4 tipos de collie

Você sabia que existem vários tipos de collie? Se quiser conhecer mais sobre cada um deles, neste artigo você descobrirá mais detalhes sobre suas principais características.
4 tipos de collie

Última atualização: 18 Julho, 2021

Ao falar sobre o collie, devemos considerar que não estamos nos referindo a uma única raça de cão. Na verdade, existem 4 tipos de collie oficialmente reconhecidos, cada um com suas características específicas.

Os collies são cães cuja origem é o norte da Inglaterra, especificamente a Escócia. Desde o seu surgimento, eram utilizados como cães pastores e, embora as distintas variedades tenham muitas semelhanças em relação ao temperamento, fisicamente é fácil diferenciá-las.

Você não sabia da existência desses 4 tipos de collie? Mas é isso mesmo! Ao longo deste artigo, você vai conhecer cada um deles para que possa reconhecê-los corretamente. Além disso, todas essas variantes foram validadas pela Federação Cinológica Internacional (FCI)

Collie de pelo curto ou somooth collie

Vamos começar com o smooth collie, um dos collies menos conhecidos fora do Reino Unido. Nessa região, é mais comum encontrá-lo como um animal de companhia de muitas famílias.

É um cão pastor que surgiu no século XIX. Atualmente, é popular como animal de estimação e pode perfeitamente viver na cidade, adaptando-se a qualquer lar. Contudo, é importante ressaltar que é sempre aconselhável que o animal viva em um local onde possa se exercitar livremente.

O smooth collie tem uma pelagem curta e densa, devido às suas 2 camadas de pelo. Essa pelagem pode ser azul-merle, tricolor ou branco e areia. Suas medidas variam, dependendo do espécime, entre 51 e 61 centímetros e seu peso geralmente fica entre 18 e 30 quilos.

É um cão bem comportado, com grande capacidade de aprendizagem, ativo e muito tolerante com humanos, principalmente com os pequenos da casa.

 

Bearded collie ou collie barbudo

O collie barbudo é um cão cuja origem remonta aproximadamente ao século XVI. Embora nessa época fosse um cão pastor, seu papel foi perdendo relevância, assim como sua raça. Felizmente, no século XX teve início sua recuperação.

Sua altura na cernelha costuma variar entre 51-56 centímetros e seu corpo alongado suporta um peso de 18 a 27 quilos. Ele tem pelo comprido que cai nas laterais do focinho sobre o rosto, como se fosse uma barba. A pelagem também cai ao longo do tronco, dividindo-se naturalmente no meio das costas. Essa pelagem pode ser azul, cinza, preto, fulvo ou marrom.

São cães que se dão muito bem com as pessoas, pois são alegres e sociáveis por natureza. Além disso, demonstram facilidade para conviver com outros cães. Adicionalmente, é importante destacar que, apesar de serem cães originários do campo, não têm problemas para se adaptar à vida na cidade, desde que sejam estimulados física e mentalmente todos os dias.

Claro, em comparação com os outros collies reconhecidos pela FCI, este pode ser um pouco mais teimoso em relação à aprendizagem. Por isso, especialistas como os da International Association of Animal Behavior Consultans, recomendam um educador canino para seu adestramento.

 

Border collie, um dos tipos mais conhecidos

Sem dúvida, o border collie é um dos tipos de collie mais reconhecidos no mundo todo. Não é nada surpreendente, porque estamos diante do cão mais inteligente de todos, pelo menos de acordo com a lista de Stanley Coren.

Por esse motivo, embora desde a sua origem no século XVIII tenha sido um cão utilizado apenas como pastor, atualmente é um animal de estimação muito apreciado e um cão muito presente nos concursos de habilidade e obediência. Sua beleza e seu porte elegante são outra razão para prestar atenção nesse canídeo tão especial.

