Qual é o animal com maior inteligência lógica?

Abril 22, 2018
Nem os chimpanzés, semelhantes a nós, nem os golfinhos, nem os cachorros. Embora todos eles possam se vangloriar de sua capacidade intelectual dentro do mundo animal, a espécie com maior inteligência lógica é surpreendentemente... O polvo!

O ser humano catalogou os animais como espécies de menor inteligência e com menor evolução. No entanto, muitos estudos científicos e etiológicos demonstraram que algumas espécies animais possuem incríveis habilidades intelectuais.

Animais muito curiosos e inteligentes

Essas análises são baseadas em: lógica, memória, cognição, aprendizagem e linguagem. Nesses estudos, o polvo acabou por ser classificado como o animal com maior inteligência lógica.

Um dos animais com maior inteligência lógica, de acordo com muitos pesquisadores, é o golfinho. Os golfinhos têm níveis avançados de compreensão, de diferentes símbolos para partes do corpo e valores numéricos. Também possuem habilidades de identificação, entre outras capacidades.

Golfinho

Outro animal com inteligência lógica, de acordo com muitos biólogos, é o chimpanzé. Isso se deve ao fato dos macacos serem parentes muito próximos dos seres humanos. Consequentemente, as espécies possuem comportamentos semelhantes, como a maneira de pensar e reagir.

Características do polvo, o animal com maior inteligência lógica

O polvo é a espécie dentre os invertebrados com o maior QI do mundo. Pode executar tarefas com altos níveis de complexidade, possuindo uma boa memória de curto e longo prazo. Outro dos seus atributos é a sua grande capacidade de aprendizagem, que possui desde o momento do nascimento.

São criaturas solitárias e até agora mais de 300 espécies são conhecidas. Possuem mandíbulas muito potentes e comem caranguejos, lagostas e moluscos. Para se alimentar, também usam sua saliva venenosa, deixando a presa imobilizada.

Polvo venenoso

Características do polvo

  • É um molusco com oito tentáculos muito fortes. O polvo tem a vantagem de ter duas fileiras de ventosas pegajosas, localizadas em torno da cavidade oral e unidas por uma membrana. Seu primeiro par de braços é mais curto do que os outros. Seus braços mais longos medem aproximadamente o dobro do corpo.
  • É um animal muito atraente devido à sua morfologia. Essas espécies dependem muito de seus olhos para sobreviverem no meio marinho, pois não têm a capacidade de ouvir ou emitir sons.
  • O polvo é um animal fascinante pois tem um crânio sem ossos, que contém a massa cerebral. Algo muito interessante é que este molusco possui três corações. Todos esses órgãos estão localizados na cabeça.
  • O polvo é muito ágil. O resto de seus membros estão no manto, assim como o jato que o leva a nadar de cabeça para baixo. Lá também fica o tanque de tinta usado para escapar de seus predadores.
  • O polvo tem hábitos noturnos.
  • O polvo se reproduz sexualmente. Começam a chegar às costas marítimas no inverno para se reproduzir e retornam ao litoral até a primavera. Sua reprodução é sexuada. Uma curiosidade é que a fêmea morre depois que os ovos chocam, pois ela deixa de se alimentar depois de tê-los posto.

Tipos de polvo

  • Polvo-do-alto (Eledone cirrhosa).

Também conhecido como polvo-cabeçudo. Têm tamanho pequeno e são mais pálidos. Seus tentáculos são menores.

  • Polvo-malhado (Octopus macropus).

Esse tipo de polvo pode ser encontrado no Mediterrâneo. Ele costumar ficar localizado em profundidades entre 1 e 20 metros. Possui tentáculos mais longos do que o corpo.

Habilidades do polvo

Como vimos, os polvos são muito inteligentes e possuem uma capacidade lógica bem desenvolvida. Eles têm uma série de habilidades que facilitam a sobrevivência na natureza.

Essas habilidades são as seguintes:

  • Esguicham tinta para se integrar ao meio ambiente e escapar de predadores. A tinta emitida confunde os outros animais. Isso lhes dá tempo para escapar do perigo.
  • Imitam comportamentos de outros animais para evitar serem devorados.
  • Resolvem problemas e escapam de labirintos, graças à sua memória de longo e curto prazo.
  • Liberam um tipo de toxina que permite que as conchas se dissolvam. Assim, conseguem se alimentar de crustáceos, moluscos e peixes.
  • Têm várias maneiras de se moverem, pois podem caminhar, rastejar ou nadar. Na maioria das vezes, só caminham. Geralmente, nadam quando precisam se mover mais rapidamente por propulsão a jato.
  • Podem regenerar seus tentáculos caso os percam.

O polvo é a espécie com maior inteligência lógica do mundo animal. Possui um complexo sistema nervoso central e uma memória capaz de se lembrar a curto e longo prazo. Além disso, esses animais têm habilidades e estratégias fascinantes no momento da alimentação.

Recomendados para você