Porquinhos-da-índia: raças e cuidados

Os porquinhos-da-índia são roedores muito famosos como animais de estimação, devido à sua personalidade dócil e afável. Foi por causa da seleção genética que surgiram muitas variedades ou raças de porquinhos-da-índia.
Porquinhos-da-índia: raças e cuidados

Última atualização: 06 Junho, 2021

Foi o naturalista Conrad von Gesner quem descreveu os porquinhos-da-índia há quase 5 séculos. Curiosamente, seu nome original era ‘cuy’, idealizado nas regiões de origem do animal, Colômbia, Equador e Peru. Porém, com o passar do tempo e sua chegada a outros países, os nomes desse roedor mudaram para ‘cuye/o‘, ‘cobaia’ ou ‘porquinho-da-índia’.

Identificada com o nome científico de Cavia porcellus, essa espécie de mamífero inclui diferentes raças, que requerem cuidados específicos. A seguir, vamos apresentar  a origem, os cuidados necessários e as raças dos porquinhos-da-índia. Não deixe de conferir!

Porquinhos-da-índia: raças e cuidados

Você sabia que o termo em inglês guinea pig se refere aos porquinhos-da-índia por uma curiosidade histórica? Aparentemente, a aquisição de um exemplar de Cavia porcellus custava um guinéu (guinea, em inglês), então a espécie ganhou esse nome. Mas esse não é o detalhe mais interessantes sobre os porquinhos-da-índia.

Esse mamífero herbívoro é originário da região andina, onde foi domesticado pelos incas há 500 anos. Naquela época, e até relativamente há pouco tempo, esse roedor não era valorizado como animal de estimação, mas como uma importante fonte nutricional, tendo lugar também em cerimônias religiosas. Após a chegada dos espanhóis à América, teve início a exportação de porquinhos-da-índia para a Europa.

Com o tempo, a domesticação e a seleção cruzada influenciaram as diferentes características dos porquinhos-da-índia. A característica mais marcante é a sua pelagem, tanto o tipo de pelo como suas diferentes tonalidades. Tamanha é a sua relevância que existem várias classificações dentro de uma mesma espécie, de acordo com o manual de criação de porquinhos-da-índia.

Embora tanta terminologia possa parecer complicada, não se preocupe. A seguir, vamos explicar em detalhes as características mais distintivas dos porquinhos-da-índia.

Raças

Em relação ao número de raças que compõem essa espécie, a American Rabbit Breeders Association (ARBA) reconhece atualmente 13 raças diferentes. Você sabia que uma forma de diferenciar os porquinhos-da-índia é pelo tipo de pelo? Existem exemplares que não os têm e outros que são classificados de acordo com diferentes comprimentos da pelagem ou sua textura. Como existem muitas raças, vamos mencionar algumas delas como exemplos.

Abissínio

Entre as raças de porquinhos-da-índia, o abissínio é uma das mais antigas e fáceis de identificar. Seu corpo é coberto de cima a baixo por “rosetas” ou redemoinhos, mas, apesar disso, não requer grandes cuidados. Além disso, são animais de estimação bastante carinhosos e têm muita energia.

 

Americano

Sem dúvida, os porquinhos-da-índia americanos são os mais comuns e os mais reconhecidos pelo público geral. Sua aparência é simples, com uma pelagem curta, que apresenta grande variedade de cores e combinações. Graças ao seu tipo de pelo, quase não precisa de cuidados. É ideal para pessoas com pouco tempo que desejam ter um animal de estimação.

 

Porquinhos-da-índia americanos

Coronet

Os amantes de penteados adoram a raça coronet por causa da densa pelagem que esses roedores exibem em suas cabeças. Parece que o bichinho tem um topete! Por ter o mesmo tipo de pelo da raça peruana – que vamos ver a seguir –, é fundamental escovar essa raça diariamente, para evitar o aparecimento de emaranhados e sujeira.

 

Porquinhos-da-índia da raça coronet

Peruano

Os porquinhos-da-índia peruanos são indiscutivelmente uma das raças mais conhecidas entre os amantes dessa espécie. Eles se caracterizam por sua pelagem, que pode atingir até 50 centímetros de comprimento. Por essa razão, algumas pessoas definem esse roedor como ‘uma peruca com patas’.

Outra das raças, chamada silkie ou sheltie, é bastante parecida com a variedade peruana. No entanto, seu pelo longo começa a crescer atrás do rosto, enquanto na raça peruana cobre todo o corpo. Dado o comprimento da pelagem, ambas as raças precisam ser escovadas diariamente e ter seus pelos aparados de vez em quando.

 

Porquinhos-da-índia peruanos.

Rex ou teddy

Um fato engraçado sobre essa raça é que na Inglaterra ela é chamada de rex, enquanto em outros lugares é conhecida como teddy. De qualquer forma, como ambos os nomes já revelam, essa variedade é maior do que o resto de seus parentes e sua pelagem fofa e curta lembra os ursos. No entanto, seu caráter não se parece em nada com o do temido tiranossauro, já que são roedores doces e carinhosos.

 

Porquinho-da-índia rex ou teddy.

Embora nem todas as raças tenham sido mencionadas, vale a pena destacar que existem variações com o mesmo nome, pois apenas o tipo de pelagem as diferencia: se for brilhante, por exemplo, essa palavra é acrescentada ao nome da raça.

O tipo de pelo brilhante é macio e liso, típico de raças como a americana, a abissínia ou a peruana, enquanto outras raças apresentam pelos crespos.

Cuidados

Ao escolher porquinhos-da-índia como animais de estimação, é necessário ter bastante atenção. Por exemplo, se você comprar um espécime sem pelos, como as raças skinny ou baldwin, deve considerar que o animal não tolera o frio. Por outro lado, se você escolher raças com pelo comprido, terá que escová-las com frequência, aparar os pelos e manter uma higiene regular.

 

Tipos de porquinhos-da-índia

Como você pode ver, os porquinhos-da-índia precisam de uma série de cuidados rotineiros, mas vão retribuir a atenção que você dedicar a eles, pois são animais muito engraçadinhos e fofos. O que mais exige tempo é a sua higiene e escovação para eliminar a sujeira e o excesso de pelos. Portanto, não se esqueça dessas responsabilidades antes de adotar um desses roedores fofos.

Pode interessar a você...
Como prevenir os parasitas em porquinhos-da-índia?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como prevenir os parasitas em porquinhos-da-índia?

A presença de parasitas em porquinhos-da-índia é comum. Por isso, você deve estar bem informado para detectar as doenças provenientes dos mesmos.