Quais são os animais mais lentos do mundo?

· janeiro 7, 2019
Estas espécies podem passar horas para se deslocar na mesma distância que nós – que não somos nem tão rápidos –percorreríamos num instante. 

Na natureza, existem milhares de coisas e atitudes surpreendentes que às vezes não podemos entender. Mas dizem que tudo acontece de uma maneira ou de outra por uma razão, e esse também é o caso dos animais mais lentos do mundo. Você gostaria de conhecer alguns?

Os animais mais lentos do mundo

Lóris lento pigmeu

Este pequeno primata vive em países orientais, como Camboja, Vietnã, Laos e China, e é caracterizado por seu pequeno tamanho e seus enormes olhos perfeitamente redondos. 

Eles geralmente medem entre 18 e 21 centímetros e pesam cerca de 500 gramas. Possui veneno, que dispara quando se sente ameaçado.

Lóris lento pigmeu

É tão lento que atinge apenas meio metro por minuto. Claro, ele faz isso com muita cautela, e você nem perceberia que ele está perto.

Estas espécies podem passar horas para cobrir a mesma distância que nós, seres humanos, – que não são particularmente rápidas – percorreriam em um instante.

Bicho-preguiça

Recebeu este nome por causa da lentidão de seus movimentos, mas nada mais longe da realidade.

Este animal de rosto simpático, que parece estar sempre sorrindo, é muito trabalhador e inteligente, pois possui apenas um mínimo de energia em seu corpo, utilizado de maneira magistral.

Bicho-preguiça

Seus movimentos lentos são o segredo da canalização desta energia, porque o bicho-preguiça só usa a energia que possui nos momentos em que é atacada.

Pouca gente sabe mas, quando se sente em perigo, pode se mover com a rapidez de um gato.

Enquanto isso, ela não precisa se mover muito: vive e come nas árvores, e faz isso com movimentos muito lentos. Por exemplo, para trocar de arvore, ‘muda’ apenas quando desce para defecar.

Tartaruga gigante

Tal coisa como: “você é mais lento que uma tartaruga” é ainda mais verdadeiro se for uma tartaruga gigante. 

Ela pode pesar cerca de 300 quilos e medir 1,3 metro. Com tal peso, é normal que seja difícil para ela se mover, mas seu metabolismo também explica sua lentidão considerável.

Tartaruga gigante

Sua velocidade chega a 76 centímetros por minuto, então imagine se ela estivesse em sua casa, quanto tempo levaria para ir do quarto para a cozinha!

Coala

coala está sempre dormindo, ou pelo menos a maior parte do dia. E quando não está, move-se muito devagar. 

Na verdade, eles só são capazes de andar a cerca de 2 km/h… Tenho certeza de que você anda mais rápido que isso na esteira da academia!

Coala dormindo

Especula-se que esses movimentos lentos se devam à falta de visão inata que esses animais possuem.

Como enxergam mal, preferem os movimentos seguros, mas lentos. Não se pode dizer que eles dormem devido ao cansaço…

Lesma

Sim, um dos animais mais lentos do mundo, como você pode imaginar, é a lesmaPode andar cerca de 300 metros por hora, então levaria mais de três horas para percorrer um quilômetro.

lesma sobre folha de alface

Seu movimento é muito parecido com o de um caracol, com a diferença de que a lesma não carrega a casa nas costas e, mesmo assim, é mais lenta que esta.

Estrela-do-mar

Pode se mover a cerca de 80 centímetros por minuto, embora seja conhecida uma espécie que só pode caminhar 25 centímetros por minuto.

A vantagem deste animal é que, por viver no mar, pode, portanto, mover-se para quase todo o lado, deixando-se levar pelas correntes marinhas.

Talvez possa até se mover mais rápido, mas não precisa. Vamos dizer que ela é “acomodada”.

estrela-do-mar

Caracol

Sabemos que, quando se fala dos animais mais lentos do mundo, falar sobre o caracol é clássico. Na verdade, ele só pode rastejar 1,3 centímetro por minuto. Carregar a casa nas costas parece que não é uma tarefa simples.

caracol

Por outro lado, algo que certamente dificulta a tarefa de se mover mais rapidamente é a falta de pernas, uma questão que dificultou sua vida. Ser caracol não é fácil.

Enfim, esta foi a lista dos animais mais lentos do mundo, você já conhecia todos eles?