Qual é o menor inseto que existe?
Algumas espécies de insetos destacam-se por seu tamanho enorme, como as famosas baratas de Madagascar. No entanto, a maioria dos insetos que vemos em nosso dia-a-dia caracterizam-se por um porte pequeno. Na verdade, o menor inseto do mundo mede menos de um milímetro de comprimento, e é impossível vê-lo a olho nu.
Scydosella musawasensis: o menor inseto do mundo
O minúsculo escaravelho Scydosella musawasensis é o menor inseto não parasitário do mundo. Seu corpo tem apenas 0,325 milímetros de comprimento, sendo menor inclusive do que muitos organismos unicelulares. Na verdade, algumas bactérias, como a Thiomargarita namibiensis, podem ter até o dobro desse tamanho.
Para estabelecer uma comparação simples, o corpo de uma formiga comum corresponde a cerca de 20 vezes o tamanho deste escaravelho. Com esse exemplo, fica mais fácil entender o quão pequena pode ser a terça parte de um milímetro.
Para vê-los, precisamos pelo menos de uma excelente lupa com grande capacidade de aumento. Essa espécie só pode ser reconhecida e catalogada cientificamente com a ajuda de microscópios sofisticados, com tecnologia avançada.
Origens do escaravelho Scydosella musawasensis
O menor inseto do mundo foi inicialmente encontrado em meados de 1999, na Nicarágua. Curiosamente, naquele momento, a tecnologia disponível não permitiu que os cientistas medissem com precisão o tamanho dele.
Foi na década atual que se teve êxito na medição de algumas espécies encontradas na Colômbia. O responsável pela descoberta foi o entomologista Alexey Pallilov, cientista da Universidade Estatal M.V. Lomonósov, em Moscou.
O Dr. Pallilov encarregou-se de examinar os escaravelhos encontrados no Parque Nacional de Chicaque, em território colombiano. Em seu último artigo publicado na revista científica ZooKeys, o investigador revela que foram necessárias micrografias digitais para determinar o comprimento desse inseto.
Para obter a micrografias digitais de alta precisão, foram utilizados microscópios eletrônicos de varredura, combinados a um moderno programa de computador especializado em medições detalhadas. Isso explica por que somente agora o escaravelho Scydosella musawasensis foi reconhecido como o menor inseto do mundo.
Pequeno sim, parasita não
Talvez o mais interessante sobre essa pequena espécie seja o fato de não ser uma espécie parasitária. Os escaravelhos Scydosella musawasensis alimentam-se das esporas dos fungos Basidiomycota, que também encontram seu habitat natural.
Isso quer dizer que o menor inseto do mundo é independente. Não precisa parasitar em outro ser vivo para se alimentar e sobreviver. Apesar de sua aparência vulnerável, o pequeno escaravelho pode cuidar de si mesmo e contribuir para o ecossistema do qual faz parte.
Scydosella musawasensis: até agora, único
Os exemplares de Scydosella musawasensis da Nicarágua e Colômbia são, até agora, os únicos conhecidos de seu gênero. Espera-se que, a partir das últimas descobertas, cresça o interesse e o investimento na investigação sobre esse pequeno inseto.
Sua característica morfológica mais representativa é o corpo ovalado que mostra tonalidades de marrom e amarelo. Além disso, destacam-se por suas pequenas e chamativas antenas, cuja estrutura divide-se em 10 segmentos.
Outros animais realmente pequenos
Como vemos, o escaravelho Scydosella musawasensis é surpreendentemente pequeno, mas esse inseto não está sozinho na lista de espécies muito pequenas. A seguir, vamos ver outros animais muito miúdos.
O sagui pigmeu
O sagui pigmeu é a menor espécie de macaco conhecido em todo o mundo. Originários das florestas tropicais da Colômbia, Equador, Peru e Brasil, seu corpo mede apenas 35 centímetros, com 100 gramas de peso.
Rookesia Mínima de Madagascar
Originário da ilha de Madagascar, o camaleão Brookesia Mínima é considerado um dos menores répteis do planeta. Seu corpo tem menos de uma polegada de comprimento e conta com a incrível capacidade de se camuflar entre as folhas de uma árvore.
Craseonycteris thonglongyai
Mais conhecido como nariz de porco, o Craseonycteris thonglongyai é o menor morcego já descoberto. Originário da Tailândia e da Birmânia, esses mamíferos pequenos medem menos de três centímetros e pesam nada mais do que dois gramas.
Carpa Paedocypris
A carpa Paedocypris progenetica é a menor espécie de peixe conhecida até hoje. Foram descobertas nos pântanos da Sumatra, onde se alimentam principalmente de plâncton. Geralmente, medem menos de oito milímetros e se destacam por seu crânio muito rudimentar e seu cérebro visível.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.