Por que os gatos ronronam?

· janeiro 14, 2019
Normalmente, os felinos domésticos emitem esse som como um sinal de sentimentos positivos ou prazerosos, embora possam estar chamando a atenção tanto para conseguir o que querem como para pedir ajuda diante do perigo. 

O ronronar dos gatos consiste em um som emitido ritmicamente e em baixo volume. Em geral, associamos essa vocalização a momentos de prazer e relaxamento, quando acariciamos nosso gato, por exemplo. 

No entanto, felinos domésticos podem emitir esses sons em diferentes circunstâncias. Quer saber por que os gatos ronronam e quais são os diferentes significados desse som felino?

Gatos e sua extraordinária capacidade de vocalizar

Atualmente, sabe-se que os gatos têm uma incrível capacidade de vocalizar, o que vai muito além de seus miados e ronronado.

Nossos filhotes são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes, em diferentes contextos.

Embora os gatos usem principalmente a linguagem corporal para se comunicar, essas vocalizações desempenham papéis cruciais em sua relação com os seres humanos, outros gatos e seu ambiente.

Entre tantas vocalizações possíveis, 11 sons destacam-se como os mais comuns na rotina dos felinos domésticos.

Estes são:

  • Miados
  • Ronronado
  • Chilreados
  • Bufos
  • Chamados sexuais
  • Rosnados
  • Sibilos (hisss)
  • Chamado de socorro (pedido de ajuda)
  • Uivos e gritos
  • Murmúrios
  • ‘Cacarejos’

Por que os gatos ronronam?

Muitos donos se perguntam por que os gatos ronronam em diferentes ocasiões. Antes de responder a essa questão, é fundamental entender que cada gato é um ser singular, dono de uma personalidade única. 

Portanto, é impossível estabelecer um manual de como entender o ronronar e miados de um gatinho.

ronronar dos filhotes de gato

Para interpretar o que seu gato quer dizer quando ronrona, é essencial considerar a circunstância em que essa vocalização aparece.

Além disso, será essencial analisar a postura corporal e as expressões faciais do gato para identificar seu humor e entender a mensagem que ele transmite.

Abaixo, explicaremos as principais razões pelas quais os gatos ronronam para ajudá-lo a melhorar sua comunicação com seu gatinho.

Lembre-se de reservar um tempo especial para compartilhar com seu felino, observar sua linguagem corporal e conhecer sua própria personalidade.

Por que os gatos ronronam quando os acariciamos?  

Em gatos domésticos e selvagens, o ronronar é caracterizado como um som muito positivo: indica emoções como complacência, desejo ou serenidade.

Na rotina da casa, podemos ver que um gatinho ronrona em várias situações que geram prazer: ao comer, receber seu brinquedo favorito ou ser acariciado por seus donos.

Quando nossos gatinhos ronronam para receber nossas carícias, essa vocalização é geralmente suave e irregular.

Este é um sinal de que nossos mimos oferecem-lhe um estado de máximo relaxamento.

O ronronar também indicam que nosso felino se sente seguro em nossa companhia e que compartilhamos um vínculo baseado na confiança e no amor mútuo.

Em outras ocasiões, os gatos também podem ronronar para chamar nossa atenção e solicitar algo de interesse deles. 

Este ronronar é diferente do anterior, pois mostra um tom regular e vigoroso e é emitido persistentemente; é uma amostra de quão teimosos nossos gatinhos podem ser para conseguir o que querem.

Gato miando

E por que filhotes de gatos ronronam?

Durante o parto podemos observar que as fêmeas ronronam de maneira serena e regular. 

O objetivo dessa vocalização é criar um ambiente calmo e acalmar seus filhotes em seu primeiro contato com o mundo exterior.

O ronronar da genitora também guia seus filhotes em seus primeiros dias de vida, quando ainda não podem ser guiados por seus próprios sentidos.

Assim, os gatos filhotes também ronronam quando bebem o leite materno, como sinal de prazer e tranquilidade. 

Além disso, os pequenos podem usar o ronronar para pedir a ajuda de seus pais, quando são confrontados com qualquer ameaça ou estímulo estranho.

Quando o ronronar é um sinal de preocupação

Embora não tão frequente quanto o ronronar de prazer, os gatos podem ronronar como um sinal de dor ou desconforto. 

Nestes casos, a vocalização será mais aguda e muito barulhenta, pois procuram captar a nossa atenção para obter ajuda imediata.

Se o seu gato ronrona alto e mostra outros sinais de dor ou alterações no seu comportamento, é essencial levá-lo rapidamente ao veterinário, porque algo pode estar acontecendo.

Por outro lado, o ronronar também é uma maneira que o gato encontra para nos pedir para acabar com uma situação chata ou desconfortável.

Este som apaziguador é emitido uniforme e ritmicamente. Deste modo, o felino expressa sua amizade e indica que não deseja entrar em nenhum conflito.