Poochon: tudo sobre essa raça

O poochon é um cão carinhoso, que não tolera a solidão e é bastante dependente de seus cuidadores. Descubra tudo sobre essa raça híbrida a seguir.
Poochon: tudo sobre essa raça

Última atualização: 18 agosto, 2021

Também conhecido por nomes como “bichpoo”, “bichon poo” ou “bichon poodle”, o poochon é um cão mestiço que surgiu do cruzamento entre um poodle e um bichon frisé. Este canino é um animal de estimação leal e brincalhão que também é muito afetuoso com os membros de sua família.

Além de seu comportamento sociável, esse cão requer alguns cuidados especiais. Se você tem ou deseja ter um cão poochon em casa, conheça tudo sobre essa raça aqui.

Origem do poochon

O cão poochon, reconhecido pela International Designer Canine Registry e pelo Designer Dogs Kennel Club, teve origem na Austrália nos anos 1990. É resultado de um cruzamento de raças feito por pessoas que buscavam uma companhia canina de pequeno porte, com bom temperamento e de natureza hipoalergênica.

Essa mistura australiana entre o poodle e o bichon frisé, que mais tarde também começou a ser reproduzido no Reino Unido e nos Estados Unidos, deu vida ao poochon, um dos muitos cães híbridos. Esse cão tem a capacidade de se adaptar facilmente a grandes e pequenos espaços e a sua personalidade não deixa ninguém indiferente.

Características do poochon

O poochon se caracteriza por ser um cão pequeno que pode medir de 20 a 30 centímetros e atingir um peso entre 3 e 5 quilos na maioria dos casos. Por outro lado, geralmente sua cor predominante é dourada, mas também existem exemplares com tons puros de branco, creme, damasco, preto e até tricolor.

Esse cãozinho tem uma pelagem de comprimento médio, espesso, lanoso e encaracolado. Além disso, é importante destacar que é um cão hipoalergênico, o que indica que é um animal de estimação mais seguro para quem tem algum tipo de alergia à descamação epidérmica dos animais. Nesse sentido, o poochon não vai provocar tanta urticária, sinusite ou outros tipos de reações alérgicas nas pessoas como outros cães.

Os cães hipoalergênicos costumam gerar menos conflitos em relação ao desenvolvimento de alergias, mas às vezes eles provocam hipersensibilidade.

Da mesma forma, esse cão híbrido tem um corpo proporcional e robusto, olhos escuros muito redondos e focinho curto e arredondado, geralmente castanho ou preto. Da mesma forma, o poochon também tem uma curva nas costas que chama a atenção.

 

Um poochon deitado.

Caráter e comportamento

O poochon é um cão muito sociável, com facilidade para interagir com pessoas e outros animais de estimação. Mas se alguém que não o conhece se aproxima dele, esse pequeno ficará alerta latindo, pois também é um cão barulhento. No entanto, esse comportamento pode ser minimizado por meio de estimulação com brincadeiras e adestramento desde cedo.

Em geral, esse pequeno cão é bastante inteligente, fiel e carinhoso. Além disso, é muito lúdico, por isso necessita de caminhadas diárias e sessões de brincadeiras ativas nas quais liberta toda a sua energia. Isso pode ser uma excelente característica para tutores esportivos, mas uma desvantagem para pessoas ocupadas.

Esse cão pode criar um grande apego com seu cuidador, com quem será ainda mais afetuoso que o normal e que desejará acompanhar na maior parte do tempo. Da mesma forma, deve-se notar que o poochon não tolera a solidão.

