Por que os flamingos são rosa?
Existem 6 espécies de flamingos, e cada uma delas possui hábitos e características diferentes, como a cor que carregam nas penas. O flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) é o mais alto, suas penas são mais claras e seus bicos são rosados. Por outro lado, o flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor) é o menor do seu grupo e apresenta várias tonalidades.
A cor dos flamingos não é uma característica física sem motivo. Além disso, algumas dessas aves são mais rosadas do que outras. Por quê? Se você quiser saber a razão dessa maravilhosa tonalidade corporal, continue lendo.
Características dos flamingos
Os flamingos são um tipo de ave da família Phoenicopteridae, o único grupo de aves na ordem Phoenicopteriformes. Existem 4 espécies distribuídas por toda a América (incluindo o Caribe) e 2 espécies são nativas da África, Ásia e Europa.
Essas 6 espécies anteriormente existentes estavam localizadas em um único gênero (Phoenicopterus), mas hoje a família tem 3 gêneros reconhecidos. Estes são os flamingos que você pode encontrar hoje:
- O flamingo-comum (Phoenicopterus roseus)
- Flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor)
- O flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)
- Flamingo-da-puna (Phoenicoparrus jamesi)
- O flamingo-dos-andes (Phoenicoparrus andinus)
- Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber)
Essas aves são conhecidas não apenas por sua cor, mas também porque geralmente são vistas em pé apoiadas em uma única perna enquanto a outra está dobrada sob o corpo. Os especialistas afirmam que os flamingos costumam ficar muito tempo nessa posição (até adormecerem).
Embora pareça muito estranho, os flamingos podem voar (mas geralmente fazem isso à noite) e também são considerados aves muito barulhentas. Existem até variações nas vocalizações entre as diferentes espécies que permitem sua distinção.
Outra característica muito interessante dessas aves é que elas são muito sociais e vivem em colônias de milhares de espécimes. Acredita-se que esse grande número nos agrupamentos serve para prevenir a predação, maximizar a ingestão de alimentos e usar locais de nidificação pouco adequados com sucesso.
De onde vem a cor rosa dos flamingos?
Você já ouviu a expressão “nós somos o que comemos”? Bem, os flamingos levam isso ao extremo. Sua cor rosa é explicada pelos carotenoides, pigmentos orgânicos encontrados naturalmente nas plantas e em outros organismos como algas, alguns tipos de fungos e bactérias.
Os carotenoides dão às cenouras sua cor laranja ou tornam os tomates maduros vermelhos. Além disso, esses pigmentos orgânicos também são encontrados nas algas microscópicas que os camarões comem. Alimentando-se de algas e camarões, os flamingos metabolizam os pigmentos de tal forma que suas penas ficam rosadas.
A dieta dos flamingos
Os flamingos se alimentam de algas, pequenas sementes, minúsculos crustáceos (como artêmia), larvas de mosca, outras plantas e animais que vivem em águas rasas, o que os torna onívoros. Seus bicos são especialmente adaptados para separar a lama dos alimentos que comem e são usados de uma forma única.
Ao se alimentar por filtração, os flamingos colocam a cabeça embaixo d’água, com o bico voltado para os pés para comer. Eles então varrem suas estruturas cefálicas de um lado para o outro e usam a língua para bombear água para dentro e para fora do bico.
As placas em forma de pente na borda do bico dessa ave criam um filtro para a água escorrer enquanto retém o alimento dentro. A filtragem dos alimentos é auxiliada por estruturas peludas chamadas lamelas, que revestem a mandíbula e a língua.
A cor dos flamingos de acordo com a espécie
Os flamingos-americanos (Phoenicopterus ruber) têm uma cor vermelha mais brilhante do que outros em sua família devido à disponibilidade de carotenos em seus alimentos. Por outro lado, os flamingos-pequenos (Phoeniconaias minor) são mais rosa-claro porque ingerem menos desse pigmento.
