Quais as tarefas que os cães podem fazer?

A grande inteligência dos cães permite-lhes aprender muito, com nossa paciência e constância, eles desenvolverão de maneira quase mecânica as tarefas para cães; mas é claro, o reforço positivo é fundamental para se desenvolver a obediência e para que o melhor amigo do homem entenda que, o que você lhe pede, ele não deve fazer por medo, mas sim pela recompensa.

Adoramos ver como os nossos animais de estimação podem demonstrar sua inteligência ao aprenderem coisas novas. É possível adestrar o seu melhor amigo, e ensinar-lhe muitas atividades úteis de forma fácil e divertida. E para ajudar você a treiná-lo, propomos algumas tarefas para cães bem fáceis de praticar.

O que ensinar ao meu melhor amigo: cinco tarefas para cães

Se sua decisão é a de estimular o seu melhor amigo, o primeiro a fazer será ensinar-lhe as ordens básicas de obediência canina. Estes exercícios integram o primeiro nível de treinamento de todos os cães, sejam eles de companhia, esportistas ou de trabalho.

Isso consiste em ordens primárias e gerais, como “junto”, “senta”, “deita”, “quieto”, “aqui” e “pule”. Esses comandos atuarão como uma base que permitirá a você avançar na educação de seu melhor amigo e lhe ensinar as seguintes tarefas para cães:

1.Recolher seus próprios brinquedos

Certamente, o seu cão adora se divertir com seus brinquedos favoritos, mas tudo bem se você também ensinar-lhe a recolhê-los. Esta é uma tarefa fácil de praticar e muito útil para o nosso cão. Além de ajudar-nos a organizar o lar, esta prática é excelente para reafirmar a boa convivência.

2.Apagar a luz

Pode parecer uma cena de filme que os cães apaguem a luz com suas patas peludas, mas é só questão de treinamento. O único critério é que o seu canino deve ser suficientemente alto para atingir o interruptor.

3.Trazer seus chinelos

Nada mais belo que o nosso cão trazendo os nossos chinelos quando finalmente chegamos em casa e podemos descansar, não é verdade? Pois basta treinar o seu cão para desfrutar desta comodidade e aumentar sua capacidade cognitiva. E o melhor: qualquer cão poderá fazer isto, basta contar com a nossa dedicação.

4.Fechar a porta

Esta é uma excelente tarefa para os animais de estimação que saem para fora do lar quando seus donos não estão em casa. Dependendo do tamanho e da altura de seu cão, é possível ensinar-lhe a fechar a porta com a pata ou com sua cabeça. Como? Com paciência e reforço positivo.

5.Recolher a roupa suja e levá-la para o lugar apropriado

O fundamento desta tarefa é o mesmo da tarefa de recolher os brinquedos. Então, uma vez que ele tenha aprendido a primeira atividade, ele já estará pronto para ajudar você a organizar a roupa suja do lar.

Conselhos para ensinar as tarefas para cães 

Comprometer-se

É importantíssimo manter a constância na educação de um animal de estimação. O animal deve assimilar completamente as ordens, o que requer compromisso e paciência por parte de seu dono.

Se o dono não possui disponibilidade de tempo, o melhor é procurar a ajuda de um adestrador profissional.

Quando ensinar

Quando se trata de ensinar as ordens básicas de obediência, o ideal é reservar de 10 a 20 minutos diários para praticar com seu melhor amigo. Já para os exercícios mais complexos, podemos reservar de 30 a 40 minutos diários.

O mais importante é não sobrecarregar o animal, pois isso facilitaria sua distração e isso é contraproducente para sua aprendizagem.

Como ensinar

Os exercícios e truques devem ser trabalhados um a um para facilitar o entendimento integral do animal. O ideal é dedicar entre 3 e 10 dias para a apresentação e a execução de cada ordem.

O tempo de assimilação depende de cada animal e da dedicação de quem ensina. Está comprovado que algumas raças são capazes de aprender mais facilmente. O Border collie, por exemplo, pode chegar a aprender uma ordem em um dia, com a devida orientação, é claro.

Aplicar o reforço positivo

O reforço positivo consiste em recompensar atitudes adequadas para estimular a aprendizagem de habilidades e promover a obediência. Para ensinar facilmente os truques ao seu melhor amigo, é fundamental elogiá-lo e premiá-lo quando ele executar os comandos requeridos. Desta maneira, o animal poderá melhorar sua capacidade de aprendizagem, além de fortalecer sua autoconfiança.

A recompensa deverá ser dada imediatamente, para que o animal a associe com uma conduta específica; o melhor é dar-lhe seu prêmio imediatamente, em resposta ao comportamento que se deseja reafirmar positivamente.

Escolher o local ideal

Para evitar distrações, principalmente nos filhotes, é importante escolher um lugar tranquilo para ensinar o seu cão. Tente encontrar um lugar sem muitos estímulos externos, como outros cães, ruídos, música, cheiro de comida, etc.

Recordar as ordens aprendidas

É fundamental dedicar um ou dois dias por semana para recordar a cada uma das ordens e tarefas para cães que já ensinamos aos nossos peludos, caso contrário, seu cão poderá esquecê-las ou confundir as ordens, o que dificulta a obediência.

Recomendados para você