Cuidados com o poochon

Para contribuir com a qualidade de vida do poochon, é necessário oferecer alguns cuidados, que vão desde a higiene do cão até consultas no veterinário para avaliação do seu desenvolvimento. Portanto, leve em consideração as seguintes precauções:

  • Vacinas em dia: é imprescindível que o seu animal siga todo o esquema de vacinação exigido pelo país onde vocês vivem. Isso ajudará a prevenir doenças que podem complicar seu estilo de vida.
  • Consultas com o veterinário: um profissional poderá determinar com maior certeza se seu cão está no peso ideal, assim como se está livre de infecções e em ótimo estado de desenvolvimento.
  • Passeios e brincadeiras: recomenda-se que esse cãozinho faça caminhadas e tenha brincadeiras diárias, pois é bastante enérgico e sociável.
  • Escovar e cortar o pelo: essa pequena raça mista não troca de pelo, por isso vai precisar de um corte a cada 3-4 meses. Além disso, você deve escovar seu pelo a cada 2 ou 3 dias para evitar a criação de nós complexos e difíceis de desembaraçar.
  • Corte de unhas: sempre que o poochon estiver com as unhas compridas, é importante cortá-las.
  • Limpeza das orelhas: não se esqueça de verificar as orelhas do seu poochon para se certificar de que estão limpas e sem pragas que podem deixar o animal doente.
  • Limpeza de dentes: esse cão é propenso a problemas dentários, por isso é aconselhável escovar seus dentes diariamente e criar uma rotina em torno dos cuidados bucais para ele se acostume.

Banho do poochon

O banho é sem dúvida uma ótima higiene geral para o seu cão, mas deve-se levar em consideração a frequência e o cuidado com que é feito. No caso do poochon, um banho por mês será suficiente. E lembre-se de usar produtos para cães, especificamente aqueles que contemplem o cuidado com os pelos crespos. Além disso, tome cuidado para não deixar entrar água em seus ouvidos.

Adestramento da raça

Em relação à educação, deve-se destacar que o poochon é inteligente e herdou do poodle a facilidade de aprendizado, o que indica que não é um cão difícil de treinar. Isso é especialmente verdadeiro se ele for ensinado desde muito jovem. Então, uma boa maneira de fazer isso é por meio do reforço cognitivo.

O método citado acima consiste em recompensar o bom comportamento do cão por meio de petiscos, desde que sem excessos, e também com mimos e carinho. Não há necessidade de bater ou punir o animal severamente, pois o poochon pode ficar assustado ou deprimido diante desses estímulos negativos.

Saúde e doenças

O poochon é um cão geralmente saudável. No entanto, ele não está isento de problemas de saúde, por isso é importante levá-lo ao veterinário para acompanhar seu estilo de vida. Também é imprescindível que os cuidados acima citados sejam cumpridos como forma de prevenir complicações no seu desenvolvimento.

Da mesma forma, esse cão deve ter uma alimentação balanceada, pois tem um apetite voraz e pode sofrer de obesidade. Por outro lado, embora o poochon geralmente tenha menos problemas de saúde por ser um híbrido de primeira geração, algumas das doenças que ele pode apresentar são as seguintes:

  • Doença de Addison.
  • Doença de Cushing.
  • Luxação patelar.
  • Atrofia retiniana.
  • Problemas de bexiga.
  • Alergias.

Por exemplo, as alergias se manifestam como vermelhidão da pele, olhos inchados e nariz escorrendo, enquanto os problemas de bexiga podem ser identificados quando há micção irregular e dor abdominal no cão. Cada uma das patologias citadas tem seus próprios sintomas, portanto, em caso de alguma disfunção no cão, não deixe de levá-lo ao veterinário.

 

Um poochon posando no parque

Em conclusão, o poochon é a companhia ideal se você procura um animal de estimação inteligente, ativo, sociável e muito carinhoso. No entanto, lembre-se de que esse cão híbrido não tolera ficar sozinho por muito tempo. Por isso, se você tiver um em casa, não deixe de oferecer a atenção e o amor de que ele precisa. Nas condições certas, esse cão pode chegar aos 15 anos de vida.

Pode interessar a você...
Bichon frisé: principais características da raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Bichon frisé: principais características da raça

O bichon frisé, um cachorro branco e pequeno com pelo comprido e encaracolado, é muito alegre e ideal como cão de companhia.