Por que a pelagem da zebra é listrada?

janeiro 26, 2019
Existem várias teorias e pesquisas que defendem que elas têm utilidades diferentes. Podem servir como camuflagem, passando por ser um regulador térmico a uma proteção contra sanguessugas.

A pelagem da zebra torna este animal inconfundível. As listras pretas e brancas que a caracterizam são muito apreciadas pelos seres humanos. 

Assim, temos a estampa animal print, em que tecidos para vestuário, elementos decorativos e almofadas copiam o desenho original de listras pretas e brancas das zebras.

Para além do universo da moda, a pelagem da zebra também tem sido objeto de pesquisa científicaCom o tempo, diferentes teorias surgiram sobre o motivo original das listras.

A pelagem é a melhor defesa

A ciência mostra que há sempre uma razão mais profunda por trás da aparência. Proteção, abrigo ou camuflagem são algumas das explicações de como um ser vivo parece ser.

Em geral, as características da pelagem dos animais dependem do habitat em que vivem. 

A pelagem serve como uma proteção contra a temperatura e agressões de outros animais. Portanto, tem uma função defensiva que garante a sobrevivência.

O tipo de pele, lisa, com pelos, penas, claras, escuras, permite a adaptação ao meio ambiente. E a zebra não escapa dessa regra. Assim, as listras da sua pelagem continuam a ser objeto de pesquisa e debate.     

Por que as listras na pelagem da zebra?

Muita pesquisa foi feita sobre o assunto. Sem dúvida, os cientistas foram atraídos pela aparência original da zebra; explicações foram buscadas por mais de um século.

Mas há sempre uma nova voz que diminui o valor da teoria anterior e propõe outra razão.

zebra

Três conclusões, todas credíveis e possíveis, são o resultado da pesquisa mais recente. Os zoólogos ainda estão debatendo a validade e credibilidade delas.

Camuflagem

De acordo com esta versão, as listras servem para o animal se misturar com o meio ambiente, para se confundir com o entorno.

Desta forma, eles estariam fora do campo visual dos leões e hienas, seus principais predadores.

Esta teoria diz que as listras na pelagem da zebra criam uma ilusão de ótica que as oculta. 

O preto permitiria que as zebras se confundissem com as árvores; o branco imita os raios de luz que são filtrados através das copas das árvores.

No entanto, algumas pesquisas indicam que os predadores são capazes de localizá-las a mais de 50 metros (durante o dia) e a mais de 30 metros (à noite).

Eles percebem suas silhuetas como fazem com outros animais do mesmo tamanho. Nesse caso, as listras não seriam de nenhuma utilidade como proteção. 

Efeito térmico

Um estudo da Universidade da Califórnia afirma que as listras ajudam as zebras a conviver com altas temperaturas. 

A investigação baseou-se na descoberta de que nem todas as zebras têm o mesmo número de listras.

O número de listras das zebras é maior nas áreas onde a temperatura é maior. Quanto mais quente o habitat, mais listras a pelagem da zebra tem.

zebras

Repelente de moscas e insetos

As zebras vivem nas savanas, terras com bons prados. Elas são encontradas perto de fontes de água, pois é um animal que precisa beber muita água com frequência.

Nesta paisagem geográfica, a zebra convive com mutucas e moscas tsé-tsé. São insetos sugadores de sangue.

Foi descoberto que as listras pretas e brancas da pelagem da zebra são uma defesa contra esses insetos.

Estudos foram feitos na Hungria e na Suécia, analisando-se cavalos pretos, marrons e brancos. Insetos preferem pelagens escuras.

Qual o padrão das listras das zebras?

O padrão de listras estreitas em preto e branco causa um efeito especial ao refletir a luz. A conclusão é que as zebras têm um padrão de pelagem ideal para gerar a menor atração possível de insetos.

Mas a tendência geral dos zoólogos é pensar que não existe uma única razão válida. 

As listras da pelagem da zebra certamente obedecem a muitos fatores que fazem deste animal um dos equinos mais bonitos do planeta.