Por que meu cachorro fica acordado durante a noite?

dezembro 18, 2019
Se o seu cachorro fica acordado durante a noite, você deve prestar atenção no seu comportamento para tomar a medida mais eficaz.

O sono correto dos animais de estimação é tão importante quanto o dos demais membros da família. Se o seu cachorro fica acordado durante a noite, certamente incomoda todos que dormem na mesma casa que ele.

O mais comum no mundo dos cães, que já estão habituados a viver com os humanos, é que passem entre oito e nove horas dormindo durante a noite, o que será suficiente para que acordem com a energia de que precisam no dia seguinte.

A essas horas deverão se somar os vários cochilos durante o resto do dia. Isso é o que faz um cachorro que esteja saudável e equilibrado. Caso contrário, isso pode afetar o seu comportamento e, sobretudo, a sua saúde.

Algo que pode virar um problema é deixar que o seu animal de estimação durma no mesmo quarto que você. Logo ele vai se acostumar e então vai ser difícil deixar esse hábito caso você decida, de repente, que ele deve dormir em outro cômodo porque está incomodando o seu sono.

O seu cachorro fica acordado durante a noite?

Se você acabou de adotar o seu cachorro ou se ele é um filhote, é bem normal que seja complicado para ele dormir a noite toda e que recorra a você para receber a sua atenção, seja porque ele está entediado ou porque ele está com vontade de fazer as suas necessidades.

Os cachorros dormem até 20 horas diárias em intervalos curtos, precisando se adaptar ao ritmo de vida do dono e, a princípio, costuma ser difícil que durmam a noite toda sem despertar.

Cachorro dormindo

Esses são os motivos mais comuns pelos quais o seu cachorro não deixa você descansar à noite:

  • Ele está com muita energia: há raças de cachorro que precisam de muito mais atividades do que outras. Assim, se você não o deixar sair o suficiente para espairecer, ele vai chegar ao fim do dia com muito mais energia do que nós e não vai querer dormir.
  • Problemas médicos: se o cachorro fica acordado durante a noite, pode ser porque ele não aguenta mais e precisa fazer as suas necessidades. Isso ocorre muito com os cães mais velhos ou com problemas de saúde, o que os leva a não conseguirem se segurar durante tantas horas. Uma solução para não quebrar o seu sono seria deixar jornais para que ele os use durante a noite.
  • Mudanças na rotina: assim como acontece conosco, os cachorros são animais de rotina. Assim, é aconselhável deixar que descansem mais ou menos nos mesmos horários todos os dias.
  • Silêncio: os cachorros são facilmente estimuláveis. Portanto, eles precisam de um lugar para descansar tranquilos. Senão, eles vão acordar com cada mínimo ruído que escutarem e vão tentar chamar a sua atenção.
  • Alimentação: não alimente o cachorro entre uma e duas horas antes da hora de dormir, porque pode ser mais difícil para ele pegar no sono.
  • Resista às suas chamadas: se o cachorro se aproximar da sua cama ou te chamar do outro lado da porta, você tem que aguentar e não sair e recompensá-lo com carinho. Caso contrário, toda vez que ele quiser a sua companhia, não vai hesitar em acordá-lo. É difícil, mas necessário…
Cachorro inquieto

  • Excesso de calor na casa: os cães costumam ser muito calorentos, então eles não vão parar de se mexer se a temperatura estiver alta demais em casa, e vão ficar mudando de lugar durante a noite toda em busca de um espaço fresco. Infelizmente, o simples ruído que ele faz com as unhas ao andar pode acordar você.

Tenha paciência, muita paciência

Obviamente, cada raça de cachorro reage de uma forma aos diferentes estímulos, mas você tem que ter paciência e tomar medidas sempre positivas para o animal, com recompensas.

Se você agir de forma negativa e trancar o animal em um cômodo no qual ele não quer estar, vai ser mais difícil para ele pegar no sono. Assim, ele sempre vai perceber isso como algo negativo.

Com esta série de dicas, você poderá conseguir fazer com que seu cachorro e você vivam muito mais à vontade, já que dormir bem é algo fundamental tanto para ele quanto para você. 

  • Wikihow. Cómo evitar que tu perro te despierte en la noche. Coautor: Pippa Elliott. Extraído de: https://es.wikihow.com/evitar-que-tu-perro-te-despierte-en-la-noche
  • Kiwoko. Consejos de Adiestramiento: Trucos para que tu perro duerma por la noche. Extraído de: https://www.kiwoko.com/blogmundoanimal/como-educar-perro-dormir-por-la-noche/
  • Experto animal. Mi perro no duerme por las noches. 30 de noviembre de 2015. Extraído de: https://www.expertoanimal.com/mi-perro-no-duerme-por-las-noches-20493.html