Por que seu gato morde você durante seu sono?

Os gatos são famosos por serem independentes, mas, apesar disso, precisam da atenção de seus humanos como qualquer animal de companhia.
Por que seu gato morde você durante seu sono?

Última atualização: 12 Outubro, 2021

Os felinos podem ser excelentes companheiros de sono noturno. Eles são quentes, seu ronronar relaxa alguns humanos e pode até ajudar a dormir. Tudo é um mar de flores até que, de repente, seu gato morde você durante seu sono. Às vezes de forma gentil, às vezes agressiva, mas no fim das costas morde.

Se você é uma daquelas pessoas que deixa seu gato beliscar com a boca enquanto vocês dormem (certamente na melhor parte do sonho), saber por que ele faz isso ajudará a buscar uma solução para esse comportamento aparentemente inexplicável. Continue lendo, pois trazemos algumas explicações.

Algumas razões pelas quais seu gato morde você durante seu sono

Seja pela razão que for, não castigue seu gato por impulso. O mais importante é saber por que você está fazendo isso e começar a lidar com o comportamento a partir daí. Apresentamos algumas das explicações para esse comportamento nas linhas a seguir.

Para brincar com você

A maioria dos gatos são noturnos e ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Animal Path afirma que eles adoram tirar uma soneca durante o dia e, portanto, ficam com muita energia à noite. Se o seu gato não for bem educado, ele pode ficar correndo e fazendo barulho enquanto você dorme e até tentar brincar com você. Essa é uma situação que dá lugar à possibilidade de morder você durante seu sono para brincar.

Os gatos se acalmam à medida que envelhecem, mas se você não quer que seu felino ativo morda seus pés à noite, é melhor fechar a porta do quarto. Sem ninguém com quem brincar, ele ficará entediado e tentará acordar você, mas provavelmente desistirá se perceber que não tem como chegar perto.

Por que seu gato te morde enquanto você dorme?

Para chamar sua atenção

Os cães latem quando querem chamar a atenção do tutor para algo. Os gatos, por outro lado, não emitem um som tão alto e vistoso como o latido de um canino, mas usam tudo o que têm à sua disposição para acordá-lo. Portanto, eles vão miar e, se necessário, morder você.

Qualquer som ou cheiro incomum é causa de alerta do ponto de vista de um gato. Uma vez acordado, não o ignore: siga-o ou analise o que seu felino deseja. Pode ser uma tentativa de transmitir algo importante para você ou ele pode não estar se sentindo muito bem.

Por agressão

Quando o seu gato morde você durante seu sono, observe imediatamente como ele age: a posição das orelhas, do corpo, da cauda e do pelo, entre outras coisas. Você pode estudar os sinais de agressividade no gato de acordo com sua expressão corporal e, assim, chegar à conclusão de que, de fato, ele está zangado com você. Depois de descobrir a emoção, procure um profissional para descobrir o motivo.

Porque ele está com fome

Um felino faminto não hesitará em acordá-lo. Para esses animais, saciar seu desejo por comida é importante, e a situação deve ser resolvida o quanto antes. A mordida que um gato faminto dá em seu tutor é leve. Se pelo contrário for agressivo, o motivo será outro.

O que fazer para que seu gato não morda você durante o sono?

Existem várias maneiras de resolver esse comportamento, mas antes de escolher uma ou outra você deve saber que a melhor forma de reduzi-lo é não estimular o medo. Castigar seu gato fará com que ele tenha medo de você e não goste mais da sua companhia. Além disso, é possível que ele morda você mais forte em ocasiões futuras, se você demonstrar violência.

O mesmo acontecerá se você usar outros métodos dos quais ele não gosta, como um spray com água. A única coisa que você conseguirá nesses casos é que o animal tenha medo de você e não queira se aproximar em hipótese alguma. Para tentar corrigir as mordidas do seu gato enquanto você dorme, recomendamos que você siga as orientações que expomos.

Passe mais tempo com ele

Os gatos são criaturas sociais, talvez não com outros felinos ou animais, mas sim com seus humanos favoritos. O seu gato frequentemente expressa desapontamento com a falta de atenção recebida por meio de mordidinhas. Certifique-se de passar mais tempo com seu felino para criar um vínculo forte.

Faça exercícios, brinque e canse seu gato à noite

Você pode passar um tempo com o seu felino à noite e brincar um pouco com ele para que na hora de dormir ambos estejam cansados. Dessa forma, o gato gastará sua energia e descansará profundamente sem incomodar.

Alimente-o antes de dormir

Se você acha que o motivo pelo qual seu gato está mordendo você durante seu sono é porque ele está com fome, alimente-o antes de dormir. Você pode brincar com ele e depois alimentá-lo. Dessa forma, ele ficará cansado, satisfeito e feliz por ter passado um tempo com você.

Tire ele da sua cama

Se nenhuma das outras soluções funcionar para o seu gato, você pode optar por mantê-lo longe da sua cama à noite. A Cat Society afirma que essa costuma ser uma boa solução se você não tiver o costume de dormir com seu felino.

Dormindo ou acordado, é importante que você encontre um motivo para as mordidas do seu gato e lide com esse comportamento. Para que ele entenda que não deve fazer isso, feche a porta do seu quarto, fique longe dele, ignore-o ou mostre-lhe um brinquedo.

Com esses gestos simples, você dirá ao seu gato que você não é um de seus brinquedos (nem suas mãos, nem seus pés) e que a hora de brincar com você termina quando ele morde. Assim, o animal aprenderá a não fazer isso e compreenderá as consequências de suas ações.

Para afastá-lo, você também pode usar um pouco de óleos essenciais cítricos em sua cama. Esse cheiro não é apreciado pela maioria dos gatos e irá impedi-los de subir para morder você. O que você deve ter em mente é que isso é apenas um remédio, não uma solução. Se você quer o melhor bem-estar para o seu gato, o ideal é saber por que ele morde você e buscar outra solução. Peça ajuda a um etologista se for necessário.

Um pequeno gato morde o pé de seu guardião.

Existem muitos motivos pelos quais seu gato morde você durante seu sono. Evitar isso é fácil, mas todo tutor deve considerar o motivo desse comportamento e resolvê-lo. Se o animal estiver doente ou mal socializado e sua condição não for resolvida, será uma questão de tempo até que a situação se agrave.

Pode interessar a você...
Como corrigir os maus comportamentos do gato
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como corrigir os maus comportamentos do gato

Os maus comportamentos do gato podem estar relacionados a uma condição que ele sofre, mas geralmente estão ligados a uma educação precária.