Por que o husky siberiano tem olhos azuis?

· novembro 19, 2018
Os cães da raça husky siberiano têm olhos azuis que nos encantam. Mas por que essa cor é predominante? Confira neste artigo.

O husky siberiano é conhecido pela sua resistência a temperaturas extremas e seus belos olhos azuis, mas você já se perguntou por que eles têm olhos dessa cor?

Os huskies siberianos estão entre as raças de cães mais facilmente identificadas pelas pessoas. Seus olhos azuis, ou de cores diferentes, geralmente atraem muito mais atenção do que outras raças.

Mas você quer saber por que esses lindos cães têm essa cor em seus olhos? Pesquisas recentes parecem ter encontrado a resposta.

Para muitas pessoas, a cor dos olhos evoca as terras frias da Sibéria, e esse olhar celeste pode congelar e ao mesmo tempo apaixonar.

Entretanto, é possível que a cor dos olhos e da pelagem mude com a idade. As tonalidades finais são definidas nos primeiros seis meses de vida.

Olhos expressivos e elegantes

Nesse ano foi realizado o maior estudo de comparação genética em caninos até o momento.

Os cientistas fizeram testes de DNA para explorar, entre outras variações, a cor dos olhos e a pelagem dos huskies siberianos.

Os investigadores descobriram uma modificação genética que poderia ser a causa do tom dos olhos desses cães.

A pesquisa foi realizada em uma população de seis mil exemplares da raça. Os proprietários desses cães compraram equipamentos de teste de DNA para identificar ou confirmar a pureza da raça.

Além disso, também buscaram explorar possíveis riscos à saúde que seus amigos de quatro patas poderiam estar correndo.

Os cientistas tiveram acesso a uma grande quantidade de dados fornecidos através do equipamento de teste.

Cães da raça husky siberiano na neve

As informações foram obtidas através de uma pesquisa online feita com os proprietários desses animais de estimação, que compartilharam voluntariamente os dados solicitados.

Além disso, também ofereceram fotografias de seus amigos que serviram para completar o registro dos pesquisadores.

Por que o husky siberiano tem os olhos azuis?

A análise das informações coletadas revelou que uma mutação no cromossomo canino 18 está fortemente associada à cor azul dos olhos desses cães esquimós.

Essa mudança genética aparece perto do gene ALX4, que está relacionado ao desenvolvimento ocular dos mamíferos.

Há várias raças de cães que têm olhos azuis, incluindo pastores australianos e border collies. No entanto, nessas raças, os olhos azuis são herdados como um traço recessivo.

Essa variação genética ocorre em humanos nos genes HERC2 e OCA2 do genoma, o que resulta em olhos azuis.

A mutação no gene dos huskys siberianos resulta em uma menor produção de pigmento nos olhos. Dessa forma, essa pouca pigmentação faz o olho parecer azul.

Segundo os especialistas, não há pigmento azul: a cor é o resultado da maneira pela qual a luz entra e sai do globo ocular. Isso cria a aparência de azul, assim como o céu parece azul , mas o espaço exterior não é.

Filhote de husky siberiano no colo

Suporte massivo

Uma das questões mais marcantes dessa investigação foi a grande quantidade de informações disponíveis para os especialistas. Nos anos anteriores, eles trabalharam explorando doenças neurológicas em pastores alemães.

Esse estudo veio com o desafio de obter o DNA de 40 espécimes daquela raça, pois eles precisavam percorrer vários quilômetros com materiais e equipamentos para colher as amostras.

Os voluntários do estudo coletaram amostras de seus animais de estimação e enviaram-nas para um centro de coleta. Então, preencheram um formulário online com detalhes das características de seu cão.

Essa dinâmica lança as bases para uma nova maneira de fazer genética no século 21.

Os proprietários dos huskies siberianos estudados ficaram felizes em participar do estudo. Afinal, contribuir para a ciência é algo que não é comumente disponível para cidadãos comuns, o que torna esse tipo de participação mais especial.

Esse tipo de colaboração inspira pesquisadores que decidiram continuar estudando o genoma canino. Já estão sendo criados projetos que servem para aprender mais sobre as características morfológicas dos huskies siberianos.

Além disso, vários estudos têm sido planejados para analisar a saúde desses belos cães.