárias, a Bombus canariensis é abundante, sendo completamente preta com o abdômen branco.

Recentemente, grupos de especialistas ambientais na Espanha detectaram o declínio de nove espécies e duas subespécies de abelhasVisto que as mamangabas são importantes polinizadoras de flores, são consideradas benéficas, e sua conservação é fundamental em termos econômicos.

As mamangabas são agressivas?

Em geral, as mamangabas não são muito agressivas. Elas picam para defender a si e aos seus ninhos. Ao contrário das abelhas, que picam apenas uma vez e perdem o ferrão, as mamangabas o retêm e são capazes de picar várias vezes.

Assim como as abelhas, apenas as operárias e a rainha têm ferrão. Por esse motivo, uma picada de mamangaba costuma ser um fenômeno incrivelmente raro.

As mamangabas são agressivas?

Consequências da picada de mamangaba

As mamangabas injetam veneno através do ferrão. Nas pessoas, a reação mais frequente é a dor de curta duração. No entanto, as consequências também podem incluir uma reação alérgica ao veneno injetado.

Em geral, a reação depende do número de vezes que alguém é picado e da sensibilidade alérgica da vítima ao veneno. Podem ocorrer as seguintes reações:

Consequências da picada de mamangaba

Como agir para evitar picadas de mamangaba?

Uma das melhores maneiras de evitar uma picada de mamangaba é ficar longe do seu ninho ou das flores e outras plantas que elas visitam. Às vezes, você pode não perceber que está perto de um ninho de mamangabas. Portanto, se você achar que está perto de um ninho, siga algumas dicas gerais sobre o que se deve ou não fazer:

  • Se uma colônia estiver perturbada, você deve se afastar lentamente com as duas mãos cobrindo o rosto. Mantenha a calma e lembre-se de que as mamangabas não são muito agressivas. Não mexa os braços, não afaste os insetos e tome cuidado para não bater acidentalmente no ninho. Mova-se devagar e com cuidado ao se retirar do local que elas estiverem protegendo.
  • Se as mamangabas te picarem, remova-as do corpo, não as aperte e fuja rapidamente da área. Se possível, cubra e proteja sua cabeça.
  • Você deve se lembrar que as mamangabas podem responder agressivamente a um grande número de odores, incluindo álcool, suor, perfume, etc. Da mesma forma, o cheiro de material enferrujado de acessórios de metal como anéis e relógios as atrai, e elas podem picar através das roupas. Outro estímulo que atrai as mamangabas é a cor azul-claro.
Como agir para evitar?

Tratamento para a reação não alérgica à picada de mamangaba

A picada de mamangaba geralmente não requer tratamento médico. Recomenda-se tomar um anti-inflamatório após a picada. A aplicação de compressas frias e de produtos para a coceira na área da picada proporcionam alívio.

Se a picada tiver acontecido na área da boca ou da faringe, vale a pena ir ao pronto-socorro, por prevenção, pois as vias aéreas podem ser bloqueadas.

Tratamento para uma reação alérgica

Se a picada causar uma reação alérgica, requer cuidados médicos. Por esse motivo, recomenda-se ir a um hospital para observação, pois a reação pode piorar com o passar do tempo.

O tratamento médico inclui a administração de anti-histamínicos, no caso de pequenas manifestações. Às vezes, são prescritos corticosteroides, mas, no caso de manifestações graves de uma reação alérgica, deve ser administrada primeiro adrenalina.

As mamangabas são essenciais para o nosso ecossistema e, sem esses insetos maravilhosos, não conseguiríamos sobreviver. Uma boa estratégia para evitar uma picada de mamangaba é usar um véu de abelha e um chapéu. Essa recomendação é especialmente útil no verão e no outono, ao executar tarefas ao ar livre.

Pode interessar a você...
Como as abelhas produzem o mel?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como as abelhas produzem o mel?

Ao pensar nas abelhas, quase imediatamente nos lembramos do mel. Vamos descobrir como as abelhas produzem o mel e como os apicultores o coletam?



  • Ornosa, C., Torres, F., de la Rúa, P. (2017). “Updated list of bumblebees (Hymenoptera: Apidae) from the Spanish Pyrenees with notes on their decline and conservation status”. Zootaxa, 4237 (1). DOI: 10.11646/zootaxa.4237.1.3
  • Montero-Castaño, A., Calviño-Cancela, M., Rojas-Nossa, S., De la Rúa, P., Arbetman, M., & Morales, C. L. (2018). Invasiones biológicas y pérdida de polinizadores. Revista Ecosistemas, 27(2), 42-51.
  • Obeso, J.R., Herrera, J.M. (2018). Polinizadores y cambio climático. Ecosistemas 27(2): 52-59. Doi.: 10.7818/ECOS.1371
  • Ploquin, E. C. F. (2013). Desplazamientos altitudinales y características ecológicas de los abejorros (Bombues Spp.) de la Cordillera Cantábrica (Doctoral dissertation, Universidad de Oviedo).
  • Santamaría, S., Castro, L., García-Camacho, R., Giménez, L.,…, Torices, R., (2011). Abejorros (Bombus spp.) del jou de los Cabrones y confirmación de la presencia de Bombus mendax gerstaecker, 1869 en la Cordillera cantábrica. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa (S.E.A.), nº 48: 143‒146.