Quais animais dormem menos em um dia?

dezembro 17, 2018
Se há aqueles que dormem quase 24 horas por dia, há também aqueles que, no máximo, dormem algumas horas por dia. É surpreende que nessa lista apareçam espécies domésticas que não pensávamos ser tão privadas de sono.

Se você já passou uma noite em claro trabalhando ou estudando, certamente sem litros e litros de café você não teria conseguido… imagine como seria dormir apenas duas horas por dia, para sempre! Acredite ou não, na natureza existem muitos casos de “insônia”. É por isso que neste artigo vamos revelar quais animais dormem menos.

Quais animais dormem menos

Antes de começar a lista, devemos falar sobre as espécies que nunca irão desfrutar de um cochilo revigorante ou de um ‘sono restaurador’; porque, para se manterem vivas, elas precisam estar em movimento.

É o caso de certos peixes e tubarões que recebem oxigênio da água que entra em suas bocas, ou de golfinhos e baleias, que precisam vir à superfície para respirar.

Para descansar, eles “desconectam” uma parte de seu cérebro e o resto permanece ativo. Exceto nesses casos, há animais que dormem profundamente poucas horas por dia, dentre os quais destacamos:

  1. Girafa

Este belo animal nativo da África (imagem que abre este artigo) conhecido por seu longo pescoço e sua pele muito particular, é o vencedor do concurso de animais que dormem menos.

No total, repousa duas horas por dia, mas atenção, porque não são seguidas… mas sim, em intervalos de menos de 10 minutos!

Elas costumam dormir de pé. Mas se estiverem cansadas ​​demais, podem deitar e descansar a cabeça nas costas.

  1. Cavalo, burro e impala

Colocamos os três animais juntos, pois eles têm uma coisa em comum: dormem cerca de três horas por dia. No caso do cavalo, qualquer uma de suas espécies (domesticadas ou selvagens) tem o mesmo padrão de sono.

Cavalo branco em uma baia

Eles podem descansar em pé ou deitados e nunca dormem profundamente. Se estão em grupos, eles se revezam em estado de alerta e, no máximo, têm 15 minutos de sono contínuo.

O burro faz parte da família do cavalo e, talvez por isso, seu comportamento seja semelhante. Os domesticados podem viver em grupos e “revezar-se” para descansar, enquanto os selvagens são solitários e quase nunca chegam a ter um sono profundo.

Burro

Finalmente, temos o impala, um antílope de altura média e de pelo castanho-claro que vive na África do Sul. Alimenta-se de ervas, sementes e folhas das florestas e savanas onde vive.

Os machos (além de terem chifres longos) são os que dormem menos no grupo: eles devem cuidar de todos os outros enquanto pastam ou descansam.

Impala

A coisa mais curiosa sobre este bovídeo é que ele nos dá a sensação de ter um alarme: após exatas três horas, ele abre os olhos e continua sua vida normalmente.

  1. Elefante

O maior mamífero terrestre do mundo também dorme pouco: entre três e quatro horas por dia. Ambos os tipos de elefantes, africanos e asiáticos, vivem em grupos liderados por fêmeas.

Alimentam-se de gramíneas, frutos, arbustos e cascas, podem comer 200 quilos de alimentos em um dia e a expectativa de vida desses gigantes é de 70 anos.

Elefante jorrando água com a tromba

  1. Vaca e ovelha

Não só têm em comum que são ruminantes, vivem no campo ou que o homem os usa em benefício próprio. Além disso, essas duas espécies dormem o mesmo número de horas por dia: quatro.

Vaca

A vaca – assim como o boi – passa a maior parte do dia em pé na grama e no pasto. Elas só se deitam quando estão muito cansadas, com muito calor ou quando completaram um ciclo de digestão, que pode durar oito horas.

Ovelhas

O comportamento das ovelhas é semelhante, pois elas pastam por um longo tempo. É por isso que não têm um momento livre para descansar.

  1. Cabra

Para fechar esta lista sobre quais animais dormem menos, temos a cabra, outro mamífero ruminante que vive em quase todo o mundo, tanto na natureza como de forma domesticada.

Cabra

A cabra não descansa mais do que cinco horas por dia. O resto do tempo ela está procurando comida (grama, arbustos, caules, folhas) entre as rochas ou prados, evitando obstáculos na alta montanha ou movendo-se daqui para lá com o seu cuidador.

No caso das fêmeas, elas podem passar muito tempo cuidando de suas crias ou sendo ordenhadas.

Agora você já sabe quais animais dormem menos. Incrível, não?