Qual é a melhor carne para o seu cão

· julho 22, 2018
Decidir qual é a melhor carne para o seu cão dependerá de diversos fatores, como o tamanho e a raça do peludo.

Como donos, sabemos muito bem que uma boa alimentação é fundamental para os nossos animais de estimação. Por isso, procuramos dar a eles a melhor ração e até criamos dietas específicas para suas necessidades. Nestes casos, devemos nos perguntar: qual é a melhor carne para o seu cão?

Para encontrar a resposta, é preciso considerar diversos fatores, como: a raça do cão e o seu tamanho, o corte e até a origem da carne. Para ajudá-lo nesta tarefa, falaremos sobre os benefícios da carne para nossos cachorros.

Uma dieta natural

Hoje em dia, existe um mito segundo o qual os cães não deveriam comer carne, porque se tornam agressivos. Essa afirmação não poderia estar mais longe da verdade. Os cachorros são animais carnívoros por natureza. Sendo assim, o consumo de carnes de diferentes tipos é a base de sua alimentação.

Similar aos lobos, os cães não apresentem nenhum problema em digerir carnes cruas. Em alguns casos podem até mesmo ingerir carnes em processo de decomposição. Entretanto, não é recomendado oferecer carne cozida para o animal, já que ela perde parte de seus nutrientes durante o cozimento.

Devemos recordar que os cachorros apresentam um sistema digestivo muito diferente do ser humano. Por causa disso, eles não podem digerir alguns alimentos que nós consumimos, como carnes cozidas. As dietas BARF costumam contar com diferentes variedades de carne para aproveitar todos os benefícios desse alimento.

Qual é a melhor carne para o seu cão?

Como sabemos, no mundo existem várias espécies de animais que servem de alimento para os predadores. O ser humano, graças a sua inteligência, aprendeu a preservar as populações dos principais animais mais importantes para nossa alimentação.

Graças a isso, podemos aplicar esse mesmo princípio para alimentar nossos bichos de estimação. Um cão pode ingerir tanto carne de vaca como de porco, cordeiros e até coelhos e aves em geral. Assim, uma das maiores dúvidas é saber qual é a melhor carne para o seu cão em relação à nutrição.

Cachorro comendo carne

Em primeiro lugar, uma coisa deve ficar bastante clara. A carne magra é ideal para alimentar nossos cães, embora ainda possam ingerir gorduras e até vísceras. Na natureza, os animais precisam aproveitar toda fonte de alimento que conseguirem encontrar.

Depois de esclarecer esse detalhe, é hora de avaliar as possibilidades sobre qual é a melhor carne para o seu cão. Algumas apresentam mais benefícios para eles (como peixes e o ômega-3), ao passo que outras contêm mais proteína ou gorduras de diferentes tipos.

Qual é a melhor?

Oferecer uma resposta concreta para essa pergunta é muito complicado e poderia ser impossível de responder. Como dissemos, os diversos tipos de carne possuem diferentes composições. Assim, cada uma delas apresenta um benefício maior do que outra em âmbitos distintos.

Por exemplo: se desejamos oferecer uma dieta rica em proteína, é comum pensar que carnes vermelhas são ideais para isso. Pelo contrário, as carnes vermelhas apresentam baixo teor proteico e muita gordura. Por causa disso, pode causar problemas em certas raças de cães.

Se o objetivo é aumentar a quantidade de proteína ingerida, o ideal é basear a dieta na carne de peixes. O pescado é fonte natural de ômega-3, substância muito importante para a saúde dos pelos. Além disso, é pobre em gordura, o que ajuda a evitar problemas digestivos.

Mas, diferente da carne de mamíferos, a carne de peixe deve ser limpa antes de ser consumida. É aconselhável mergulhá-la em água quente por alguns minutos para eliminar toxinas perigosas para o sistema digestivo do seu pet.

Cachorro comendo cabeça de peixe

Existem carnes mais recomendadas para certas raças

Quando pensamos em qual é a melhor carne para o seu cão, alguns fatores devem ser considerados. O tamanho, por exemplo, é fundamental para alimentá-lo corretamente.

Em que sentido? As raças grandes precisam ingerir mais gordura, junto com as proteínas, para conservar seu porte físico. No caso das raças pequenas, por sua vez, necessitam de alimentos mais pobres em gorduras. Assim, aves e peixe são ideais para eles.

Embora existam cortes mais recomendados para nossos bichos de estimação, não devemos esquecer que é necessário variar sua alimentação depois de algum tempo. Dessa maneira, evitamos que o nosso peludo fique irritado ou entediado por comer sempre a mesma coisa.

Em todo caso, se queremos oferecer uma alimentação de qualidade, o mais importante é consultar um veterinário., Eles saberão indicar os alimentos mais benéficos para nossos bichos de estimação e orientar sobre qual é a melhor carne para o seu cão.