Porquinho-da-índia sheltie: características, alimentação e cuidados

O porquinho-da-índia sheltie é uma das raças mais populares que pode ser mantida como animal de estimação. Sua aparência e personalidade o tornam ideal para muitas pessoas.
Porquinho-da-índia sheltie: características, alimentação e cuidados

Última atualização: 26 Maio, 2021

Os porquinhos-da-índia são um dos roedores mais populares que podem ser adotados como animais de companhia. Eles são maiores, mais comunicativos e permitem um nível mais alto de interação do que outros animais de estimação semelhantes, por isso chamam muita atenção. Existem muitas raças diferentes de porquinhos-da-índia: entre elas, o porquinho-da-índia da raça sheltie ou silkie pode ser uma excelente escolha.

Essa raça vem das Ilhas Shetland, na Escócia, e descende do cruzamento entre porquinhos-da-índia peruanos e porquinhos-da-índia self black. Isso se reflete na aparência física e na pelagem longa e sedosa, que não cobre o rosto.

Juntamente com sua personalidade, essa aparência adorável fez dos porquinhos-da-índia sheltie uma das raças mais procuradas por tutores em todo o mundo. Se você quiser saber mais sobre eles, continue lendo.

Características do porquinho-da-índia sheltie

Esses porquinhos-da-índia geralmente vivem entre 5 e 8 anos, embora em casos excepcionais já existiram espécimes que viveram 14 anos. Como outros porquinhos-da-índia, são roedores relativamente grandes e rechonchudos. Especificamente, essa raça geralmente atinge entre 20 e 26 centímetros de tamanho.

Esses animais não possuem cauda e têm quatro patas curtas, aproximadamente do mesmo tamanho. A cabeça é bastante grande, com orelhas pequenas e arredondadas. Os olhos são grandes, redondos, pretos e brilhantes. O focinho é curto e termina em um pequeno nariz rosa. A boca está situada em posição bastante ventral.

Seu aspecto mais marcante é a pelagem longa, lisa e macia, que pode atingir 60 centímetros de comprimento. A pelagem pode ser de várias cores, dependendo do indivíduo em particular. Alguns dos tons mais comuns são preto, branco, creme ou alaranjado.

O pelo comprido pode tornar essa raça difícil de distinguir dos porquinhos-da-índia peruanos à primeira vista. Embora os peruanos sejam um dos predecessores do sheltie, há uma clara diferença entre ambos.

A pelagem dos porquinhos-da-índia peruanos cresce para a frente e pode cobrir o rosto e os olhos do animal. Por outro lado, o pelo do sheltie cresce para trás e fica mais curto na cabeça. Isso lhes dá um aspecto adorável e muito reconhecível, visto que têm uma cabeça muito arredondada e fica parecendo que eles pentearam os cabelos para trás.

 

Um porquinho-da-índia sheltie olhando para a câmera.

A personalidade desse porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia sheltie tem um dos temperamentos mais calmos e gentis que podem ser encontrados nesses animais. É importante notar que, no início, eles podem ser mais tímidos do que espécimes de outras raças, e ganhar sua confiança pode dar um pouco mais de trabalho do que com o resto. Porém, após essa dificuldade inicial, é possível formar um vínculo duradouro com esses animais.

Uma vez confortáveis em sua nova casa, esses porquinhos-da-índia são dóceis, ativos, brincalhões e fofinhos. Eles precisam de atenção e, como outros porquinhos-da-índia, são muito comunicativos. Por outro lado, eles também requerem seu espaço e períodos de descanso.

Cuidado do porquinho-da-índia sheltie

Devido ao seu belo pelo, esses roedores exigem muito trabalho. Muitos dos seus cuidados se destinam para manter o pelo saudável e em boa forma.

A pelagem desses animais fica emaranhada e acumula urina, fezes, substrato e outros detritos ou resíduos. Isso é incômodo para eles e pode causar problemas de saúde. Portanto, é necessário escovar esse animal frequentemente com um pente de aço inoxidável.

Esses porquinhos-da-índia também podem precisar de um banho ocasionalmente. Se for dar banho em seu animal de estimação, mantenha o nível da água bem raso para evitar estressá-lo. Você também deve usar um xampu especial para porquinhos-da-índia e a água deve estar morna. Ao terminar, é necessário secar o roedor com muito cuidado, principalmente nas orelhas.

Assegurar que os porquinhos-da-índia estejam secos após o banho é muito importante. Como pequenos roedores, eles perdem calor com muita facilidade, o que é prejudicial. Eles podem ser deixados em um local quente e silencioso para terminar a secagem. Se você costuma usar um secador, é muito importante ter cuidado para não queimá-los.

Dieta e alimentação

Como o resto os porquinhos-da-índia, o silkie é exclusivamente herbívoro. A principal fonte de alimento pode ser o feno, que deve ser fornecido em quantidades quase ilimitadas e deve constituir cerca de 80% da dieta alimentar.

Legumes frescos e ração para porquinhos-da-índia também podem ser fornecidos diariamente. A ração deve ser de alta qualidade e sem oleaginosas ou outros alimentos gordurosos, que podem causar obesidade.

Os porquinhos-da-índia não são capazes de sintetizar vitamina C, por isso é uma boa ideia fornecer suplementos alimentares que a contenham. Isso é especialmente importante para porquinhos-da-índia mais velhos – ou enfraquecidos por doenças.

Filhotes de porquinho-da-índia, assim como mães prenhes, devem ter uma dieta específica e adequada às suas necessidades. Por sua vez, a gaiola deve sempre ter uma fonte de água limpa e fresca, que pode ser fornecida na forma de uma garrafa típica de roedor – e deve ser trocada com frequência.

Uma gaiola de 70 centímetros de comprimento e 40 centímetros de largura é suficiente para um espécime. Em todo caso, esses animais devem poder sair desse local com frequência.

 

Um porquinho-da-índia sheltie no feno.

Os porquinhos-da-índia sheltie são animais muito amigáveis e calmos que podem atender às necessidades de uma variedade de tutores responsáveis. São roedores muito sociais, por isso é essencial proporcionar a eles a interação e os estímulos necessários.

Pode interessar a você...
Coelho rex: características, cuidados e alimentação
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Coelho rex: características, cuidados e alimentação

O coelho rex é uma raça de coelho doméstico conhecida por seu pelo encaracolado. Devido às suas peculiaridades, requer cuidados específicos.