Quantas refeições o seu cão deve fazer?

· abril 12, 2018
Não há um número exato sobre quantas refeições o seu cão deve fazer, mas geralmente o mais conveniente é distribuir a quantidade diária recomendada em várias porções menores; mas você nunca deve deixar a tigela cheia, pois ele poderá comer sem controle, engordar e alterar seu metabolismo.

Finalmente, você decidiu! Você vai adotar um animal de estimação. É a sua primeira vez e você está muito animado, mas de repente percebe que várias dúvidas atacam sua mente. Uma das primeiras e mais importantes pode ser sobre a quantidade de refeições que seu cão deve fazer. Há opiniões diversas sobre isso, mas hoje nós lhe daremos uma resposta definitiva.

A resposta sobre quantas refeições o seu cão deve fazer

Saber quantas refeições seu cão deve fazer dependerá, em parte, da idade de seu pet. Os cães, por exemplo, precisam comer mais vezes por dia, pelo menos quatro. Isso acontece porque, se eles comerem menos quantidade, precisarão de nutrientes constantemente para seu desenvolvimento.

Estas quatro vezes ao dia serão reduzidas à medida em que o cão crescer, isso será feito gradualmente. Assim, quando o animal tiver entre três e seis meses, pode-se reduzir para três refeições; de seis a 14 meses, o número vai cair para duas refeições; depois de 14 meses você poderá alimentá-lo uma vez por dia. Esta é apenas uma generalização, uma vez que um cão adulto também pode ser alimentado mais vezes por dia.

Quantas refeições o seu cão deve fazer?

Esta é uma opção viável se, por exemplo, devido ao seu trabalho, você não puder alimentá-lo mais vezes por dia. Também é possível que o seu cão seja pequeno e tenha um estômago delicado, e uma refeição por dia será mais do que suficiente.

Cachorro comendo ração espalhada no chão

Os cães são animais adaptáveis, então comer uma vez por dia não será um problema para eles. Claro, certifique-se da qualidade do que você dá e se a quantidade do alimento é a ideal para o seu animal de estimação.

Melhor duas?

Isso será possível para um cão adulto que não tenha problemas de saúde. Recomenda-se fazê-lo de manhã e à tarde, e assim distribuir a quantidade de energia durante o dia. Então, seu animal estará ativo durante todo esse processo.

Claro, isso não significa que você deva dobrar o valor recomendado, mas você terá que distribuí-lo duas vezes. Esta forma de alimentação não é adequada para cães hiperativos ou nervosos, uma vez que apenas encorajará sua atividade e agravará sua convivência.

E se você decidir alimentá-lo três ou quatro vezes?

Sem dúvida, alimentar seu animal de estimação três ou quatro vezes por dia será uma opção ideal se o seu cão for calmo ou sedentário, por exemplo, se ele não se exercita; também se ele tiver que perder peso.

Cachorro comendo ração

Da mesma forma que acontece com as pessoas, quanto menos tempo se passar entre as refeições, mais acelerado o metabolismo de seu animal irá ficar. Então, isso será ideal para perder peso. Mais uma vez lembramos que a quantidade de comida deve ser a mesma, apenas sua distribuição será diferente.

Seu veterinário irá determinar a quantidade de comida que seu cão deverá comer e você irá simplesmente distribuir esse valor em várias porções diárias. Os especialistas afirmam que alimentar um cão mais vezes ao dia mantém um bom nível de energia e regula seu peso e, portanto, mantém um bom estado de saúde.

O que você não deve fazer

Algo que em nenhuma circunstância deverá ser feito é deixar a tigela com comida o tempo todo para que seu animal vá até ela sempre que quiser. Isso pode fazer com que seu animal coma mais do que o necessário. Você pode achar que ele está com fome e encher o seu comedouro mais vezes do que o necessário. Mesmo que isso não aconteça, o metabolismo do seu animal não funcionará adequadamente, porque não passaria o tempo recomendado entre as refeições.

Como você pode ver, há várias opções para responder à questão de quantas refeições o seu cão deve fazer, mas no final você é quem decidirá a que melhor se adequa às suas circunstâncias.