Qual é a maior baleia? Venha descobrir!

dezembro 10, 2018

Obviamente, como esses grandes cetáceos são enormes, é muito difícil pesá-los. No entanto, as novas tecnologias têm auxiliado no estudo para descobrir qual é a maior baleia que existe.

As baleias são mamíferos majestosos que lideram o ranking dos maiores animais da Terra.

Não apenas seu tamanho nos impressiona, mas sua beleza também é capaz de nos deixar sem palavras. Neste artigo, analisaremos qual é a maior baleia e conheceremos algumas de suas principais características.

Como saber qual é a maior baleia?

Como sabemos, é muito difícil medir e pesar um mamífero tão grande que vive no meio do oceano. Portanto, é comum encontrar uma grande diversidade de informações quando queremos saber qual é a maior baleia que existe.

Em geral, este cálculo de dimensões baseia-se na medição do comprimento e uma estimativa do seu peso corporal.

Para nos ajudar nessa tarefa, o avanço da tecnologia nos permitiu fazer medições cada vez mais precisas.

Atualmente, os cientistas já alcançaram um registro muito completo dos comprimentos de quase todas as espécies conhecidas de baleias.

No entanto, alcançar uma medida precisa do peso desses gigantes marinhos ainda não é totalmente possível para os especialistas.

Portanto, geralmente trabalhamos com aproximações baseadas na estrutura de cada espécie e sua curva de crescimento.

As quatro maiores baleias

Baleia azul

A baleia azul detém o título de maior ser vivo no planeta Terra. Quando adulta, seu corpo pode atingir 30 metros de comprimento total, com um peso de até 150 toneladas.

Baleia azul

Apesar de sua grande massa corporal, o corpo de uma baleia azul é geralmente longo e fino, com uma extraordinária elegância.

Estes impressionantes cetáceos podem exibir diferentes tons acinzentados em seu corpo.

Atualmente, estima-se que não existam mais de 12 mil baleias azuis no mundo. Alguns pesquisadores sugerem que há um risco de que essa população seja reduzida a apenas cinco mil indivíduos em apenas alguns anos.

Portanto, esta espécie está em perigo de extinção e seu principal predador é o próprio ser humano.

Baleia comum

O segundo lugar entre as maiores baleias pertence a uma espécie menos reconhecida: a baleia-comum. Os espécimes adultos podem atingir 27 metros de comprimento e pesar até 74 mil toneladas.

Baleia comum

Popularmente, esta espécie é conhecida como ‘baleia comum’. Mas seu corpo magro, suas listras elegantes e sua agilidade para se mover também lhe deram o apelido de “galgo dos mares”.

É um cetáceo muito marcante, devido às suas diferentes tonalidades de cinza e marrom. Infelizmente, sua beleza condenou-a a uma intensa perseguição pela prática da pesca comercial. Dessa forma, é também uma espécie em risco de extinção.

Baleia franca

As diferentes espécies de baleias francas atingem 17 metros de comprimento na fase adulta. Embora elas não sejam tão longas quanto as anteriores, podem pesar até 100 toneladas. Estes cetáceos são imensos e robustos, e o seu tamanho é realmente impressionante.

Baleia franca

Apesar de seu corpo majestoso com tons de azul tão profundo quanto o próprio oceano, essas espécies não são tão valorizadas por sua beleza.

Sua cabeça coberta por calos e suas enormes fileiras de barbas nunca foram muito atraentes de acordo com os parâmetros estéticos tradicionais.

Esta aparente falta de beleza não impediu que as baleias-francas fossem intensamente caçadas por muitos séculos.

Devido ao seu alto teor de gordura, essa espécie era muito lucrativa para quem quisesse negociar óleo de baleia.

Na verdade, seu próprio nome deriva da terrível caça às baleias. Os caçadores consideravam que essas espécies eram fáceis de caçar, porque flutuavam depois de serem mortas.

Portanto, atualmente, as baleias francas estão entre os animais com maior risco de extinção.

Cachalote

As cachalotes são as maiores representantes do grupo das chamadas “baleias dentadas”. Quando adultos, estes cetáceos podem medir até 20 metros de comprimento, com um peso estimado de 60 toneladas.

Cachalote

Além disso, as cachalotes têm o maior cérebro entre todos os mamíferos do nosso planeta. Estas baleias podem habitar águas muito profundas e geladas, e os machos podem viver até mesmo no Mar Antártico.

E a ‘baleia’ orca?

Talvez algumas pessoas achem estranho que as “baleias” orcas clássicas não estejam nesta lista. Na verdade, as orcas não são baleias, mas pertencem à família do Delphinadae. Portanto, elas são consideradas os maiores golfinhos de todos os oceanos.

Baleia orca