Por serem cães mentalmente ativos, precisam de muita estimulação diária. Por isso, além da atividade física, cuidar de um border collie implica todos os dias apresentar ao animal enigmas que representam um certo desafio mental. Não fazer isso pode levar a problemas de comportamento que atrapalharão a convivência.

Com as pessoas é um cão simpático e carinhoso, mas não é aconselhável que more em um apartamento pequeno. Lembramos que esse canídeo precisa de muita atividade, então se ele morar em um local com espaço para se exercitar, melhor.

Por outro lado, é um cão de tamanho médio, com altura na cernelha entre 46 e 54 centímetros e peso que pode variar entre 14 e 22 quilos, dependendo do seu tamanho. Seus pelos são densos e longos e, embora os mais conhecidos sejam os pretos e brancos, também existem border collies marrons, ruivos, pretos, tricolores ou azul-merle.

 

Um border collie deitado na grama.

Collie de pelo longo ou rough collie

Além do border collie, o collie de pelo longo é, sem dúvida, um dos tipos mais conhecidos de collie. Isso também não nos surpreende, já que era dessa raça a famosa cadela Lassie, personagem fictícia de filmes, séries e livros.

Por outro lado, a sua inteligência e beleza fizeram com que se tornasse um cão muito apreciado como animal de estimação, deixando de lado o papel de pastor de ovelhas que desempenhava perfeitamente desde as suas origens. O rough collie tem um caráter afável, além de ser muito inteligente, o que ajuda bastante no aprendizado e na educação para o convívio familiar.

Duas de suas características físicas mais notáveis são o focinho alongado, com tendência a queimaduras solares, e o pelo comprido, que deve ser escovado regularmente para evitar a formação de nós. Geralmente é branco e areia, tricolor ou também pode haver espécimes com pelo azul-merle.

Além disso, outras características do seu físico são: peso que varia entre 18 e 30 quilos, dependendo do tamanho do espécime, e geralmente entre 51 e 61 centímetros de altura na cernelha.

 

Collie e border collie são a mesma raça?

Embora haja quem cite o “collie” como raça para se referir ao border collie, por se tratar de uma das variedades mais conhecidas, a verdade é que fazer isso é um erro.

O collie não deve ser referido como um cão um particular, uma vez que esse nome se refere a várias raças, que foram expostas ao longo deste artigo. Portanto, não se pode dizer que border collie e collie significam a mesma coisa.

O termo “collie” também não deve ser usado exclusivamente para se referir ao collie de pelo comprido, de pelo curto ou o barbudo, pois isso pode causar confusão. É melhor não generalizar e chamar cada tipo de collie pelo nome completo. Sabemos que pode parecer confuso no início, mas com um pouco de prática fica mais fácil designar cada canídeo.

Qual é o melhor tipo de collie como animal de estimação?

Seria injusto escolher apenas um dos tipos de collie como animal de estimação. Todos eles são cães altamente inteligentes, sociais, amorosos e protetores com sua família. No entanto, existem pequenas características de cada um que talvez devam ser levadas em consideração na hora de decidir por um ou outro tipo como animal de companhia.

Por exemplo, o grande nível de atividade física e mental de que o border collie precisa todos os dias requer tutores que estejam dispostos a proporcionar esses momentos ao animal. Da mesma forma, é importante destacar que a velocidade de aprendizagem do collie barbudo é um pouco mais lenta que a dos demais, portanto quem o deseja como animal de estimação deve estar disposto a investir tempo em sua educação.

 

Um tipo de collie.

De resto, qualquer um dos tipos de collie é ideal para conviver com pessoas e outros animais de estimação, visto que são cães especialmente amigáveis com as crianças. Esses canídeos são doces, atenciosos e leais em partes iguais. Não perca a chance de conhecê-los!

Pode interessar a você...
Adestramento do collie
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Adestramento do collie

Esta é considerada uma das raças mais inteligentes entre os cães, mas que precisa ser ensinada. Saiba tudo sobre o adestramento do collie.