Qual é a idade humana do seu gato?

· maio 4, 2017

Dizem que um ano canino correspondem a 7 anos humanos. Dessa maneira, somos capazes de calcular em que momento do ciclo de vida está o nosso cão. No entanto, frequentemente, não ouvimos nada sobre como saber a idade humana de nosso gato. Vamos falar sobre isso.

Ao que parece, se aplicava a mesma regra com os gatos, de 1 para 7. Entretanto, segundo os especialistas, a expectativa de vida dos felinos aumentou nos últimos anos. Por isso que a equivalência já não é tão precisa.

Quantos anos vivem os gatos?

Responder a essa e a outras perguntas servirá apenas para satisfazer a nossa curiosidade. Além disso, nos ajudará a entender melhor nosso gato e a poder suprir as necessidades dele, de forma mais precisa e concreta.

De acordo com a Universidade de Cornell, nos EUA, os gatos de hoje em dia têm maior longevidade que os de duas décadas atrás. Normalmente, aqueles não chegavam aos 6 anos felinos, ou o que é o mesmo que 42 anos humanos, uma vida relativamente curta.

Contudo, os cuidados, a alimentação e a atenção veterinária que os gatos de hoje recebem fez com que essa média de vida aumentasse.

Normalmente, um gato se torna idoso aos 12 anos de idade. Mas muitos sofrem problemas de idade entre os 7 e os 12 anos. Portanto, nenhum felino é igual e não podemos afirmar que todos morrem com a mesma idade.

Tanto que a revista Animal Research afirma que, embora a vida felina já variasse entre os 16 e os 21 anos de idade, os avanços veterinários permitiram que, inclusive, atravessasse essa barreira. Uma conquista! Na verdade, dizem que alguns podem, mesmo, alcançar os 30 anos de idade, quer dizer, muito acima do que seria a idade humana equivalente.

Como calcular a idade humana dos gatos

O aumento da esperança de vida dos gatos acarretou no fato de a aplicação da regra de um ano equivalente a sete anos humanos já não ser tão precisa como era anos atrás. Por exemplo, um felino de dois anos pode ser semelhante a um jovem humano de 21, em vez de um jovem de 14, como seria de acordo com aquela regra.

Tanto que se acredita que cada ano que um gato ganhe de vida, é como se um humano cumprisse 4. Assim, a melhor forma de calcular seria substituir os dois primeiros anos por 21 anos humanos. Logo, é preciso somar a conta de multiplicar de quantos anos tem o gato menos dois vezes 4.

Por exemplo, um gato de dez anos de idade. Tiramos dois anos, sabendo que são 21. Os 8 anos restantes multiplicamos por 4, o que dá 32 (8×4). A esse número somamos 21. 21+32=53. Desse modo, sabemos que um gato com 10 anos é igual a um humano com 53.

No entanto, se os números são por sua conta, a Internet te oferece diferentes conversores de idades felinas para que a tarefa seja mais fácil.

Os cães vivem mais ou são os gatos que vivem mais?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que ambos os animais de estimação tenham a expectativa de vida mais ou menos semelhante; isso não está certo, e, nos últimos anos, menos ainda.

A idade média de um cão gira em torno dos 10-12 anos, enquanto que, como vimos, os gatos podem, inclusive, alcançar, em casos excepcionais, os 30 anos de idade. Quais são as razões para essas diferenças? Não está muito claro, mas a higiene e, quem sabe, a vida mais tranquila dos bichanos possa influenciar nisso.

Saber a idade que seu animal pode ter e a relação com os anos humanos ajudará você a lhe dar as atenções que ele precisar e a poder cuidar dele da melhor maneira. Sabemos que a vida deles e as nossas são diferentes, mas a idade atinge a todos, e saber como agir e quando é uma ajuda necessária e incalculável.

No entanto, como dissemos, cada animal é único no mundo, por isso, você terá que observar o seu para determinar o que e quando acontece.