Pointer Inglês: descubra tudo sobre esse caçador europeu

· março 27, 2019

O pointer inglês – ou simplesmente pointer – é um dos melhores e mais reconhecidos cães de caça do mundo. Por seu caráter nobre e beleza notável, também recuperou grande popularidade como cão de companhia.

Breve história do pointer inglês

A criação e padronização desta raça de cão é atribuída às Ilhas Britânicas. No entanto, muito pouco se sabe sobre as origens e a primeira história do pointer inglês, já que é uma raça relativamente antiga.

Segundo alguns pesquisadores, este cão inglês pode ter se originado de cruzamentos do pointer espanhol com diferentes raças de cães. Entretanto, esta é uma hipótese que não foi comprovada até hoje.

Por outro lado, reconhece-se que a raça já foi registrada e admirada por seu instinto de caça na Inglaterra do século 17.

Já nessa época, sua principal função no dia da caça era sinalizar a presa enquanto informava o caçador sobre sua localização.

No aspecto etimológico, até mesmo seu nome deriva desse desempenho surpreendente como um cão de amostra para a caça. To point, na língua anglo-saxônica, significa apenas assinalar ou apontar.

Sua popularidade como cão de companhia começou a aumentar no início do século 20, embora durante as guerras mundiais sua população tenha diminuído consideravelmente.

Atualmente, o pointer inglês continua a ser uma raça muito popular como animal de estimação e muito bem sucedido em exposições caninas.

Pointer inglês

Características físicas que se destacam

O pointer é um cão alto e grande, que exibe um corpo forte, com linhas delicadas e elegância notável.

Na idade adulta, os machos podem medir entre 63 e 69 centímetros, enquanto as fêmeas têm uma altura de 61 a 66 centímetros.

Você também pode se interessar: Como os golfinhos mergulham?

O peso corporal saudável para esta raça varia entre 25 e 30 quilos, dependendo da estrutura de cada cão. Seu peito é profundo e largo e as costelas são bem arqueadas. Apesar de ter uma musculatura bem desenvolvida, é um cão leve e muito ágil, de comportamento energético.

A cabeça do pointer inglês é de tamanho proporcional ao seu corpo e não é muito larga ou estreita. O nariz do pointer é geralmente escuro em cães com pelo escuro e claro nos espécimes com pelo claro.

Seus olhos possuem expressões agradáveis ​​e gentis e podem ser em tonalidade marrom ou avelã. Já suas as orelhas são de inserção média, pontiaguda e alta.

Os pelos do pointer são lisos, curtos, duros e bem presos ao corpo. De acordo com a FCI (Federação Cinológica Internacional), sua pelagem pode ter diferentes combinações de cores, incluindo tricolor.

No entanto, o pointer mais comum é o de duas cores, nas seguintes combinações:

  • Preto e branco
  • Branco e laranja
  • Marrom-avermelhado e branco
  • Castanho claro e branco

Personalidade do pointer inglês

Como um bom caçador, o pointer inglês é um cão ativo e alerta, com sentidos muito bem desenvolvidos. Seu dia a dia deve incluir uma alta dose de exercício físico para permitir que eles gastem energia.

Quanto ao seu caráter, ele é um cão inteligente, sensível e curioso que precisa ter sua mente bem estimulada para ser feliz e manter um comportamento equilibrado. 

Naturalmente, eles são cães com um baixo nível de agressividade e uma natureza gentil e amável, mesmo com crianças.

No entanto, devem ser adequadamente socializados para aprender a se relacionar positivamente com outros animais, com pessoas e com seu próprio ambiente.

É preciso lembrar que o comportamento de qualquer cão depende fundamentalmente do ambiente e da educação proporcionada pelos seus tutores.

Você também pode se interessar: Acidentes mais frequentes com pets

Os pointer que vivem uma rotina sedentária e desestimulante tendem a apresentar sintomas de estresse e tédio.

Como resultado, eles podem desenvolver alguns problemas de comportamento, como se tornarem agressivos ou destrutivos.

Por causa de suas características, o pointer inglês é mais adequado para pessoas ativas, que gostam de atividades físicas e ao ar livre, e que têm tempo e espaço para dedicar ao seu melhor amigo.

Saúde do pointer inglês

O pointer tem uma saúde muito boa e excelente resistência física. Com os devidos cuidados, pode desfrutar de uma longevidade privilegiada que vai de 12 a 15 anos. No entanto, como todos os cães da raça, apresenta predisposição genética para algumas doenças.

Em seguida, veremos as patologias mais comuns no pointer inglês:

  • Displasia do quadril
  • Epilepsia
  • Entrópio
  • Surdez
  • Dermatite atópica

Em conclusão, devemos enfatizar que todos os cães precisam ir regularmente ao veterinário para preservar sua boa saúde.

Nutrição equilibrada, atividade física e estímulos mentais são fundamentais para o desenvolvimento correto de suas habilidades físicas e cognitivas.