Quebra-ossos: características, comportamento e habitat
Esse animal se tornou famoso pelo seu nome: quebra-ossos (ou Abutre-barbudo). Trata-se de um abutre muito peculiar que, hoje, queremos que você conheça. Você gostaria de saber por quê? Então continue a leitura!
O quebra-ossos: tudo o que você precisa saber
De onde vem um nome tão especial como o do quebra-ossos? Pois bem, essa ave tem o costume de pegar suas presas, sejam animais, ossos, tendões ou cascas, e lançá-los em pedras várias vezes, com força. Ele faz isso para destroçá-los e ter mais facilidade para comê-los.
Obviamente, pode fazer isso porque seu bico é forte e pode lançar a presa com muita potência, por isso é capaz de destroçar qualquer coisa à sua frente. Na verdade, pode chegar a transformar seu alimento em pó. Assim, mostra a inteligência que tem.
Além de tudo isso, sua língua tem uma espécie de calo duro, com o qual pode extrair de uma só vez a medula óssea de suas presas. Parece terrível!
Características dos quebra-ossos
É uma ave muito grande, que pode chegar a medir, com as asas abertas, entre dois e três metros, e pesar até sete quilos. Seu rabo tem forma de losango e sua plumagem, em geral, tem tons marrons, escuros ou claros. No entanto, quando são jovens, as penas podem ser pretas, especialmente na cabeça.
Em seu rosto, ressalta-se uma listra preta, parecendo uma máscara, que lhe destaca com relação a outras espécies de abutres. Essa listra pode vir acompanhada de um colar de penas pretas, que ficam diante do rosto, como uma espécie de barba, por isso também é conhecido como abutre-barbudo.
Comportamento do quebra-ossos
A monogamia não é algo comum no reino animal, mas o quebra-ossos é uma das exceções que confirma a regra. É um animal fiel, que busca uma companhia e se mantém a seu lado pelo resto da vida. As fêmeas preparam diversos ninhos protegidos, entre os quais decide qual escolher quando chega o momento. Colocam ovos uma vez por ano.
Fonte: Else
Ainda que o cio das fêmeas comece no outono, as crias nascem no inverno. É curioso o fato de que esse animal atua com seu casal como se fosse um casamento. Dizemos isso porque os dois se tornam responsáveis pela incubação dos ovos. Assim, é normal ver um abutre macho incubando os ovos e cuidando de suas crias já nascidas. Um pai e tanto!
Esses cuidados com as crias duram cerca de quatro meses, e então o pequeno deve aprender a voar. Isso requer uma aprendizagem que pode durar pelo menos 95 dias, e no máximo 247.
Sua alimentação baseia-se em ossos (daí vem seu nome). Tanto que é a única espécie conhecida que se alimenta disso para sobreviver. Além disso, o quebra-ossos precisa de uma média de ossos diária de 250 a 500 gramas.
Habitat do quebra-ossos
Esse animal se encontra nas montanhas e florestas da Europa, Ásia e África, ainda que em alguns lugares esteja em perigo de extinção. A morte do quebra-ossos se deve ao consumo de produtos tóxicos, tiros ou choques em cargas elétricas.
São muitos os caçadores que, sem controle, colocam iscas no chão para prender outras presas, e por engano acabam pegando esses abutres. Isso, mesmo sendo um acidente, é proibido por lei nos países em que essa espécie vive. Na verdade, as ONGs lutam diariamente para que essas leis sejam mais duras e que se possa preservar a espécie.
A verdade é que agora conhecemos mais o quebra-ossos, observamos sua beleza e seu modus operandi. Seria uma pena se a espécie desaparecesse, não é mesmo?
Fonte: Francesco Veronesi y Else
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.