Razões pelas quais os cães roncam

abril 18, 2020
Quando os cães roncam, o que isso realmente significa? O ronco é sempre normal? Por que alguns cães roncam e outros não? Descubra as respostas para essas e outras perguntas a seguir.

É importante entender por que os cães roncam. Primeiro, devemos saber que, em muitos casos, o ronco é perfeitamente normal e inofensivo.

Às vezes, os donos podem pensar que é divertido ouvir o cachorro roncar. Em outras ocasiões, eles podem achar o ronco irritante, especialmente se dividirem o quarto com o animal. Lembre-se de que, se um cão ronca acordado ou começa a roncar durante o sono sem nunca ter feito isso antes, ele deve passar por uma consulta veterinária.

Por que os cães roncam?

Basicamente, os cães roncam quando o ar não flui livremente através das passagens nasais ou da garganta. Isso pode acontecer ocasionalmente, por exemplo, quando seu cão dorme de costas. Nessa posição, a língua pode cair na garganta, o que impedirá que a respiração flua.

Atenção! Não se apresse em rir ao ouvir cães roncando, porque a causa nem sempre é tão inocente.

Cães de algumas raças roncam mais que outros?

Sim. Certas raças são mais propensas a roncar. Raças de rosto chato são compreensivelmente propensas a roncar, já que suas vias aéreas são mais curtas e podem ter mais problemas para mover o ar.

Essas raças são chamadas de braquicefálicas e incluem pugs, buldogues, boxers, shih tzu e Boston terrier. Nesses casos, o ronco pode ser considerado “normal”. Observe que, mesmo se você tiver um tipo diferente de raça, não braquicefálica, a ausência de ronco não é garantida.

Devemos ter em mente que a posição que o cachorro adota na hora de dormir também tem uma influência, assim como a forma do pescoço e o comprimento do nariz. Portanto, tente mudar o cão de posição e veja se a situação melhora. Além disso, a cabeça erguida pode reduzir o ronco, por isso pode ser útil dar um travesseiro ao seu cachorro.

Outra sugestão que parece ser eficaz é usar um umidificador, que aumenta a umidade do ar e pode ajudá-lo a dormir melhor. Se o ronco do seu cão se tornar uma situação preocupante, você pode consultar o seu veterinário sobre uma possível intervenção cirúrgica.

Uma razão de peso pela qual os cães roncam

Outra causa comum de ronco em cães é a obesidade. É importante saber que, quando um cão está com sobrepeso ou obesidade mórbida, pode acumular gordura extra na garganta. Esse tecido extra pode bloquear as vias aéreas e causar os roncos.

Essa situação pode ser extremamente perigosa, pois os anéis da traqueia podem entrar em colapso ou se fechar enquanto o animal estiver dormindo. Lembre-se, além disso, de que a obesidade causa muitos outros problemas, razão suficiente para qualquer cão perder peso em excesso.

Cachorro dormindo

As alergias podem causar roncos

Assim como ocorre com as pessoas, alergias a poeira, pólen, perfumes e caspa de outros animais de estimação podem dificultar a respiração e favorecer o ronco.

Se o ronco do seu cão for causado por alérgenos, limpe sua roupa de cama todos os dias. Passe algum tempo caminhando ao ar livre quando os níveis de pólen e o tráfego de carros estiverem baixos. Aspire regularmente a casa e troque o filtro de ar.

Ronco e problemas dentários

É importante saber que um abscesso ou qualquer crescimento ou massa na cavidade oral ou nos seios da face pode causar roncos. Se a infecção não for tratada, ela pode se espalhar pelo corpo do animal e causar problemas muito mais sérios. É importante verificar regularmente a boca do seu cachorro e ficar alerta quanto a sinais de infecção nos dentes e gengivas.

Muitos cães roncam dormindo

Obstruções nasais e das vias aéreas

Pode acontecer que o seu cão tenha um corpo estranho no nariz. Talvez seja algo que faça parte do seu brinquedo favorito ou sementes de grama ou outros materiais vegetais que o animal coletou durante a caminhada na rua.

Se seu cachorro espirra muito ou esfrega o nariz com desconforto, ele pode ter algo preso no local. Além disso, um bloqueio pode ser acompanhado por uma secreção nasal. Então, dê uma olhada e, se houver algo preso no nariz, talvez seja hora de consultar o veterinário para removê-lo.

  • Lafrentz, J. R., Brietzke, S. E., & Mair, E. A. (2003). Evaluation of palatal snoring surgery in an animal model. Otolaryngology—Head and Neck Surgery, 129(4), 343-352.
  • Riecks, T. W., Birchard, S. J., & Stephens, J. A. (2007). Surgical correction of brachycephalic syndrome in dogs: 62 cases (1991–2004). Journal of the American Veterinary Medical Association, 230(9), 1324-1328.
  • Bach, J. F., Rozanski, E. A., Bedenice, D., Chan, D. L., Freeman, L. M., Lofgren, J. L., … & Hoffman, A. M. (2007). Association of expiratory airway dysfunction with marked obesity in healthy adult dogs. American journal of veterinary research, 68(6), 670-675.