Qual é o maior cachorro do mundo?

O tamanho dos cães pode ser medido em altura e comprimento, por isso pode ser um pouco mais complicado do que parece saber qual é o maior cão existente.
Qual é o maior cachorro do mundo?
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 28 dezembro, 2022

Os cães são um dos animais de estimação mais populares da atualidade, pois têm uma aparência fofa e são conhecidos por sua grande lealdade. Como se isso não bastasse, em todo o mundo existe uma enorme variedade de raças com características únicas. Seus tamanhos podem variar de apenas alguns centímetros, como o chihuahua, até espécimes maiores, como o dogue alemão ou o são bernardo. Vamos descobrir qual é o maior cachorro do mundo.

Embora pareça fácil, determinar o tamanho de um cachorro não é uma tarefa simples, mas existem certas regras que devem ser levadas em consideração. De fato, mesmo que essas diretrizes sejam seguidas, não é fácil determinar com certeza qual raça de cão é a maior do mundo. Continue lendo e descubra qual cachorro ganhou este título.

Como o tamanho é medido em cães?

Ao contrário do que acontece em humanos, os cães podem ser classificados como “grandes” se sua altura ou comprimento excederem os valores médios. No entanto, ambas as medidas não têm uma relação direta. Ou seja, um cão pode ser o mais comprido de todos, mas outro cão diferente pode ter o título de mais alto.

Sendo animais quadrúpedes, tanto a longitude do tronco (comprimento) quanto a altura na cernelha devem ser medidos. O primeiro dado é medido da ponta da cauda até o nariz. Já para o segundo, a medição é feita do chão até a base do pescoço, justamente no ponto onde ambos os ombros do cão se cruzam (cruz).

Com todas as informações acima em mente, pode-se estabelecer que pode haver pelo menos 3 tipos de cães grandes: o mais alto, o mais longo e aquele com as medidas mais altas para ambas as medidas.

Cachorro Grande

Qual é o cachorro mais alto que existe?

Ao falar dos cães mais altos do mundo, é quase obrigatório falar do dogue alemão. Este lindo e fabuloso cão é uma raça grande que se caracteriza por uma postura galante, musculosa e intimidadora. Em média, estes exemplares atingem uma altura entre 70 e 90 centímetros na cernelha, com um peso que pode ultrapassar os 70 quilos.

Embora seja verdade que o dogue alemão é coloquialmente conhecido como a raça de cães mais alta do mundo, a realidade é que também tem um “título oficial”. Em 2022, Zeus (um dogue alemão) foi reconhecido pelo Guinness World Records como o cão mais alto do mundo, com uma altura na cernelha de 1.046 metros.

O que é mais chocante, antes de Zeus, o cachorro que levava esse mesmo título se chamava Freddy e também pertencia à mesma raça. Com esses fatos, é impossível negar que o dogue alemão é a linhagem de cães mais altos que existe no mundo.

Qual é o cachorro mais comprido que existe?

Se você quer saber qual é a raça de cachorro mais comprida que existe, é claro que você deve levar em conta o lébrel irlandês (irish wolfhound). Embora tenha apenas 79 centímetros de altura na cernelha, seu comprimento pode facilmente ultrapassar 2 metros quando medido da ponta do nariz até a ponta da cauda.

O lébrel irlandês é uma raça que se caracteriza por ter um corpo esbelto e alongado, o que o beneficia ao fazer medições. Como se isso não bastasse, sua cauda tende a ser mais longa do que a do cão médio. Graças a isso, foi premiado com dois títulos pelo Guinness World Records: o cão que vive mais tempo (237 centímetros) e aquele com a maior cauda canina que existe.

Apesar de todos os itens acima, o lébrel irlandês ainda não possui o título de cão mais longo que já viveu, pois esse título pertence a um old english mastiff. No entanto, o mais provável é que em pouco tempo apareça outro exemplar que o ultrapasse, já que o recorde foi estabelecido em 1981 com um comprimento de 2.544 metros.

Qual é o maior cachorro que existe?

Agora, se a altura e o comprimento forem levados em conta, existem várias raças de cães que podem brigar pela posição de maior cão que existe. É difícil escolher apenas um, então os candidatos mais promissores estão listados abaixo:

  • Mastim napolitano: um enorme e gigantesco cão nobre que mede entre 60 e 77 centímetros de altura na cernelha, com peso médio de 65 quilos.
  • São bernardo: um dos mais preferidos por sua aparência tenra, apresenta uma altura média de 85 centímetros na cernelha e um peso máximo de 82 quilos.
  • Terra-nova: conhecida por ter uma pelagem densa e vistosa, esta raça é capaz de atingir uma altura de 70 centímetros na cernelha e um peso próximo de 70 quilos.
Um Mastim Napolitano na floresta.

Como você pode ver, não existe apenas uma raça de cachorro que pode ser considerada a maior do mundo. Dependendo de como seu tamanho é medido, esse termo pode indicar um ou vários tipos diferentes de cães. Claro, se você se sente atraído pela ideia de manter um animal de estimação dessas dimensões, lembre-se de que não é uma tarefa fácil. Então pense nisso e não se aventure sem conhecer a fundo suas necessidades.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.