Quais animais têm menopausa?

julho 13, 2019
Não é apenas o ser humano que sofre as consequências da menopausa; há um grupo específico de animais que também passa por esse período.

Cada vez mais descobrimos que há menos coisas que distinguem o ser humano dos animais. Neste caso, estamos falando da menopausa, um período em que as fêmeas não se reproduzem mais. Qual é o propósito deste período e quais outros animais têm menopausa?

Por que os animais têm menopausa?

Uma das máximas da vida na Terra é a sobrevivência das espécies através da reprodução: a passagem de material genético de geração em geração é vital para a compreensão de muitos comportamentos e mistérios do reino animal.

Então, por que os animais têm menopausa? Segundo alguns, uma hipótese interessante está por trás desse mistério: a atenção e cuidado dessas fêmeas seriam direcionados aos seus filhotes, e até mesmo aos descendentes destes.

Alguns animais com essa característica

Por que os animais têm menopausa?

Foi observado que até cinco espécies de animais têm menopausa; o ser humano é uma delas, mas vários cetáceos estão adicionados: as orcas, as baleias-piloto-de-barbatana-longa, os narvais e as baleias-brancas também teriam esse período na natureza.

Até o momento, sabia-se de sua importância nas orcas e baleias-piloto, mas os peculiares narvais e as baleias-brancas acabam de ser adicionados à lista por um estudo publicado na Scientific Reports.

A pesquisa sugere que ambos os animais têm menopausa devido à presença de um ancestral comum, embora nas orcas e baleias-piloto isso tenha evoluído de forma independente.

Segundo os pesquisadores, a permanência de muitos desses animais no grupo e a colaboração no cuidado dos filhotes está por trás disso.

A espécie mais documentada em relação à menopausa é a orca, mas a descoberta dessa característica em narvais e baleias-brancas é nova. Ela foi feita através de necropsias de vários espécimes mortos, nas quais ovários inativos foram encontrados em fêmeas grandes.

É provável, portanto, que estes animais tenham estruturas semelhantes às das orcas, nas quais as fêmeas de maior idade permanecem em um grupo com seus parentes, entre eles seus descendentes.

Os animais têm menopausa: odontocetos

Família de orcas

Acontece que todos os animais com menopausa, exceto o ser humano, são cetáceos dentados, também conhecidos como odontocetos. Todos esses animais vivem em grandes grupos e têm relações sociais muito complexas, que até hoje não são totalmente compreendidas.

As orcas são bem conhecidas e muito carismáticas, habitando todo o planeta. Este animal pode pesar seis toneladas e medir nove metros, e é uma das espécies nas quais são as fêmeas quem mandam.

As baleias-piloto são menos conhecidas do que as orcas. Estes cetáceos do Mediterrâneo são presas habituais de alguns grupos de baleias assassinas, e eles lembram os golfinhos, embora sua cabeça seja cúpula, como no caso das baleias-brancas.

As baleias-brancas também são conhecidas como belugas, embora o termo baleia deva ser usado para cetáceos barbudos. São animais de águas geladas cuja estrutura social ainda não foi totalmente estudada, algo em que coincidem com os narvais.

Ambos os mamíferos marinhos se juntam a este grupo de animais com menopausa, sobre o qual ainda temos muitas descobertas interessantes a fazer.

Ellis, S., Franks, D. W., Nattrass, S., Currie, T. E., Cant, M. A., Giles, D., … & Croft, D. P. (2018). Analyses of ovarian activity reveal repeated evolution of post-reproductive lifespans in toothed whales. Scientific reports8(1), 12833.