Saiba por que você não deve embelezar seu animal de estimação

julho 23, 2019
Os produtos para embelezar seu animal de estimação podem causar danos físicos ou psicológicos provocados por estresse, intoxicação ou alergias na pele.

O hábito de usar produtos e cosméticos para embelezar o seu animal de estimação não é uma boa ideia. Infelizmente, existem muitos acessórios que o mercado oferece para vestir e mudar a aparência de cães, gatos e outros animais.

De esmaltes a roupas íntimas, sapatos e tinturas de pelos, existem muitas opções para embelezar o seu animal de estimação. No entanto, o que parece ser uma boa foto para o Instagram está longe de ser benéfico para estes pequenos animais.

Pense por um segundo em como nossos animais de estimação estariam em seu estado natural. Com certeza seria impossível para um gato ou um cachorro sentir a necessidade de se arrumar para ficar mais bonito.

Certamente a ideia de embelezar o seu animal de estimação corresponde mais a um hobby pessoal seu do que a uma questão de empatia com o animal.

O que essa moda significa para os animais de estimação?

Os concursos de beleza de animais, especialmente de cães e gatos, já existem há muito tempo. Entretanto, atualmente a moda é enfeitar os animais a ponto de parecerem mais bonecos do que seres vivos.

Sabemos que alguns pássaros ou alguns peixes usam a cor e as formas chamativas para atrair um companheiro nas temporadas de acasalamento. Por sua vez, os mamíferos baseiam suas escolhas de parceiros em questões de olfato ou liderança.

No entanto, nos últimos anos as competições para animais de estimação começaram a implementar efeitos de grooming shows. A prática se assemelha a trabalhos de cabeleireiros para animais de estimação.

Esta nova moda implica que cada animal deve passar por horas de “embelezamento”, cortando, penteando e tingindo seus pelos.

Poodle com os pelos tingidos

Em países como a China e o Japão, os efeitos nos pelos são tão sofisticados quanto os observados nos cabelos dos seres humanos. Do encaracolado ao liso, o importante para estas pessoas é modificar as características naturais do pelo e transformá-lo em algo diferente e, acima de tudo, artificial.

O grooming para cães é capaz de modificar completamente a aparência natural do animal: orelhas, pata, rabo, dorso... Tudo é modificado por meio de cortes singulares ou com penteados que não proporcionam benefícios aos animais.

Quais são os problemas de embelezar o seu animal de estimação?

Antes de mais nada, vamos esclarecer que os tratamentos higiênicos e de saúde são muito diferentes dos “tratamentos” estéticos que são feitos em animais de estimação. Dar banho com xampu antipulgas, tosar os pelos quando as altas temperaturas começam ou cortar as unhas são hábitos importantes.

Os benefícios de embelezar ou enfeitar animais para fins estéticos são nulos. Talvez, como um único ponto que poderia ser positivo, seu animal de estimação passaria um tempo com você e poderia ver a sessão de embelezamento como uma brincadeira ou uma demonstração de afeto.

No entanto, o problema são as possíveis consequências físicas e psicológicas de curto e longo prazo. Na prática, existem inúmeros estudos científicos que revelam informações sobre os agentes tóxicos presentes nestes cosméticos. O esmalte de unhas, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial.

Produtos de beleza para cães

Está na moda pintar as unhas dos animais de estimação, sem considerar que elementos como o chumbo presente na tinta podem afetar nossos bichinhos de forma muito negativa. Outros produtos podem provocar danos respiratórios, podendo até causar asma no seu animal de estimação.

Além disso, outra tendência que vem crescendo é a de tingir os pelos dos animais de estimação. Algumas pessoas aproveitam os tons claros do pelo do animal para aplicar cores como rosa, verde ou violeta. No entanto, o risco para a saúde saúde física e psíquica dos animais é altíssimo.

Intoxicações provocadas pelos compostos químicos, alergias na pele e o estresse são algumas das consequências negativas dos produtos para embelezar seu animal de estimação.

Os animais de estimação podem usar roupas?

Quanto a colocar roupas em animais de estimação, a situação é a mesma. O animal sente que sua liberdade fica muito limitada quando está vestindo roupas em excesso nas estações de inverno. Precisamos lembrar que estamos lidando com um ser vivo.

Em conclusão, os animais são bonitos por si só, tendo ou não pedigree. A moda de tingi-los, maquiá-los ou enfeitá-los apenas alimenta uma indústria que pouco se importa com o bem-estar animal.