Como você já sabe, os carotenoides se decompõem em pigmentos. No entanto, seu consumo varia por espécie, o que afeta a saturação da cor. Por exemplo, flamingos cuja única dieta são algas azul-esverdeadas são mais escuros do que aqueles que as obtêm de segunda mão comendo animais que já as digeriram.
Os flamingos nascem rosa?
Segundo a BBC, os flamingos não nascem rosa, pois adquirem essa tonalidade com o tempo. Ao chegar ao mundo, essas aves são cinzentas ou brancas e ficam rosadas durante os primeiros anos de vida. Quando adultos, o rosa varia do vermelho claro ao vermelho vivo, dependendo da alimentação e das características de cada indivíduo.
A palavra “flamingo” vem do termo latino flamencum, que significa fogo e se refere à cor viva das penas das aves. Porém, em 2015 (em Chipre) foi conhecida a existência de um flamingo preto. Acredita-se que esse animal tenha sofrido de melanismo, um excesso de pigmentação escura que ocorre com relativa frequência em indivíduos de várias espécies.
Agressão de acordo com a cor dos flamingos
A National Geographic afirma que, de acordo com um estudo publicado em 8 de maio de 2020, os flamingos que têm uma cor rosa mais intensa tendem a ser mais agressivos. A isso se somam as informações de que aves com a plumagem mais rosada estão em melhores condições saúde e são mais propensas a atrair um parceiro.
Nessas aves, a cor desempenha um papel muito importante em suas relações sociais, pois o tom de sua plumagem é um sinal de que esses animais estão saudáveis e em forma. Quem tem as cores mais rosadas tem maior probabilidade de iniciar confrontos e brigar por status social, conforme apontam as fontes citadas.
Os flamingos saudáveis (e, portanto, mais rosados) comem com eficiência, pois dominam as áreas de alimentos e são agressivos com os outros quando procuram por comida. Por controlarem as situações no âmbito do grupo, essas aves mais aptas garantem a preservação de seus tons rosados e atraem pares igualmente rosados.
Em muitas espécies, os animais com cores mais vivas (por comerem carotenoides) têm capacidade alimentar superior e gozam de melhores condições físicas e de saúde. As parceiros interpretam dessa forma durante a estação reprodutiva, de modo que sempre procuram os machos mais chamativos.
Situação atual
Nenhuma das 6 espécies de flamingo está considerada ameaçada de extinção. Porém, são animais explorados pelo homem e que enfrentam ameaças, como a caça, a coleta de ovos, as mudanças climáticas e a destruição e a degradação de seus habitats.
Agora que você conhece a razão da cor dessas maravilhosas aves, é hora de contribuir para sua conservação e divulgar a prodigiosidade de sua natureza e de sua vida. Caso contrário, talvez não possamos mais desfrutar seus tons rosados daqui a alguns séculos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
BBC. (2019, 17 enero). Why are flamingos pink? – CBBC Newsround. https://www.bbc.co.uk/newsround/40964645
Elcacho, J. (2015, 9 abril). El mito del flamenco negro se hace realidad en un estanque de Chipre. La Vanguardia. https://www.lavanguardia.com/natural/20150409/54429504983/descubren-flamenco-negro-estanque-chipre.html
Morell, V. (2020, 9 junio). El color más rosáceo de estas aves es un indicador de buena salud y es seductor para las parejas, pero también significa que es más probable que se peleen por la comida. National Geographic. https://www.nationalgeographic.es/animales/2020/06/los-flamencos-mas-rosados-son-mas-agresivos
Smithsonian’s National Zoo & Conservation Biology Institute. (2021, 29 junio). Why are Flamingos Pink? And Other Flamingo Facts. Smithsonian’s National Zoo. https://nationalzoo.si.edu/animals/news/why-are-flamingos-pink-and-other-flamingo-facts
Wikipedia contributors. (2021, 25 agosto). Flamingo. Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Flamingo#Species
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.