O processo veterinário de hospitalização de seu animal de estimação

julho 2, 2018
Não se assuste é condição “sine qua non” ter tudo sob controle, porque em uma emergência, é mais provável que nosso parceiro seja internado em um hospital clínico veterinário. No entanto, quando o assunto é de menor gravidade, nosso pet pode descansar em casa com grandes vantagens.

Muitos proprietários sentem medo só de pensar na possibilidade de hospitalização de seus animais de estimação. Geralmente, a hospitalização está associada a um quadro negativo de saúde. No começo, a chave é se acalmar e pensar que, nessas condições, os nossos amigos receberão a melhor atenção 24 horas por dia.

Se você hospitalizar seu animal de estimação, será importante ter o conhecimento adequado para saber como proceder e manter a calma. Abaixo, responderemos algumas das perguntas frequentes sobre hospitalização veterinária.

Onde você hospitaliza seu animal de estimação?

Se o seu animal de estimação precisar ser hospitalizado para uma emergência, ele provavelmente será encaminhado para um hospital clínico veterinário (HCV), já que poucas clínicas oferecem hospitalização. O HCV possui setores exclusivos para internação hospitalar, separados das demais unidades hospitalares.

Cada setor é destinado a um tipo de animal, isto é, cães, gatos e tartarugas não permanecem no mesmo ambiente. Geralmente, cada HCV tem dois quartos exclusivos para cães, um dedicado a gatos e outro especial para espécies exóticas.

Cão doente

Cada cão fica em uma sala de internação de acordo com seu tamanho e, também, tipo de doença ou atenção médica necessária. Animais de grande porte geralmente têm uma área maior, para ficarem confortáveis ​​durante a estadia. Além disso, cães com doenças infecciosas são hospitalizados em uma área de isolamento exclusivo.

Que tipo de cuidado seu animal recebe durante a hospitalização

Depende fundamentalmente do estado de saúde do seu animal de estimação. Cada animal recebe o atendimento médico requerido por seu diagnóstico específico. No entanto, todos os setores de internação oferecem tratamentos intensivos disponíveis 24 horas por dia.

Além disso, os animais internados recebem duas a três visitas por dia do veterinário responsável pelo seu quadro clínico. E, para atender qualquer emergência, a área de internação conta com veterinários e enfermeiras de plantão. Isto é, além da colaboração de estudantes de medicina veterinária que estão no último ano de suas carreiras.

Seu animal de estimação pode receber visitas durante a hospitalização

Sim, os HCVs têm uma agenda de visitas para que os proprietários e responsáveis ​​possam ver seus animais de estimação e ficarem mais calmos. Se você internar seu animal de estimação, em muitos casos, você pode contar com duas horas de visita, de segunda a sexta-feira, geralmente durante a tarde.

No entanto, é aconselhável consultar o veterinário antes de fazer uma visita quando eles hospitalizam seu animal de estimação. Muitas vezes, a visita do proprietário pode deixar o animal ansioso ou nervoso e isso poderá ser prejudicial à sua recuperação.

Hospitalização domiciliar para animais de estimação

Em quadros clínicos mais leves, recuperações ou patologias crônicas, a hospitalização domiciliar é uma alternativa viável. Ainda que muitos tutores tenham medo de não oferecer a assistência correta aos seus animais de estimação, essa opção apresenta inúmeros benefícios.

Cão e veterinária

Em princípio, o cão estará no conforto de sua própria casa e se sentirá mais seguro em um ambiente familiar. Isso facilita a recuperação ou melhoria de um quadro negativo e, também, proporciona uma agradável sensação de bem-estar e cuidado. Para pacientes crônicos ou terminais, essa alternativa é crucial para melhorar a expectativa de vida do animal.

Além disso, muitos cães e gatos podem ficar constantemente nervosos ou ansiosos durante a permanência em uma clínica ou hospital veterinário. Esta reação negativa é geralmente frequente em animais idosos ou que não estão acostumados a viver com outros animais de estimação. Novamente, a melhor opção é a hospitalização domiciliar.

Benefícios da hospitalização de seu animal de estimação em sua própria casa

A seguir, adicionamos outras vantagens da hospitalização em casa para animais de estimação:

  • Facilidade de suporte: estando em casa, seu animal de estimação pode se beneficiar da sua presença, e será mais fácil monitorar a evolução do seu estado de saúde sem precisar se mover o tempo todo.
  • Aplicar terapias alternativas, como musicoterapia ou aromaterapia, na recuperação de seu animal de estimação. Estas técnicas geralmente não são feitas em clínicas ou hospitais e trazem enormes benefícios para o bem-estar do seu parceiro.
  • Redução de despesas: em termos econômicos, a hospitalização em casa também é conveniente. Representa uma economia no transporte e nas instalações hospitalares.
  • Menor chance de adquirir patologias secundárias: no caso de animais enfraquecidos ou idosos, o hospital ou clínica veterinária pode ser uma porta de entrada para inúmeras patologias secundárias e infecções. Por estar em casa, com a higiene adequada, o animal de estimação pode evitar a exposição a patógenos.