Por que a capivara é considerada o animal mais amigável do mundo?
A capivara é considerada o animal mais amigável do mundo. Ele gosta de transportar outras espécies em suas costas em seu habitat natural, a Amazônia.
Hoje queremos convidar você a conhecer mais sobre esta bela espécie que comove a todos que a conhecem. Na verdade, a capivara fez uma aparição famosa no filme da Disney, Encanto. Vamos continuar a leitura? Vai valer a pena!
O que é a capivara e por que ela é tão simpática?
A capivara é um mamífero roedor da família dos cavídeos, nativo da América do Sul, considerado o maior roedor do mundo. Pode pesar até 90 quilos e se caracteriza por ter uma expressão séria no rosto, mas que gera muita ternura nas pessoas.
Acontece que é um animal muito amigável, carrega facilmente outras espécies nas costas, como galinhas, macacos, tartarugas e pássaros. Os Hydrochaeris hydrochaeris (nome científico) desenvolveram essa ação instintivamente e a ciência ainda não conseguiu explicar o porquê.
No entanto, acredita-se que isso se deva ao seu caráter calmo, sendo uma espécie de grande porte que se destaca por não ser agressiva, perigosa ou barulhenta. Isso é usado pelos animais que o cercam, assim como sua capacidade de nadar e ajudá-los a atravessar diferentes corpos d’água.
Como vivem as capivaras?
As capivaras vivem em rebanhos de até 20 indivíduos, preferem realizar suas atividades diárias ao entardecer e gostam muito de estar na água. É por isso que estão sempre perto de pântanos onde hidratam a pele.
Os filhotes desses mamíferos roedores começam a procurar seus recursos muito cedo. Poucos minutos após a eclosão, eles identificam suas mães e as seguem para obter ervas nutritivas com as quais se alimentam. Aos 15 meses já estão na puberdade e conseguem viver até 10 anos.
Embora sejam muito amigáveis, capivaras de diferentes rebanhos não se misturam porque provavelmente não serão bem-vindas.
Conta pra gente, você conhecia esses lindos e simpáticos animais?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Handley, C. O., Jr. 1966. Checklist of the mammals of Panama. Pp. 753-795, in Ectoparasites of Panama, (R. L. Wenzel and V. J. Tipton, eds.). Field Museum of Natural History, Chicago, 861 pp.
- Peceño M. C. (1983) Estudio Citogenética y Genético-evolutivo del “Chigüire”, Género Hydrochaeris. Licenciado en Biología. Graduate dissertation, Universidad Simón Bolivar, Sartenejas-Baruta.
- Mones, A. 1991. Monografía de la familia Hydrochoeridae (Mammalia: Rodentia). Sistemática, Paleotología, Filogenia, Bibliografía. Courier Forschungsinstitut Senckenberg, 134:1-235.
- Eisenberg, J.F. and Redford, K.H. 1999. Mammals of the Neotropics: The Central Neotropics. The University of Chicago Press, Chicago, USA.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.