Qual é a diferença entre um malamute-do-alasca e um husky?

Cães originários de áreas frias tendem a desenvolver uma pelagem espessa e pálida para se proteger e se misturar com a neve. Esta é uma das razões pelas quais o malamute-do-alasca e o husky são tão parecidos.
Qual é a diferença entre um malamute-do-alasca e um husky?
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 13 novembro, 2022

Raças de cães que vêm de áreas de frio intenso costumam ter características únicas e bastante atrativas. Do pelo abundante e branco como a neve, aos olhos claros que se destacam demais no rosto. Um exemplo desses lindos cães são o malamute-do-alasca e o husky, que são muito parecidos. À primeira vista, não parece haver diferença entre eles.

Na verdade, as duas raças são algumas das mais populares entre os tutores. Embora nem sempre sejam fáceis de manter, são adotados por suas características atraentes e vistosas. Continue a leitura se quiser saber quais são as diferenças entre o malamute-do-alasca e um husky.

Como é o malamute-do-alasca?

O malamute-do-alasca é um cão grande e musculoso. Atinge uma altura entre 58 e 63 centímetros na cernelha, pesando cerca de 38 quilos. Tem pelos longos e espessos que se projetam demais no pescoço e na cauda, fazendo com que pareça fofo.

Quanto à cabeça, apresenta um crânio largo com focinho alongado e triangular. Além disso, suas orelhas são levemente ovais e estão sempre eretas, o que faz parecer que estão sempre alertas. Tal como acontece com outras raças originárias de lugares frios, as características físicas do malamute-do-alasca lembram muito as de um lobo selvagem.

Malamute do Alasca: história
Malamute-do-alasca.

Como é o husky?

Por sua vez, o husky é uma raça que possui um físico mais magro e menor, já que seu tamanho médio é de cerca de 60 centímetros na cernelha. Eles também têm pelos grossos que se assemelham aos de um lobo selvagem. No entanto, pode vir em vários padrões de cores, como vermelho, prata, cinza, cobre ou padrões ainda mais complexos.

O rosto desta raça mantém certas características selvagens, como o focinho comprido e as orelhas pontudas. No entanto, esses cães também têm olhos claros que geralmente são a característica mais atraente do husky. Como se isso não bastasse, este cão é suscetível à heterocromia, o que significa que alguns exemplares são capazes de exibir olhos de cores diferentes.

Husky siberiano
Husky siberiano.

Quais são as diferenças entre o malamute-do-alasca e um husky?

Embora à primeira vista não haja grande diferença entre o husky e o malamute-do-alasca, cada um tem certas características que os tornam únicos. Alguns dos aspectos que os distinguem são os seguintes.

1. Sua origem

Embora seja verdade que ambas as raças vêm de uma área fria, sua criação ocorreu em diferentes partes do mundo. Por um lado, o malamute originou-se no oeste do Alasca, enquanto o husky é nativo das regiões mais frias da Sibéria.

2. Seu tamanho e seu peso

Como você pode imaginar, outra diferença entre os dois cães é o tamanho. Embora possa parecer quase imperceptível a olho nu, o malamute-do-alasca é um pouco maior e mais pesado que o husky. Além disso, o malamute tem uma densidade muscular maior, parecendo mais amplo do que o seu homólogo siberiano.

3. A coloração dos olhos

Ao contrário do que se possa pensar, entre essas duas raças, o husky é o único que pode ter cores diferentes em seus olhos (verde, azul claro ou marrom). No caso do malamute-do-alasca, todos os exemplares sempre têm olhos escuros (marrons ou pretos).

Olhos de um Husky Siberiano
Olhos de um husky siberiano.

4. O formato de sua cabeça

Outra diferença entre o malamute-do-alasca e o husky é o formato e a aparência de suas cabeças. Por um lado, o malamute ostenta um crânio maior e mais largo (quadrado), reforçando sua aparência corporal densa. Enquanto o husky exibe uma cabeça menor e mais esbelta que é consistente com seu corpo esbelto.

5. Sua pele

Embora tanto o malamute quanto o husky compartilhem uma pelagem densa e espessa, a do primeiro é um pouco mais longa e grossa. Em contraste, a do husky é geralmente mais curta, mais macia e menos fofa.

6. Seus ouvidos

Como a cabeça do malamute-do-alasca é mais larga, suas orelhas parecem largas e ovais, quase como as de um urso. Por outro lado, as orelhas do husky são mais pontudas e semelhantes às de um lobo selvagem.

Um dos tipos roucos.
Huskies.

Embora existam relativamente poucas diferenças entre o malamute-do-alasca e o husky, se você prestar bastante atenção, é fácil distingui-los. Claro que nenhum é superior ao outro, pois ambos mantêm o temperamento amoroso e leal que caracteriza este tipo de raça. Tenha certeza de que ambos são cães extraordinários que darão à sua família muitas horas de diversão e carinho.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE. (2021). FCI-Standard N° 270 SIBERIAN HUSKY. Recuperado el 12 de septiembre de 2022, disponible en: https://www.fci.be/Nomenclature/Standards/270g05-en.pdf
  • FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE. (1999).Estándar-FCI N° 243 ALASKAN MALAMUTE. Recuperado el 12 de septiembre de 2022, disponible en: https://www.fci.be/Nomenclature/Standards/243g05-es.pdf
  • Deane-Coe, P. E., Chu, E. T., Slavney, A., Boyko, A. R., & Sams, A. J. (2018). Direct-to-consumer DNA testing of 6,000 dogs reveals 98.6-kb duplication associated with blue eyes and heterochromia in Siberian Huskies. PLoS genetics, 14(10), e1007648.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.