Quantos tipos de coelhos domésticos existem?

· setembro 22, 2018
Existem mais de 50 espécies diferentes de coelhos, mas apenas algumas poucas podem ser adotadas como animais de estimação. Isso acontece porque estão adaptadas a viver em lugares pequenos e são fáceis de alimentar, comendo frutas e vegetais.

Com orelhas pontiagudas e nariz pequeno, são um dos animais de estimação mais fofos que existem. Neste artigo, contaremos para você quantos tipos de coelhos domésticos existem e quais são os preferidos para adoção. Vamos nessa?

Cuidados com os coelhos domésticos

Entre as mais de 50 espécies de coelhos que existem no mundo, apenas algumas poucas podem ser animais de estimação. Isso quer dizer que foram domesticadas pelo homem e podem se acostumar a viver em um apartamento ou casa, desde que todos os cuidados básicos lhes sejam oferecidos.

Leve em consideração, por exemplo, que a dieta dos coelhos é baseada em vegetais, folhas, cascas e algumas frutas. Nas lojas de produtos para animais, é possível encontrar alimentos específicos para eles, que oferecem todos os nutrientes de que necessitam.

Coelhos domésticos costumam dormir em gaiolas. Entretanto, também podem andar livremente pelo jardim ou pela sala. E preste atenção neles, já que podem ser bastante travessos! Como possuem hábitos majoritariamente noturnos, ficarão mais ativos depois do pôr do sol.

E, claro, não se esqueça da saúde e higiene do coelho. Para isso, recomenda-se limpar a jaula do animal todos os dias, oferecer-lhe alimentos ricos em fibra para que “limpe” os dentes, e levá-lo ao veterinário para deixar as vacinas em dia. Isso evitará doenças mortais, como a mixomatose e a doença hemorrágica.

Tipos de coelhos domésticos

Entre os diversos tipos de coelhos domésticos, destacamos alguns que são mais escolhidos como animais de estimação. Confira:

1. Holland lop

O coelho Holland lop (foto que abre este artigo) foi criado em 1950, na Holanda. A intenção era combinar as qualidades do lop francês e do anão holandês. A principal característica desse coelho são as orelhas caídas. Além disso, tem um corpo compacto, é pequeno e se equilibra nas patas dianteiras como os gatos.

A pelagem desse coelho é bastante densa e de comprimento médio. Por causa disso, precisa de cuidados frequentes (como escovação semanal, por exemplo). O pelo pode ser de apenas uma cor, de duas cores ou com “manchas” brancas, cinza, laranja e bege.

2. Cabeça de leão

Como o nome indica, esse coelho apresenta uma espécie de “juba”. Na verdade, possui pelos mais longos e volumosos nessa área, em relação ao resto do corpo. Surgiu a partir do cruzamento de duas raças: anão belga e raposa suíça, e possui parentesco com os coelhos anões.

tipos de coelhos: o coelho cabeça de leão

Pode pesar até dois quilos, suas orelhas são longas – medem sete centímetros – e as patas são mais fortes e grossas que as de outros tipos de coelhos domésticos. Quanto ao temperamento, poderíamos dizer que é calmo e carinhoso. Por causa disso, é ideal para quem tem filhos pequenos. Precisa ser penteado de vez em quando, fazer alguma atividade física e se alimentar adequadamente.

3. Rex

Grandes orelhas pontudas, robustez, inteligência e comportamento “maternal” poderiam ser as principais características do coelho rex. Os pelos macios, como os de um bicho de pelúcia, são produto de uma mutação genética na raça.

tipos de coelhos: o coelho rex

O rex é originário da França, embora atualmente seja mais comum na Inglaterra. Trata-se de um coelho com bigodes cacheados e de grande porte: pode pesar até 4 kg. Os pelos podem apresentar diferentes cores, como branco, cinza, malhado, laranja, marrom ou preto. O padrão das manchas no corpo também é variável.

4. Anão holandês

Graças ao nome desse coelho, fica fácil identificar uma de suas principais características: foi criado nos Países Baixos e é de pequeno porte. A pelagem pode apresentar diferentes cores (cinza, preto, laranja e marrom) e as orelhas são curtas, proporcionais ao corpo redondo, como se fosse uma bola.

Coelho anão holandês

O holandês anão pesa aproximadamente um quilo e mesmo que você não acredite… come bastante! Precisa ser alimentado com frutas, verduras, folhas verdes e ração especial. Quanto aos cuidados diários, não esqueça de penteá-lo e secá-lo ao ar livre para que tome um pouco de sol.