Por que meu cão não quer dormir em sua cama?

julho 4, 2018
Ter sido permissivo desde que ele era um filhote é o motivo mais comum para que ele queira passar a noite com você, sentindo-se mais protegido, um instinto dos cães e dos animais de grupo.

Mais uma vez você acorda e sente algo em seus pés, um peso que incomoda até certo ponto: é o seu cão! Ele fez de novo: voltou a dormir com você. Por que ele não quer dormir em sua própria cama? Você não entende… ainda mais agora que comprou para ele uma cama bonita e confortável. Vamos ver as razões e as possíveis soluções para este problema.

Por que meu cão não quer dormir em sua cama

Uma das principais razões pelas quais seu cão não quer dormir em sua cama é possivelmente porque, sem perceber, você foi permissivo com ele. Entendemos que, quando adotamos um filhote, queremos estar com ele o tempo todo, e isso nos faz permitir que ele vá para qualquer lugar da casa. A nossa cama é um daqueles lugares em que ele muito deseja estar.

Por outro lado, a dependência é um comportamento natural dos cães e muito mais se ele ainda for um filhote. Lembre-se de que os cães são animais de grupo e, em seu estado selvagem, há milhares de anos, eles costumavam dormir juntos para se proteger de temperaturas e dos perigos.

Este comportamento foi extrapolado para os nossos dias e, mesmo sendo animais de estimação, eles ainda têm esse instinto de sobrevivência que requer proteção. Quem melhor do que você para ele procurar? O que queremos esclarecer é que o fato de seu cão dormir com você não é prejudicial para ele ou para você, então você decide o que quer fazer.

Cão dormir em sua cama

Meu cão não quer dormir em sua cama, como evitar?

Se mesmo sabendo que essa foi uma decisão sua, mas você não está feliz com o seu cão dormindo em sua cama, precisa saber como resolver isso, já que se tornou um problema para você. Aqui estão algumas dicas que você poderá seguir:

Escolha um lugar seguro

Analise onde a cama do seu cão foi colocada. Uma das razões que poderia levá-lo a querer dormir em sua cama, seria porque a dele está em um lugar onde há muito barulho ou onde ele não se sente seguro. Se você acha que isso acontece, mude a cama dele de lugar. Se seu cão for medroso, você também pode optar por colocar a cama dele em seu quarto.

A melhor coisa é procurar um lugar sem barulho e que você coloque a cama próxima a uma parede. Ter a cama no meio de uma sala pode fazer com que o cão fique em uma posição de vigilância o tempo todo. Ele pode pensar que um perigo está à espreita. Lembre-se também de que a temperatura é importante na escolha do local ideal.

Exercícios

Seu cão precisa de uma dose de exercícios suficientes, que permita que ele durma rapidamente. Se não, ele começará a dar voltas e terminará em sua cama, para encontrar um pouco de conforto em sua insônia. Entretanto, se o animal se cansar, é provável que, assim que você voltar da rua, ele caia na cama dele e adormeça.

Alimentação

Comer muito tarde da noite pode impedi-lo de dormir bem e de encontrar um lugar mais confortável do que a cama, quer dizer, a sua cama e não a dele. Lembre-se de que a digestão dos cães é muito mais lenta que a nossa, então tente oferecer sua última refeição à tarde, ou pelo menos duas horas antes de dormir.

Seja firme

Se você acha que o problema pelo qual o seu cão não quer dormir em sua cama é que você tem sido muito permissivo com ele desde que ele era um filhote, é hora de mudar, caso você queira mesmo que ele pare com esse hábito. É normal que, se você não o deixar agora, o animal irá chorar, gemer ou mesmo latir, mas seja firme se quiser alcançar seu objetivo.

cão dormir em sua cama

Fale em um tom amigável, mas firme. Ele não aceitará a mudança logo de cara. É desnecessário dizer que ensiná-lo a mudar um comportamento, com uma ordem, requer paciência e afeto. O que dá melhores resultados nesses casos é o reforço positivo, de modo que os gritos, as punições e, é claro, bater no animal, são atitudes que só causam sofrimento e traumas.

Qualquer mau comportamento que queiramos erradicar dos nossos animais de estimação é mais fácil do que pensamos, mas sempre requer um pouco de esforço e paciência, como neste caso.