Por que os cachorros roncam?

Por que os cachorros roncam?

Última atualização: 22 Março, 2021

Alguns cachorros roncam. No entanto, é conveniente distinguir entre o ronco crônico e o ocasional, que pode ser causado por alergias ou pela postura do cão ao dormir. Além disso, algumas raças são mais propensas do que outras a roncar devido à sua fisionomia. Aqui vamos explicar por que os cachorros roncam.

Por que os cachorros roncam?

Descubra por que os cães roncam

O ronco é produzido por uma obstrução da traqueia, das vias respiratórias ou das fossas nasais, causando a redução das vias respiratórias e, portanto, uma vibração excessiva de suas paredes. Existem vários motivos que podem causar o ronco em um cão. Alguns são fisionômicos, como garganta fraca, maxilar tenso ou as próprias características faciais do cachorro. Outros são temporários e causados por agentes externos, como medicamentos, postura corporal ao dormir, passagem nasal bloqueada, excesso de peso ou uma reação alérgica. A seguir, explicamos alguns deles.

Reação alérgica

Às vezes, o ronco é causado por uma reação alérgica que causa estreitamento das vias aéreas. As alergias impedem a circulação adequada de oxigênio e também podem causar espirros e secreção nasal, um sinal de que afetam diretamente o trato respiratório. Se um cão é propenso a ter alergias, a exposição a poeira, pólen ou fumaça aumentará o ronco.

Para eliminar o ronco causado por alergias, pode-se tentar limpar a área onde o cão dorme, bem como seu cobertor para tirar a poeira e os pelos mortos, além de passar o aspirador de pó nos tapetes e nas cortinas com frequência. O cão também pode passear de manhã cedo e à noite, quando os níveis de pólen, poeira e fumaça são mais baixos. Além disso, a fumaça do cigarro e da cozinha deve ser evitada.

Excesso de peso

O excesso de peso causa um crescimento de tecido ao redor da garganta que pode causar uma obstrução parcial das vias aéreas e levar ao ronco. O ronco desaparecerá quando o excesso de peso for corrigido.

Obstrução da passagem nasal

A obstrução da passagem nasal pode ser causada por agentes externos (especialmente se o animal gosta de cavar buracos ou rolar na grama; ao comer e beber, alguns detritos também podem entrar nas fossas nasais), um tumor ou cisto (nesse caso, há não há escolha a não ser operar o animal) ou porque o animal está resfriado e com o nariz entupido. Nesses casos, o ronco é temporário e se reduz com a limpeza do nariz do seu cão.

Medicamento

Existem certos medicamentos que podem causar ronco temporário, que desaparecem assim que sua administração é suspensa. Esses medicamentos são principalmente os anti-histamínicos, os sedativos, os relaxantes musculares e os analgésicos.

Características faciais

As raças de rosto encovado têm nariz curto, palato muito longo e mole, e traqueia muito estreita, o que reduz um pouco a capacidade respiratória porque a capacidade total do nariz não pode ser usada. As raças de cães com tendência a roncar por terem essa fisionomia são principalmente boston terrier, bulldog, boxer, pug, pequinês, shih tzu, chow chow e shar pei.

Remédios para eliminar ou aliviar os roncos

Para cães com ronco crônico, existem vários remédios que podem ajudar a melhorar a postura ou a respirar melhor, como travesseiros, para que o cão fique com a cabeça levantada, uma cama redonda, cujo formato obriga o cão a se curvar, permitindo a expansão dos dutos de ar, um umidificador, que umedece o ar e reduz o ronco, ou ainda mudar a cama do cão de local para se afastar de possíveis alérgenos que causam o ronco.

Em casos muito extremos, a cirurgia pode ser considerada, mas sempre pesando os perigos e as vantagens dessa decisão.

Pode interessar a você...
Meu cão ronca: o que faço?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Meu cão ronca: o que faço?