Por que seu cão se sacode?

· agosto 26, 2018
Existem diferentes razões pelas quais um cão se sacode. Às vezes são normais e outras vezes mais preocupantes: ele pode se sacudir para se secar ou limpar a si mesmo. Mas também poderá fazê-lo porque tem parasitas ou para se libertar do estresse, entre outras razões.

Todos os donos de animais já viram como um cão se sacode da cabeça até a ponta da cauda. Embora esse comportamento seja inofensivo em algumas ocasiões, ele também poderá surgir como sintoma de algum desconforto.

Para evitar riscos, é importante saber por que seu cão se sacode e reconhecer quando esse hábito é motivo de preocupação. A fim de ajudá-lo a saber quando é necessário procurar a ajuda de um veterinário, listamos as principais causas das “sacudidas” de seu cão.

5 razões pelas quais o seu cão se sacode

Como já mencionamos, não há uma única razão para que o seu cão se sacuda. Esse comportamento pode aparecer por diferentes razões e é importante considerar a frequência e o contexto em que ocorre. Você também precisa saber como reconhecer se a sacudida está acompanhada por algum outro sintoma.

  • Seu cão se sacode após o banho?

Esta é a razão mais comum pela qual os cães se sacodem. Eles simplesmente procuram se secar depois do banho ou de um passeio em dias chuvosos. Estima-se que, ao sacudir o corpo, os cães possam eliminar até 70% da água acumulada nos pelos e na pele.

Os cães têm uma necessidade instintiva de se secar, por diferentes razões. Primeiro, porque a pelagem deles fica muito mais pesada quando está molhada, o que dificulta a mobilidade e gera algum desconforto. Quando seu cão se sacode, ele sente alívio imediato por ficar mais leve e por poder recuperar sua agilidade.

cão se sacudindo

Por outro lado, em dias quentes, os cães adoram se refrescar para aliviar o calor, mas isso não significa que eles gostem de ficar molhados por muito tempo. A umidade, combinada com as altas temperaturas, gera uma espécie de “efeito estufa” que é desagradável para os cães.

Além disso, este microclima quente e úmido favorece a proliferação de bactérias e de fungos, que podem prejudicar a saúde de nosso animal de estimação. Por tudo isto, não podemos nos esquecer de secar muito bem a pelagem de nosso cão, prestando especial atenção para as orelhas.

  • Seu cão se sacode e se coça frequentemente?

Se o seu cão se sacode e, também, tenta se coçar ou se esfregar no chão, isso pode significar a presença de parasitas externos. Ácaros, carrapatos ou pulgas podem se alojar adequadamente na pele de nossos cães e se alimentar do sangue deles.

Os parasitas externos não apenas causam coceira em nossos cães, mas também podem causar alergias, inflamações e doenças graves.

Para evitar o risco de infecções, é essencial desparasitar periodicamente os nossos melhores amigos. Nas lojas de animais, existem inúmeras apresentações antiparasitárias, como colares, pipetas, sprays, sabonetes, etc.

  • Seu cão costuma passar muito tempo ao ar livre?

Cães que costumam passar longas horas ao ar livre podem entrar em contato com muitas impurezas ou alérgenos (pólen, poeira e mofo). Além disso, alguns cães acham divertido brincar no chão, se esfregar na grama ou em folhas caídas.

cão se sacudindo

Tudo isso pode sujar sua pele e eventualmente causar coceira. Portanto, se o seu cão está acostumado a brincar fora de casa, e não se importa de ficar sujo para se divertir, ele pode se sacudir apenas para se limpar.

  • Seu melhor amigo está ansioso ou estressado?

Cães que vivem em um ambiente negativo ou que têm uma rotina sedentária, podem desenvolver sintomas de estresse e tédio. Incapazes de canalizar a energia positivamente, eles acumulam tensão e encontram válvulas de escape para liberá-la. Assim, o estresse pode levar a mudanças em seu comportamento e hábitos.

Ao se sacudir, muitos cães sentem alívio, conseguem relaxar os músculos e liberar a tensão. Nesses casos, uma boa sacudida permite que os cães melhorem seu estado de humor e que se sintam mais predispostos. Portanto, é importante lembrar que nossos parceiros precisam fazer exercícios físicos diários, para manter corpo e mente equilibrados.

  • Seu cão sacode muito a cabeça e as orelhas?

Normalmente, quando os cães sacodem a cabeça intensamente, isso significa que eles sentem algum desconforto em seus ouvidos. Uma das possíveis causas pode ser uma infecção ou inflamação do canal auditivo (otite). Esses tremores também podem ser causados ​​pela presença de um corpo estranho no ouvido.

Portanto, se observarmos que o nosso cão sacode muito a cabeça, é importante verificar cuidadosamente as orelhas dele. Então, será melhor levá-lo rapidamente a uma clínica veterinária para um diagnóstico adequado.